El Nino e La Niña

El Niño e La Niña se caracterizam por importantes alterações na temperatura da água da superfície do Oceano Pacífico, que ocasiona significativos efeitos climáticos em todo o mundo. El Nino e El Nina são ocasionados por eventos opostos, o El Nino se caracteriza pelo esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico e La Niña se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ambos os fenômenos causando efeitos profundos no clima do planeta. Essas alterações tem uma duração relativamente curta, de um ano até um ano e meio, e acontecem de forma alternada, ou seja, quase sempre depois de anos sob o efeito do El Nino, surge logo após La Niña.

Efeitos

El Niño

El Niño, que em espanhol significa “O Menino” foi observado primeiramente por pescadores peruanos, que perceberam que em determinada época do ano as aguas do mar tinham a temperatura mais alta e consequentemente diminuia a pesca e também a quantidade dos pássaros que se alimentavam dos peixes. Como o fenomeno acontecia normalmente no final do ano, próximo ao Natal, passaram a referir-se ao fenomeno como “O Menino”, numa menção ao menino Jesus. O que ocasiona o aquecimento das aguas da superficiais do Oceano Pacífico é a direção do vento que então sopra do leste para o oeste, ou seja, em direção à Asia, deslocando a àgua da faixa tropical que está aquecida pelo sol, e aumentando o nivel do Oceano. Embora muitos pensem ao contrário, o El Niño é um fenomeno que acontece a milhares de anos, no entanto apenas recentemente ele vem sendo objeto de estudo pelos cientistas, interessados nas mudanças climáticas que ele provoca nas regiões afetadas diretamente e também em todo o planeta.

Aquecimento

La Niña

La Niña que significa “A Menina” em espanhol, e é por sua vez exatamente o oposto do El Niño, caqracterizando-se pelo esfriamento das águas superficiais da região Equatorial do Oceano Pacífico, ocorrendo também no final do ano e quase sempre subsequente ao El Niño. Também é provocado pela força e pela direção do vento que ocasionan as diferenças na temperatura e na pluviosidade nos continentes que circundam aquele oceano. O resfriamento do oceano causado pelo El Niña tem repercurssão direta sobre os ecossistemas marinhos, que ficam ricos em nutrientes, aumentando a vida marinha.

Esfriamento

Efeitos dos Fenomenos

Os fenomenos El Niño e El Niña são muitos complexos assim como as consequências desencadeadas, no entanto cientistas do mundo inteiro se empenham em estudar e buscar compreender todos os fatores que ocasionam esses eventos assim como seus efeitos a médio e longo prazo. Também fazem prognosticos sobrte o que podem ocasionar em cada região do globo com antecedencia. Assim sabe-se, por exemplo, que o El Niño poderá causar seca em uma região, aquecimento em outra e assim suscessivamente. Os cientistas também descobriram que em outros oceanos também ocorrem fenomenos semelhantes e que genéricamente recebem o nome de El Niño, e todos esses fenomenos ocasionados em virtude da direção e da força dos ventos e consequente aquecimento ou resfriamento das aguas dos oceanos refletem no clima, na agricultura, na economia e na qualidade de vida da humanidade.

8 comentários

  1. no primeiro paragrafo , explicaçao geral do que é os dois , está falando que o el niño caracteriza pelo esfriamento das aguas superficiais i a la niña pelo aquecimento .
    quando fui ler a explicaçao separada , fora os erros de portugues , esta dando uma informaçao contraria a anterior .
    Favor revisar esse texto!

  2. estou confusa! pois em uma parte do texto fala que el niño caracteriza peloesfriamento das aquas mais em outra parte do texto fala q ele se caracteriza pelo aquecimento… por favor corrigir!!

  3. Bem, minha filha foi pesquisar sobre os fenômenos e errou na prova porque estava trocado.. Por favor, se enformar melhor para poder colocar alguma informação em sites.! Obrigada.

  4. BEM,SE NÂO SABE O QUE COLOCAR EM UM SITE NÂO COLOQUE NADA, POIS UMA PARTE DIZ UMA COISA E OUTRA DIZ OUTRA COISA SOBRE OS FENÔMENOS.SEM CONTAR COM OS ERROS DE PORTUGUÊS… MAIS QUE VERGONHA EM!!!

  5. Me ajudou bastante apesar de no primeiro paragrafo estar errado
    one page****

  6. Jazamade Nacueche

    I love this page… was helpfull to me

  7. francieli dos santos

    nada a ver se nao tem nada de bom p/ escrever é só nao escrever
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    e quando quisé escrever sobre alguma coisa escreva sem erros de portugues
    q quem estiver lendo este recado deixado por mim
    faz o favor de nao copiar isso nem decorar nem nada pq ta td errado
    xau bjs ♥♥♥♥+♥!+♥

  8. Ta tudo errado nessa porra se num sabe oque ta falando não escreve nossa um que não le o que ta escrevendo vai levar um zero eu começei a copiar e dei um alidinha tudo errado que isso coloquem as coisas facies de intender e no portugues corigem isso ou apagar isso !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>