A Relação Entre Terremotos e Tsunamis

O devastador terremoto que abalou o Chile recentemente, atingindo 8,8º na escala Richter e matando centenas de pessoas e causando uma destruição sem precedentes naquele país, e os alertas de tsunamis que se seguiram na Costa do Oceano Pacífico, especialmente na costa do Havaí, deixaram muitas pessoas confusas e curiosas a respeito da relação entre os terremotos e os tsunamis. Neste artigo vamos tentar esclarecer de forma sucinta e clara a relação entre esses dois fenômenos da natureza, que tanto podem estar interligados como no caso do Chile em que o deslocamento da placa tectônica que causou o terremoto também causou o tsunami ou podem ter causas diferentes, como o terremoto do Havai.

Catastrofes

O Que São e Porque Acontecem os Terremotos?

Terremotos ou sismos são tremores passageiros e bruscos que abalam a superfície da terra, que tem intensidade e duração variáveis. A causa mais comum dos terremotos no mundo são os choques subterrâneos das placas tectônicas, que são placas rochosas que formam a superfície da terra, como peças de um quebra-cabeças. Esses choques acontecem a uma profundidade média de cerca de 300 metros abaixo da superfície. Os terremotos também podem ser ocasionados pelo deslocamento de gases, especialmente do gás metano no interior da terra e pelas atividades vulcânicas.  Existem duas espécies de cismo os induzidos e os sismos naturais. A grandeza dos terremotos são medidos pelo sismólogo  Charles Francis Richter que mede a energia que é liberada pelos terremotos entre 0 e nove graus. Também existe a escala Mercalli-Sieberg utilizada para dimensionar a extensão dos danos causados pelo fenômeno, classificando em 12 categorias de acordo com o grau de intensidade.

A Relação Entre Terremotos e Tsunamis

O Que S ão e Como Acontecem os Tsunamis?

A palavra tsunami de origem japonesa e seu significado literal é onda de porto. O tsunami é uma onda gigante ou uma série de ondas que se deslocam do oceano em direção a praia causando muita destruição devido a sua violência e intempestividade, podendo atingir uma extensão de centenas de quilômetros e altura de mais de 10 metros, formando verdadeira paredes de água, que se deslocam a uma velocidade de variável intensidade mas que pode chegar a mais de 200 quilômetros por hora, causando destruição em massa por onde passa.  Os tsunâmis podem ter diversas causas, entre elas as mais comuns são os terremotos no fundo do mar, além das atividades vulcânicas, deslocamento de gelo ou de terra e até o impacto de um meteorito que caia no mar.  Os tsunamis ganham força e amplitude a medida que se aproximam da terra, pois a água mais rasa da costa comprime sua energia a transformando,  dando força a onda que ganha proporções gigantes e velocidade.

Mundo

Tecnologia

Apesar de existirem modernos aparelhos de monitoramento, desenvolvidos com a mais avançada tecnologia, muitas vezes não é possível prever o seu acontecimento, o que coloca em alerta constante as populações das regiões consideradas de risco e zona de tsunâmis.

14 comentários

  1. queria que me mandassem imagens por e-mail

    e queria parabenizar pelas coisas bem feitas que voces fizeram nessa pesquisa

  2. Olá, gostaria de saber qual a relação entre um tsunami e um terremoto .. obrigada

  3. Olá, gostaria de saber qual a relação entre um tsunami e um terremoto .. obrigada

  4. gostaria de saber quaissemelhaças entre terremoto e tsunami

  5. eu queria saber pq esta cada vez mais frequentes os tsunamis?

  6. eu adorei muito obg me ajudaram bastantes

  7. obg ameiii me ajudo bastante

  8. eu,gostaria de saber qual é a relaçao entre terremotos e tsunami, como que acontece o terremoto,porque acontecem os tisunamis eos terremotos.Obg

  9. Gostaria de saber qual a relaçao entre terremotos com tsunames?

  10. Emanuelly Ribeiro Junqueira mileu

    gostaria de saber qual a relaçao entre terremotos e tsunames?

  11. como ja dizia a biblia d sede o homem nao morrera kkkkkkkkkkkkkkkk………….

  12. isso não me ajudou em nada , isso me fez ter uma grande perda de tempo

  13. eu gostaria de saber qual e a relação de terremotos com tsunamis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>