Vegetação da Região Sudeste Brasileira

A região Sudeste do Brasil é composta por quatro estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG). Trata-se de uma região em que estão concentradas muitas riquezas e a base econômica do país. Além das características econômicas essa região também se destaca no que diz respeito a sua vegetação.

Podemos dizer que a formação vegetal de maior destaque da região Sudeste é a Mata Atlântica, contudo, também devemos citar a Mata de Araucária que fica no sul do estado de São Paulo bem como a Caatinga que se encontra na região norte do estado de Minas Gerais. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essas formações vegetais.

Mata Atlântica

O bioma conhecido como Mata Atlântica consiste numa floresta tropical que se estende pela costa leste, sul e sudeste do Brasil passando ainda pelo leste do vizinho Paraguai e pela província argentina de Misiones. Uma das principais dificuldades que essa floresta enfrenta é o intenso processo de desmatamento que teve início com a chegada dos colonizadores europeus a região.

Atualmente, estima-se que exista somente 10% da floresta original. Uma floresta que tem destaque mundial pelo fato de contar com uma grande biodiversidade de flora e fauna. Para se ter uma ideia de quanto a Mata Atlântica é diversa é possível observar formações desde campos abertos nas regiões de montanhas como florestas úmidas e chuvosas nas áreas que ficam perto do litoral.

Vegetação da Mata Atlântica

Quando se fala em florestas brasileiras é natural que as pessoas pensem primeiro na Floresta Amazônica que é muito famosa em todo o mundo. No entanto, o país conta com outra floresta muito rica em biodiversidade, a Mata Atlântica, tem uma biodiversidade tão rica quanto a Floresta Amazônica.

Para se ter uma ideia já foram listadas 450 espécies de plantas somente na região do Sul da Bahia. Uma das características centrais dessa floresta é o fato de que o seu grau de diversidade e endemismo é variado. Isso porque a formação vegetal da Mata Atlântica não é homogênea tendo uma ampla variedade de espécies em especial porque possui uma grande variação de fatores como latitude, precipitação e solo.

Observando o todo da vegetação da Mata Atlântica é possível observar que existem alguns grupos de plantas que se destacam como aquelas que fazem parte da tribo Olyreae (Poaceae). Alguns grupos de plantas constituem uma grande porcentagem das espécies presentes nesse bioma.

Fauna Espetacular

Além de uma grande diversidade de plantas, a Mata Atlântica, se caracteriza por abrigar animais de espécies que se encontram sob ameaça de extinção como a onça-pintada e o mico-leão-dourado. Na tentativa de preservar a vegetação e a fauna da floresta o WWF dividiu a Mata Atlântica em 15 ecorregiões. Cada uma dessas ecorregiões se caracteriza por seus problemas em particular.

Mata de Araucária

A árvore conhecida como Araucária tem como nome científico Araucaria angustifólia e se trata da espécie predominante na floresta ombrófila mista que ocorre com destaque na região Sul do país. Contudo, parte da Mata de Araucária se encontra na região sul e leste do estado de São Paulo bem como no sul do estado de Minas Gerais. Também podemos encontrar araucárias na região serrana do Rio de Janeiro e em nos países vizinhos Paraguai e Argentina.

A araucária é conhecida por diversos nomes como o indígena curi e também como pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná. Acredita-se que essa árvore tenha sua origem há mais de 200 milhões de anos, nessa época a espécie era encontrada no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma espécie que pode chegar a uma altura de mais de 50 metros e pode ter um diâmetro de até 2,5 metros.

Exploração da Araucária

Uma espécie que se caracteriza por criar uma paisagem diferente do que encontramos no restante do Brasil com sua forma de taça. A cobertura original das araucárias era de 200 mil km², contudo, a descoberta do seu valor econômico fez com que ela fosse muito explorada durante o século XX de maneira que a sua cobertura foi drasticamente reduzida.

Distribuição das Araucárias

Essa curiosa árvore é predominante na floresta ombrófila mista da América do Sul em particular nas latitudes de 18° e 30° ao sul. Os especialistas ainda não conhecem profundamente as araucárias, mas acreditam que essa árvore se desenvolva melhor em altitudes de 800 a 1800 metros ao norte e em altitudes entre 500 e 1200 metros ao sul.

