Poluição Radioativa

A poluição radioativa é, sem nenhuma sombra de dúvida, a forma mais perigosa de poluição. Este tipo de contaminação vem da radiação, que é o efeito químico que vem de ondas de energia, seja de calor, luz ou outras formas. A radiação em excesso (já que ela existe em níveis naturais) pode causar leucemia, câncer, perda de cabelo e muitas outras doenças a qualquer organismo vivo.

Imagem de Amostra do You Tube

Diferente do que se imagina, a poluição radioativa não vem somente de usinas nucleares, onde se gera energia através de fissão radioativa. Ela pode acontecer por meio de agentes bacteriológicos, em casos onde adubos são mal acondicionados ou suas embalagens não são tratadas corretamente, ou então por causa de esgotos que não são tratados, causando bactérias e vírus.

Também pode vir por meio de agentes químicos, que contaminam o solo, como detergentes não biodegradáveis, inseticidas caseiros e outros produtos que jamais pensamos que possam ser tão perigosos, bem como por agentes físicos, que na verdade são a única forma de contaminação radiativa natural, onde a erosão do solo e outras perturbações no meio ambiente passam a liberar gases e outros produtos químicos com elevados quocientes de radiação para o meio ambiente. E, por fim, as partículas radioativas, estas sim produzidas por usinas e outros meios de fissão, que contaminam com radiação artificial.

Poluição Radioativa

Poluição Radioativa

O grande problema com a contaminação por radiação é que não existe nenhum meio de livrar-se dela: uma vez contaminado, não existe processo de “limpeza”, como ocorre com outras formas de poluição. Os principais elementos radioativos são o Iodo 131, Plutônio 239, Estrôncio 90, Urânio, Cobalto e Cálcio. Estes elementos não são perigosos ou artificiais se em quantidades controladas, mas seu acúmulo causa danos irreparáveis ao meio ambiente.

O grande pânico da população humana, na verdade, se dá pela maneira como a energia nuclear foi – e muitas vezes ainda é – vista pela população em geral. Seu uso começou a se dar muito antes do que seria seguro e, a princípio, houve vazamentos e problemas com muitas usinas, contaminando pequenas áreas, que foram contidas e resolvidas, mas, mesmo assim, deram à energia nuclear, uma das principais formas de radiação, a má fama por toda e qualquer produção radioativa.

Poluição

Poluição

Hoje em dia as usinas são controladas e muito cuidadas, de forma que vazamentos ou outros problemas só ocorrem em casos extremos, como, por exemplo, durante os tsunamis no Japão. Os grandes vilões da poluição radioativa são, na verdade, os elementos citados acima, como agrotóxicos e inseticidas, que precisam de um maior controle em seu uso e disposição póstuma.

Posts Relacionados

A poluição é um problema ambiental bastante grave. Aqui no Cultura Mix você encontra artigos que abordam temas como os tipos e causas da poluição, além de outros assuntos de grande importância para a preservação do meio ambiente.

6 comentários

  1. Perfeitooo me ajudou muito!

  2. Eu amei me ajudou

  3. tambem gostei … vou tirar nota maxima no trabalho da escola rsrs’ …

  4. Adoreiii Me ajudoou Bastante.. Obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>