Desequilibrio Ecológico

Dentro da natureza há um equilibro ,seja dos das espécies de animais e de plantas ,o ambiente e a geografia, mas o homem esta destruindo tudo isso através de desmatamentos,caças irregulares,poluição que vem de grandes industrias e das ruas que no caso são os automóveis que só aumentam o numero de carros a cada dia,agravando assim a poluição do ar.

Desequilibrios Provocados pelo Homem

Os desequilíbrios provocados pelo homem são imensos , agressivos e cada vez mais constantes,quando envolve –se dinheiro as pessoas não pensam que no futuro isso poderá prejudicar seus filhos e netos,em um mundo capitalista fica difícil reverter essa situação ,que só irá parar quando não houver nem mais uma árvore para contar historia

Poluição da água são causadas por esgotos que saem e vão para direto para os rios,que ficam totalmente poluídos e que consequentemente irão desaguar em mares e oceanos poluindo as águas ,e prejudicando até mesmo o lazer de quem freqüenta as praias, alem disso prejudica a pesca nos mares e no próprio rio.

Águas

Poluição atmosférica é a poluição do ar, devido a emissão de gases de cidades industrializadas,os poluentes geralmente são o monóxido de carbono,óxido de enxofre,oxido de nitrogênio e dióxido de carbono.Esses gases podem provocar problemas respiratórios na população além de contribuir para um grande mal que esta afetando o planeta que se chama o aquecimento global que nada mais é perfurações na camada de ozônio devido os gases poluentes.

Poluição radioativa é provocada radiação, que podem aumentar a mutação e aumento de células provocando cânceres ,alguns com cura desconhecida.

Homem

Poluição ambiental neste caso nem todas são causadas pelo homem ,como um incêndio causada por um raio por exemplo.porém o homem é o maior poluidor do ambiente.

Como Mudar o Desequilíbrio Ecológico

Muitas pessoas estão pesquisando para ver o que as pessoas podem fazer para tentar reverter essa situação para que a natureza seja menos agredida, a população precisa colaborar e entender que é uma questão de necessidade mudar certos hábitos ou se não a sustentabilidade vital ira ficar totalmente comprometida.

Embora as mudanças do clima estarem evidentemente descoordenadas, há alguns países que assinaram um contrato que se chama protocolo de Kyoto onde se irá diminuir a emissão de gases de industrias de países mais poluentes do planeta.
Existem um grupo de ecologistas que ficam de vigia na Amazônia para que seu desmatamento seja diminuído.

Mudanças

Além disso cada pessoa pode contribuir dentro de suas casas, uma dica seria usar menos detergentes em casa, não jogar óleos em redes de esgoto , não jogar lixo dentro de rios e nas ruas,não contribuir diretamente com o desmatamento,economizar água e energia,fazer reciclagens e evitar jogar produtos não degradáveis na natureza principalmente quando vai a pessoas levar uma sacola de lixo.

 

5 Exemplos de Desequilíbrios Causados Pelo Homem

Poluição Ambiental 

O homem quer progredir com tecnologia e grandes indústrias, mas se esquece de preservar o meio ambiente. Um dos maiores problemas que o mundo enfrenta hoje é o da poluição ambiental, que vem aumentando a cada ano que passa e causando danos graves e irreparáveis para a terra. A poluição ambiental é composta por cinco tipos básicos: ar, água, solo, ruído e luz.

Poluição da Água 

A poluição da água é causada por resíduos lançados em lagos, rios, mares. É um dos tipos de poluição que mais preocupa os ambientalistas, visto que, sem água não há vida. É causada de diversas formas, como:

  • Jogar lixo nos rios e mares.
  • Derramamento de óleo no mar.
  • Falta de saneamento básico.
  • Chuva ácida.
  • Vazamento de lixo dos aterros municipais, atingindo águas subterrâneas.
  • Agrotóxicos que infiltram no solo e chegam até a água.

Poluição Atmosférica 

A poluição atmosférica é, de longe, a forma mais nociva da poluição em nosso ambiente. É causada pela fumaça prejudicial emitida por carros, ônibus, caminhões, trens e fábricas. Essa fumaça pode ser formada por: dióxido de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.

Evidências de poluição do ar fazem aumentar os casos de câncer de pulmão, asma, alergias e problemas respiratórios diversos, juntamente com danos graves e irreparáveis à flora e à fauna. Até mesmo o fenômeno natural de migração das aves é prejudicado. A poluição do ar impede que as aves alcancem seus destinos.

Inversão Térmica 

Ocorre mais comumente nas grandes cidades, onde há altos níveis de poluição. Trata-se de uma inversão das camadas de ar quente e frio, o que faz com que a temperatura mude constantemente.

Essa constante mudança de temperatura de forma brusca, acaba causando uma série de problemas de saúde nas pessoas, em especial em crianças, como: cansaço, gripe e outros problemas respiratórios. Portadores de doenças como a bronquite também sofrem com o problema.

Poluição Radioativa

A poluição radioativa pode ser definida como a emissão de partículas de alta energia ou substâncias radioativas no ar, água ou terra. Os resíduos radioativos são geralmente produto de um processo nuclear, tal como a fissão nuclear, que é muito usado em reatores nucleares, armas nucleares, etc.

A radioatividade dos resíduos nucleares diminui com o tempo. Isso significa que o lixo precisa ser isolado do alcance dos seres vivos até que não represente uma ameaça. Este período de tempo pode ir de alguns dias, meses, ou até anos, dependendo da natureza dos resíduos radioativos.

 

5 Exemplos de Desastres Naturais

Terremotos

Um terremoto é causado por um tremor súbito da crosta terrestre. Existem duas principais causas de terremotos.

  • Terremoto ligado a erupções vulcânicas explosivas: São muito comuns em áreas de atividade vulcânica, e podem proceder ou acompanhar erupções.
  • Terremoto ligado a atividade tectônica: Está associada com margens de placas e falhas. A maioria dos sismos de todo o mundo é deste tipo.

Os cientistas têm tentado diversas maneiras de prever terremotos, mas nenhuma foi bem sucedida. Em qualquer falha, os cientistas sabem que haverá um outro terremoto em algum momento no futuro, mas eles não têm nenhuma forma de dizer quando isso vai acontecer.

Vulcões

Os vulcões são estruturas geológicas formadas por gases, magma e outras partículas que fogem da superfície terrestre. É considerado um causador de poluição natural, pois espalha poeiras e gases pela atmosfera.

Quando ocorrer a erupção de um vulcão, o fato pode ser considerado como um grande desastre natural. Isso porque suas consequências de destruição podem ser muito graves. Imóveis e estabelecimentos que estão localizados próximos aos vulcões tendem a ser desvalorizados por causa do risco a que estão expostos.

Furacões

Um furacão é um tipo de tempestade muito grande e muito poderoso. Entretanto, os furacões têm características específicas que os tornam diferentes de outros tipos de tempestades.

Os furacões são formados por nuvens de tempestade que trazem muito vento e chuva. Eles só se formam sobre águas quentes e sempre giram no sentido antihorário. O centro de um furacão é a tempestade “olho”. O centro do furacão, conhecido como olho, é a parte que contém as condições mais calmas.

Devido às suas características, como ventos fortes, muita chuva, e grandes ondas no oceano, os furacões são muito perigoso e geralmente causam sérios danos às casas e cidades quando se deslocam de água para a terra.

Tsunamis

Um tsunami é formado por uma série de ondas que geralmente são causadas por eventos sísmicos. O Japão tem experimentado muitos tsunamis ao longo de sua história. Ao longo da costa do país, existem muitas baías que agem como funis e concentram a energia das ondas. Enquanto o tsunami quase não é percebido por aqueles que estão pescando no mar, é certamente notado por aqueles que estão nas nas baías e portos.

Pode ser causado por:

  • Terremotos
  • Deslizamentos de terra
  • Vulcões em erupção
  • Movimentos na crosta terrestre e grandes explosões
  • Queda de um meteorito cair no oceano

Tempestades

Uma tempestade é um fenômeno da atmosfera em que acontecem fortes ventos, trovoadas, chuva, relâmpagos e raios. São criadas quando um centro de baixa pressão se desenvolve, com um sistema de alta pressão em torno dele. Esta combinação de forças opostas pode criar ventos e resultar na formação de nuvens de tempestade, tais como o cumulonimbus.

Pequenas áreas localizadas de baixa pressão podem se formar a partir do ar quente que sobe do chão quente, resultando em distúrbios menores, como os redemoinhos, por exemplo.

29 comentários

  1. ok.lindo o desmatamento

  2. Essa tal de Roberta tá com algum problema pra achar o desmatamento bonito !
    #Retardada !!!!

  3. eu achei bonito

  4. essa roberta ta muito doida achar o desmatamento lindo acho q a ksa dela e o lixo

  5. muito legal e essa tal de roberta e meio pertubada!!!!

  6. O desequilibrio ecologico e perfeito assim nossa especie e extitinta e se ponhe na cabeça de todos que foram os humanos que causou isso

  7. nuss essa tal de roberta ta loca mesmo!!!
    ela tem algum problema.
    #problematica!!#
    nyu

  8. Um ser que acha isso lindo, simplesmente não tem amor próprio e é uma mau amada, porque tudo isso é ORRIVEL…

  9. Gilberta Pinheiro

    Parabéns,a disposição das imagens e do texto estão ótimos foi bastante útil para as minhas aulas.grata

  10. coitado dos animais mas eu nao entendi feracoes sao causados pelos seres humanos e as imagens de tsunamis sao bonitas

  11. Essa Roberta é loka eu acho que ela bebeu ou bateu a cabeça, ficaa escrevendo isso, eu acho que a casa dela é um lixo mesmo!!!!

  12. eu acho q essa roberta e loca,tem dislepsia por ficar escrevendo toda hora a mesma coisa,maluca,sem consiencia ambiental!!!!!

  13. eu acho q essa roberta e loca,tem dislepsia por ficar escrevendo toda hora a mesma coisa,maluca,e ela nao tem
    consiencia ambiental!!!!!

  14. eu acho que a casa da Roberta e uma poluicão um lixo mesmo!!! kkk

  15. Vc é muitoo idiota,
    acha bonito!! Ridicula#

  16. mano é triste saber q a maioria das coisas q acontecem é culpa do homem, é exatamente louca essa menina q ñ tem conhecimento total sobre o assunto, q é muito sério. o mundo está em nossas mãos depende de nós

  17. manow ééh muito ruim ter poluiçao no planeta terra olha se nois ficava sem agua nois nao é nada sem agua o desmatamento e muito ruim a fumaça polui o nosso planeta é vamo combat contra a poluiçao molekada éééé isso aew ate mais …..

  18. Sou Uma Puta e Nao Tenho Vergonha de Flar isso

  19. obrigado pela ajuda,eu precisava de fazer pesquisas sobre o desmatamento.E me ajudou muito.Vamos todos contribuir a nao poluir o meio ambiente e fazer de nosso mundo um mundo muito melhor!!!

  20. eu amooo a natureza e v~e-la da forma que vejo me deixa 100% triste… o ser humano acaba cm sua propria especié geração,e principalmente do que ele necessita para sobreviver, imprecionante sua inteligencia,nosssaaa… que triste. o pior e que nada do que eu diga vai fazer mudar a conciência de alguém. Futuramente a humanidade sofrerá muito mais…

  21. ACHEI ENTEESANTE SOBRE OS ASSUNTOS DO QUE O HOMEM FAZ

  22. fotos maneiras

  23. vcs n sabem o que é sarcasmo n, as vezes ela usou isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>