De forma geral as araucárias gostam de uma média de temperatura que fique entre 10° e 18°, no entanto, pode se dar bem também em temperaturas de até -5°C. O solo deve ser preferencialmente fértil, profundo e com uma boa drenagem. Essa árvore pode ser encontrada em capões isolados nas áreas de campo. A maior parte dos espécimes de araucárias ocorre no Brasil nos estados do Sul e também em Minas Gerais e São Paulo.

Caatinga

Um bioma muito especial para o Brasil por se tratar do único bioma que é exclusivamente nosso, ou seja, boa parte da sua biodiversidade não pode ser encontrada em nenhum outro ponto do mundo. Uma curiosidade é que o nome Caatinga foi dado em referência a paisagem esbranquiçada que se forma no período de seca em que boa parte das plantas acabam perdendo as suas folhas e os seus troncos se tornam secos com uma tonalidade branca.

O bioma está numa área com um total de 850.000 km² e tem boa parte concentrada nos estados do Nordeste, no entanto, tem uma parte importante no norte do estado de Minas Gerais que faz parte da região Sudeste. A sua extensão faz com que a Caatinga ocupe em torno de 10% do território do país. Contudo, esse bioma é que se encontra mais fragilizado devido a questões como o uso indiscriminado dos seus solos e ainda o uso de inúmeros recursos não-renováveis.

Vegetação

A vegetação da Caatinga se encontra classificada como savana, mas mesmo assim tem grande diversidade como as regiões que possuem diferenças de fertilidade dos solos e dos tipos de relevos. Pode-se dividir a Caatinga em agreste e sertão.

Composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a região Sudeste do Brasil compõe uma vegetação muito interessante e importante para todo país. Os climas que estão presentes na região são: Tropical, litorâneo úmido, subtropical e tropical de altitude, proporcionando uma temperatura e quantidade de chuvas ideais para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.

Mapa do Brasil - Vegetação

Mapa do Brasil – Vegetação

A vegetação da região sudeste é bastante diversificada. Nela podemos encontrar áreas de Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de Araucária e vegetação litorânea. Por causa do grande desenvolvimento urbano e agrícola da região sudeste, uma grande parcela de sua vegetação acabou desaparecendo. O tipo de cobertura vegetal que está presente na maior parte da região é a Mata Atlântica, entretanto, é possível encontrar também:

  • Mata de Araucária, que está presente nas regiões serranas a na parte sul do estado de São Paulo;
  • Caatinga, presente na área norte do estado de Minas Gerais.
Imagem de Amostra do You Tube

A vegetação encontrada da região norte de Minas Gerais possui características semelhantes as da região Nordeste do Brasil. No interior do estado de São Paulo há uma transição entre as regiões Sudeste e o Sul, por esse motivo são encontradas características de ambas regiões. Na parte mais alagada do litoral do sudeste, encontramos os manguezais.

A seguir veremos fotos da vegetação da região sudeste brasileira:

Imagens da Vegetação da Região Sudeste

Posts Relacionados

Depois de conhecer um pouco mais sobre o clima e vegetação da região sudeste do Brasil, confira nossos posts sobre a vegetação arbórea no Brasil, com informações muito interessantes e conheça também a vegetação do nordeste brasileiro e das outras regiões.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • aiiiiiiii estou aqui com minha amiga , tentando copiar tudoo isso aqui na escola kkkkkkkkk

    Brenda Dias 31 de outubro de 2013 10:09
  • valeu muito mas quem fez esta publicação errou colocando caatinga na vegetação do sudeste!!! como eu sei simples minha tia e professora de geografia e me contou deste erro….Então coriga…..

    Lucas 11 de novembro de 2013 11:21
  • a regiao sudeste a vegetaç~co

    heloisa 26 de novembro de 2013 16:50
  • AGORA ACABEI FOI MUITO CANSATIVO

    LARTA 31 de março de 2014 14:07
  • estou muito grata por quem escreveu isso muito obrigada

    nathalia rodrigues 27 de abril de 2014 21:00
  • eiiiiiiita ainda teno que copiar muita coisa

    mateus cauã 17 de outubro de 2014 2:58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *