Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia De São Marinho

San Marino

Talvez essa seja a primeira vez que você escuta falar sobre esse pequeno país europeu, talvez você nem soubesse que ele existia, mas saiba que San Marino é um país cheio de história e simbolismo para o seu continente, não é para menos afinal oficialmente ele é o país mais antigo do mundo, em termos de nação, de nacionalidade e Estado. A sua fundação data do ano 301 (século IV), mais especificamente na data de 3 de setembro. Desde então muita aconteceu na Europa, impérios se formaram, outros impérios foram sendo destruídos, mas o pequeno território de San Marino prevaleceu e está até hoje situado em uma das regiões mais conhecidas de todo o continente.

San Marino é o nome pelo qual esse país é conhecido pela maioria dos europeus, esse nome foi dado por eles próprios e também pelos italianos, que possuem uma relação bem próxima ao país por causa das suas fronteiras. No entanto, o país pode ser chamado também de República de San Marino, São Marinho (como seria a pronuncia quando se passa para a língua portuguesa) ou ainda pode ser chamado de Sereníssima República de San Marino. Uma das coisas mais interessantes dessa nação, é que ela está situada em meio ao território italiano, tal como o Vaticano que é um Estado independente e está cercado pela cidade de Roma (inserido na cidade de Roma). San Marino por sua vez está dentro da região montanhosa dos Apeninos italianos.

San Marino

San Marino

O país faz fronteira com a Emilia Romana e com as Marcas, que são os nomes de duas regiões da Itália, tendo uma área total de aproximadamente 61 quilômetros quadrados, que é ocupada por cerca de 60 mil habitantes que vivem no país. A sua capital tem o mesmo nome do país e é conhecida como Cidade de San Marino, esses nomes são pronunciados dessa forma porque assim como na Itália, a língua oficial falada e adotada em San Marino é o italiano. O país recebeu esse nome devido ao seu fundador que se chamava Marinus, ele vinha de uma cidade que se chamava Rab e que fazia parte do antigo império romano, apesar de estar no território do que hoje conhecemos como a croácia.

O governo local é completamente independente da Itália, afinal é um Estado totalmente independente e o modo de organização governamental é o parlamentarismo, onde são eleitos chefes de estado em intervalos regulares de tempo, esse sistema funciona perfeitamente bem, o que é visto por exemplo, nos níveis de qualidade de vida da população e também nos índices econômicos do país, que é considerado um dos mais ricos de toda a região, cuja renda per capita da sua população aparece entre as maiores da Europa, tudo isso apesar de seu pequeno espaço territorial, o que acaba por limitar muitas atividades que poderiam ser feitas para o aquecimento da economia.

Grande parte da renda que mantém o país em alta vem do setor do turismo, que é estimulado principalmente devido a um importante porto que está próximo ao Estado de San Marino, esse porto se trata do Porto de Rimini, que fica na cidade de Rimini, cuja costa faz parte do mar adriático. Apesar do turismo ser a atividade econômica mais importante, ele não é o único, uma vez que em San Marino também existem terras cultivadas com vinhas e cereais, essas vinhas produzem importantes vinhedos que atuam na produção do vinho, as suas terras são usadas também para cultivo de animais, com destaque para os ovinos. Os bancos também são fortes, assim como a produção de artigos eletrônicos merece um certo destaque no quadro econômico nacional, apesar do ramo industrial não ser tão explorado por lá, como já foi mencionado e a produção de cerâmicas também se mostra uma importante atividade para as pessoas que moram por ali.

Relevo

A nação de San Marino está localizada em meio ao território italiano, como já foi mencionado acima, a sua localização está especificamente sobre uma área montanhosa que cobre boa parte do interior da Itália, essa área é onde estão os famosos Apeninos italianos. Esses Apeninos que no idioma italiano é chamado de Appennini é uma Cordilheira, uma cadeia de montanhas tal como aqui na América do Sul nós temos a Cordilheira dos Andes. Os Apeninos englobam quase toda a extensão continental do país, tendo por volta de 1000 quilômetros de comprimento.

Quando falamos sobre o relevo de San Marino, estamos falando dos Apeninos toscanos, os quais formam altas cadeias de montanhas, onde se encontram nas suas bases relevos de campinas e áreas de planície. A maior altitude do país está em 749 metros de altura, sendo esse local chamado de Monte Titano, mais especificamente em um dos três picos nos quais se divide, ele se chama Pico de la Rocca. O Monte Titano apresenta um simbolismo muito grande para o seu povo e para a história da nação, uma vez que a na lenda de sua fundação se diz que o país foi fundado sobre uma pedra trazida dessas montanhas. Atualmente tanto a cidade de San Marino (a capital do país), quanto o Monte Titano são considerados patrimônio mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Clima

O clima no país é considerado do tipo subtropical úmido, um tipo de clima que normalmente acontece nas regiões de costa, principalmente quando falamos das costas lestes, no entanto, algumas pessoas consideram que o clima por ali ainda é em grande parte o clima mediterrâneo. O clima em San Marino ainda é muito influenciado pela proximidade com o mar Adriático, apesar de o país não ter uma saída própria para o mar. No entanto, não se pode negar que as regiões que ficam mais no sentido do interior da Itália são bem influenciadas também pelas condições climáticas trazidas pelos Apeninos italianos, além disso, o país em si está em uma área montanhosa e que apesar de não apresentar altitudes muito elevadas, os valores que apresenta já são suficientes para alterar alguns padrões do local e criar uma espécie de microclimas locais.

Esses microclimas locais que podem ocorrer em áreas mais montanhosas de San Marino, apresentam um padrão climático mais ameno, principalmente em relação as temperaturas, que podem cair em alguns graus Celsius de uma cidade para outra, além disso, a umidade do ar também pode ser influenciada, sendo maior, quanto mais alto o terreno. O fator umidade que é trazido pela proximidade com os Apeninos, é muito importante na Itália, pois o país como um todo é altamente influenciado devido as condições trazidas pelos mares a sua volta, principalmente o Mar Mediterrâneo, que traz muitas secas em determinas épocas do ano, em especial nos meses mais quentes que são o mês de junho, de julho e o mês de agosto.

Vegetação

A vegetação em San Marino não é uma vegetação tão diversa, ela se restringe a alguns grupos de flora. Nos pontos mais altos do país podem ser encontrados uma vegetação mais presente e mais robusta, já que as condições climáticas são mais amenas, nas áreas de campos mais baixos são cultivadas muitas videiras, onde se encontram extensos vinhedos, no entanto, muitas áreas não possuem uma vegetação muito característica por causa da criação de animais, em especial devido a criação dos ovinos. Os cerais de diversas variedades também são bastante cultivados em San Marino. As principais espécies que crescem no país são as videiras, as oliveiras, os pinheiros, os carvalhos e os freixos.

Hidrografia

Os rios que cortam o país são o rio Re, o rio Ausa, o rio Fiumicello, o rio San Marino e uma pequena parte do rio Marano também passa pela fronteira do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *