Na Austrália Tem Furacão?

Desastres Naturais

Não existem muitos desastres na Australia, porém ela nao está livre deles, muitos deles quando vem, vem com muito intensidade destruindo tudo. Por ser um país grande, assim como o Brasil, a Austrália possui muita diferença entre uma e outra região, por conta das mudanças entre essas áreas.

Na Australia é muito conhecido o esporte surf que não seria possível se algumas tempestades não gerassem as grandes e famosas ondas. Mas em sua maioria os desastres naturais não são bem-vindos. Alguns exemplos de desastres mais comuns que ocorrem no país.

Seca

É o maior problema enfretado pelos moradores do país por ser considerado um dos países mais secos do mundo. Por isso a oportunidade de plantação é uma grande impecilho para os moradores, já que  maioria do solo australiano é basicamente desértico, árido e salgado. Gerando alto impacto principalmente em relação a água quando necessário reirada de alga em poço. Por essa razão o país possui diversas políticas contra disperdício de água e com o aumento da população isso vem se agravando muito.

Incêndios Florestais

Muito desses incendios não são propositais, eles ocorrem pela alta temperatura do país, ocorrendo principalmente no verão. É um desastre muito prejudicial, não só para a natureza, mas também para a população que inala quando eles acontecem perto das cidades. As vezes pode ocorrer com um simples cigarro jogado no chão. Isso ocorre tambem pela mudanças de forma do vento, no verão o ventro fica quente, forte e seco, indo para o mar. Esses incêndios precisam ser sempre monitorados, porque realmente ocorrem sempre.

Vulcões Ativos

Não possui nenhum vulcão que esteja ativo na Austrália, existe sim muitos vulcões no território, esses forma paisagens maravilhosas devido a suas antigas erupções. Ao contrário do que muitos pensam sobre a Austrália fazer parte do cinturão de fogo do pacífico, ela está fora dessa faixa. O Mt. Warning na Gold Coast e Glass House Mountains na Sunshine são os vulcões que são considerados montanhas e parques nacionais.

Terremotos, Tsunamis,Tornados, Inundações e Chuva de Granizo.

Terremotos não ocorrem na Austrália, por sua posição em relação a placa tectônica. Os maremotos podem ocorrer se houver algum problema no pacifico que chegar até a costa australiana, algo que ocorre muito pouco.

Tornados também ocorrem pouco e mesmo acontecendo são suaves para a população suportar. Sobre inundações existe dois locais que sempre os rios transbordam, inundando toda a região, essas áreas são a Brisbane e Gold Coast, mas não sendo também com frequência.

Um desastre que ocorre e sempre traz muito prejuízo material é a chuva de granizo que danifica muito casas e carros das pessoas, porém pode ser prevenida para ter menores problemas.

Ciclones

Ocorrem normalmente em lugares que não estão perto das cidades entre o meses de dezembro e maio, que também seria durante o verão, e a localidade seria no norte em geral, raramente chega até o sul. Os ciclones ocorrem quando a água está muito quente, cerca de mais de 26 graus. O maior problema dos ciclones é a energia que ele possui, destruindo tudo que vê pela frente, dificultando a forma de proteção. Quando detectado previamente a população consegue evacuar e ter menos prejuízo, porém existe vezes que não consegue e nessas vezes a devastação mata muitas pessoas.

Aparentemente a Austrália  não é atingida tantas vezes por desastres naturais, sendo relativamente tranquilo. Em um balanço geral, esses desastres causam muito mais dano material do que pessoas machucadas ou mortas.

Funcionamento de um Ciclone e um Furacão

Como dita acima para ocorrer um dos dois é preciso de um oceano bem aquecido, pois ocorre com a evaporação da água. Essa evaporação se acumula logo abaixo das nuvens, com baixa pressão, que faz todo ar subir mais. Com os ventos em direção contrária os desastres começam a ocorrer. Com maior movimentação do furacão maior ele fica pela alta evaporação do momento.

Uma diferença entre ciclones e furacões é que o furacão possui um “olho” em seu meio, sendo um buraco onde o ar frio desce e uma parede que fica a umidade do furacão. Ele também possui giratória diferente entre a parte superior e inferior. Os ciclones possuem velocidades menores que os furacões.

Muitos confundem, mas pelos dados da maioria dos desastres que ocorrem na Austrália desse tipo são ciclones. Porém ainda sim existe furacões quando o ciclone aumentar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *