A Degradação do Meio Ambiente

A degradação do meio ambiente é um tema muito em voga e sempre presente em todas as discussões sobre as questões ambientais que afligem nosso século.A degradação vem avançando sobre todos os ecossistemas e as suas causas e conseqüências são as mais variadas. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a degradação ambiental, seus conceitos, causas e consequências.

A Degradação do Meio Ambiente

A Degradação do Meio Ambiente

O Que é Degradação do Meio Ambiente?

Degradar é o mesmo que degenerar, desgastar, estragar, devastar, destruir, assim a degradação ambiental ou do meio ambiente é o processo de degeneração, desgaste, devastação, destruição das condições ambientais ou do habitat de uma coletividade.

Nos processos de degradação ambiental ocorrem alterações biofísicas do meio que provocam alterações na flora e na fauna natural, podendo acontecer inclusive eventual prejuízos na biodiversidade, com diferentes graus de intensidade.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando se desencadeia um processo de degradação ambiental sempre vai haver a perda de qualidade de vida em virtude das alterações ambientais, mesmo que estas sejam relativas. A degradação do meio ambiente pode acontecer pela ação humana ou de forma natural.

Na maioria dos casos ela está associada a poluição causada pelo homem, no entanto pode acontecer a degradação ambiental através de meios naturais ao longo da evolução de algum ecossistema.

Poluição: A Principal Causa da Degradação Ambiental

Sobre

Sobre

A poluição já é conhecida da humanidade desde os primórdios da civilização, quando o homem descobriu o fogo, ao longo da evolução ela foi se transformando e ganhando formas mais agressivas, no entanto foi com a Revolução Industrial e a consolidação mundial do capitalismo que a poluição passou a ser considerada um problema ambiental.

O planeta terra não estava preparado para o impacto da industrialização, da urbanização e do consumismo desenfreado do homem moderno. As indústrias e a urbanização trazem consigo inúmeros problemas ambientais, tais como a grande produção e acumulo de lixo, o volume de esgotos, congestionamentos do tráfego, lançamento de gases na atmosfera, poluição das águas, desmatamento, etc. a lista das formas de poluição e de degradação ambiental é imensa e seus prejuízos ao meio ambiente não podem ser quantificados.

Meio Ambiente Transformado

Ecologia

Ecologia

Com a revolução industrial e o capitalismo em franca expansão em todo o mundo, a natureza vai dando lugar a uma forma de meio ambiente transformado, produzido pela ação humana, ou seja, o ambiente natural foi sendo modificado pelo homem para atender as “necessidades” da sociedade capitalista moderna.

Um exemplo de natureza produzida pelo homem são os grandes centros urbanos, com rios canalizados, flora e fauna devastada, o colo completamente coberto por asfalto, parques plantados, ou seja, um ambiente natural muito diferente daquele original que existia ali antes da intervenção humana.

Essa intervenção humana sobre o meio ambiente natura traz graves consequências na qualidade de vida do homem, pois ele é parte da natureza e através destas transformações prejudica a si mesmo, degradando a qualidade de vida do planeta.

Posts Relacionados

A degradação do meio ambiente é uma das consequências da poluição que está presente em todo o mundo. O lixo tóxico é um problema grave que contamina os solos, além disso, há também o desperdício de água que causa incertezas para o futuro do planeta.


Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É muito triste saber que o ser humano e tão desentereçado, quando se trata de conservar nosso meio ambiente, sbemos que estamos a beira de um caos, mas nem ligamos nos sucidamos a cada dia que se passa que pena!

    Tania Mria dos Santos Sezimbra 25 de março de 2012 6:32
  • A humanidade não se consientisa que a natureza esta abeira de um colapso, o planeta já não esta aquentando mais! As coisas que esta acontesendo são muito crave, acada dia chegamos perto do fim.

    Fabio Pereira Nascimento 24 de agosto de 2012 13:16
  • Deus faz tudo certo… o homem não contente começa as mudanças e infelizmente do modo totalmente errado com a natureza perfeita.Com a degradação do meio ambiente quem sai no prejuízo samos nós mesmo… Então fica o alerta, vamos cuidar da nossa grande casa (Terra) separando o lixo, limpando os rios e cuidando das nossas florestas que precisamos tanto.

    Nome Silvaneth Sousa 25 de agosto de 2012 0:25
  • Sabendo da situação do nosso planeta, não vejo um ser humano fazer algo por ele.
    Enquanto uns brincão de governar , nó sofremos trabalhando sem resultado algum.
    Assim vamos vivendo e vendo o quanto nossos descendentes vão sofrer no futuro, uma pena, não estaremos mais aqui para ver…

    Veranice Perin de Oliveira 30 de agosto de 2012 23:26
  • concordo com você,pois o homem está degradando a natureza ,e pouco se emporta com o futuro dos nossos filhos.

    Luciana Gonçalves da Silva 2 de setembro de 2012 1:56
  • Temos muitos meios para utilizarmos o meio ambiente sem que haja a destruição do mesmo, a muitas caisas há fazer. e há tempo pra tudo menos pra cuidar do meio hambiente.

    Sandra Maria 3 de setembro de 2012 18:48
  • infelizmente educaçao ambientar é coisa que se deva aprender desde infancia mas o ser humano estar tao preocupado com sigo proprio que esquece que tem alguns deveres com isso o meio ambiente vai se degradando cada vez mais que pena tudo isso futuras geraçoes sofrerao .

    Nomevania 7 de setembro de 2012 15:37
  • As pessoas que nascem nas cidades mal conhecem a atureza em si. São previlegiadas as pessoas que tem oportunidade de viajar para o interior, acampar em periodos de ferias,andar descalso na beira do rio, tomar banho de cachueira,ter contato com animais, com as flores e plantas. AS crianças que nascerão na cidade de pedra, de asfalto não conhece e por iso não preza. infelizmente não tiveram a chance que as elas pertence.Educação hambiental vem desde o nascimento, de casa para escola,da escola para o trabalho, no transito,em todos ambientes que há presença de nós,envolve política, religião,orgaõs púplicos e outros. A concientização é nossa luta, vamos fazer parte dela verdadeiramente sem demagogia

    roseli aparecida 13 de outubro de 2012 19:49
  • me ajudou muito para a pesquisa

    LETICIA 26 de outubro de 2012 16:35
  • a educação ambiental é muito importante para a preservação do meio ambiente, para o ser humana, tomando como exemplo o futuro de nossos filhos!

    robson 28 de novembro de 2012 1:21
  • Qualidade de Vida, pois acreditamos que a principal ferramenta para a preservação do meio ambiente e da vida do homem é o conhecimento; somente com cidadãos bem informados e conscientes poderemos enfrentar este grande desafio para o bem do futuro da humanidade

    luana 9 de junho de 2013 23:14
  • O proprio homem esta destruindo aquilo que Deus deu a ele para cuidar mais não tem acontecido isso pq o proprio homem tem pesado somente nos seu prorpios interesses ,e não em cuidar do planeta em que vive.sometem o poder da Oração para que isso vemtem uma modificada.

    Rodrigo Cruvinel 19 de agosto de 2013 16:25
  • Realmente falta e uma ação mais coesa dentro desse agravo que vemos em exposição nossa no dia á dia , noticiários etc…, conscientização é o princípio mais somente consciência sem ação, não nos traria otimismo; o que precisamos é uma iniciativa mais difundida, prática de âmbito mais individual, coletivo, nacional , internacional no sentido de pormos como vida, como senso de vida… , o que vemos ações pouco otimistas, á mãe natureza tão dona de tudo, de nós como parte distante e próxima dessa biodiversidade, que é a vida, só atingiremos esses propósitos ecológicos e sustentáveis, quando deixarmos essa mesquinhez consumista, em querer mais e mais…, e vermos que com destruição dos meios e recursos naturais , também estamos indo para o mesmo fim

    marcelo de jesus gonçalves 22 de agosto de 2013 20:56
  • quantas destruição das nações, isso envolve todos nos por que são seres vivos como nos será que as pessoas não tem com paixão

    Gilmar 23 de agosto de 2013 14:04
  • S

    Saudade do verde que estava aqui você viu?não né! Pois e tava aqui.

    Davidson 24 de agosto de 2013 22:39
  • Tipo e o seguinte e facil comentar criticar mais trazer interesse para as outras pessoas se concientizar pelos seus proprios atos,mais sempre digo e vol repetir para algumas pessoas, “As pessoas so mudam quando estao a beira do precipicio” ….

    M.Jhoradam 25 de agosto de 2013 18:08
  • concordo plenamente o AMOR e a base de tudo, e ele que nos torma uma pessoa cada dia melhor, respeitando tudo aquilo que nos propociona bem estar.

    maria moraes 31 de agosto de 2013 22:22
  • Com toda essa destruição dos recursos naturais, o homem não se dá conta que está prejudicando a si mesmo. Com consciência que podemos e devemos preservar a natureza, poderemos salvar o nosso planeta.

    Marcelo 6 de setembro de 2013 18:15
  • as vezes acho que viemos a terra apenas para destrui-la :Mas podemos mudar isso somos capazes temos inteligencia pra isso /pena que usamos apenas para ganhar dinheiro. Gostaria de poder ajudar quem sabe um dia luto para que isso aconteça

    julio cesar 7 de setembro de 2013 15:36
  • É total a omissão dos governos,sejam eles,desenvolvidos (salve exceções) ou não.A busca desenfreada dos ganhos capitais,causa em nossos administradores,”a cegueira verde”.O resultado disto é o negligenciamento de ações mais eficazes e contundentes.

    Sidinei Tobias 8 de setembro de 2013 16:49
  • Quantos erros de português nos comentários acima…

    Cléo 9 de setembro de 2013 2:25
  • Eu faço minha parte com o meio ambiente cuidando da terracom carinho e amor. Sei se cada um fizesse o melhor para com o planeta terra hoje não estaria preocupado.

    Sebastião Jr 9 de setembro de 2013 15:04
  • Temos que bater forte nessa tecla, muitos não estão levando a sério esse assunto, quando na verdade é seríssimo.

    Daiani 13 de setembro de 2013 16:14
  • Eu não gosto de ver as pessoa jogando os lixo nas ruas esgoto e queimando a mata.
    temos varios lugares bonitos pra se explorar!

    Danilo 13 de setembro de 2013 22:23
  • Vamos colocar a mão em nossa consciência, e acordar….Não podemos continuar acabando com o nosso planeta, oque estamos deixando para os nossos filhos e netos? Podemos começar a mudança já com pequenas atitudes no nosso dia a dia, ensinando também nossos filhos, temos que confiar e nunca desistirmos e achar que tudo está perdido, podemos mudar está realidade, basta querer….

    Claudio da Silva Oliveira 14 de setembro de 2013 12:38
  • Fico pensando, o que será do futuro, é muito triste ver a maneira como cuidamos de nosso planeta, é só olhar ao redor e verá que o homem não esta nem um pouco preocupado com o meio ambiente, por todos os lados se veem desperdícios de água, jogam lixo nos rios, a cidade esta poluída, as florestas estão sendo desmatadas friamente, os animais estão entrando em extinção, o mundo esta virando um caos, e com certeza veremos os reflexos de nossos atos, mas cedo ou mais tarde.

    Elizabeth Diamante 15 de setembro de 2013 2:28
  • O que será dos nossos jovens que estão vindo por aqui , e verem que os governantes não se preocupam com a própria humanidade e a vida animal………………caos.

    luciana 15 de setembro de 2013 15:33
  • Para mim, a consciência e as práticas sustentáveis deveriam partir das INDÚSTRIAS, pois foi pelo processo industrial que o mundo está hoje em alerta. Culpar o homem comum é desfocar do grande responsável pela destruição. As indústrias foram quem lotaram as cidades e exploram pelo capitalismo e consumo inútil promovidos pela grande mídia, aquela mesma que fala para nós termos consciência ecológica sustentável. Hipócritas!!!

    Wagner 16 de setembro de 2013 17:04
  • é uma pena que a sociedade não tem se conciêntizado, mas nós podemos fazer a nossa parte por menor que seja ,coisas como não chogar lixo no chão ,usar a agua da roupa pra lavar o quintal ……….todos podemos fazer um pouco

    irailde adelino rocha 22 de setembro de 2013 18:31
  • é uma pena que a sociedade não tem se conciêntizado, mas nós podemos fazer a nossa parte por menor que seja ,coisas como não chogar lixo no chão ,usar a agua da roupa pra lavar o quintal ……….todos podemos fazer um pouco ,existe pequenas coisas a serem feitas

    irailde adelino rocha 22 de setembro de 2013 18:32
  • é uma pena que a sociedade não tem se conciêntizado vamos cada um fazer a nossa parte

    irailde adelino rocha 22 de setembro de 2013 18:35
  • aqui indignidade nos habitante desse mundo mas esse recada e pra todos mas em especial pro poderosos que satisfazer sua ganancia, estão destruído nosso mundo.
    E também fica um alerta com o aumento da população afenta tbm o meio ambiente com desmatamento, poluição etc.

    ivair araujo 22 de setembro de 2013 19:27
  • Se o ser humano não tomar vergonha na cara e valorizar mais o meio ambiente não sei aonde vamos chegar.

    Michael silva moraes 23 de setembro de 2013 0:38
  • O 1º passo é buscar-mos o conhecimento.
    A partir do momento q adquirimos ciência do que esta acontecendo com nosso planeta, rapidamente damos inicio ao hábito de previnir o aumento deste problema…
    Umas das formas de ajudar-mos o ecossistema é passar nossas informações adiante.
    Tem muitas pessoas que ñ se dão conta da gravidade do mesmo, concientiza-las para que cada um faça sua parte com certeza irá ajudar bastante…
    Por tanto, vamos repreender e informar as pessoas dos nossos meios para q possamos fazer com q eles tenham ao menos noção da situação em q se encontra nossa atmosféra, pois se ficar-mos apenas nos lamentando dos males causados, ñ vamos estar contribuindo…

    Regiane Martins 26 de setembro de 2013 17:39
  • Infelizmente a degradação vem se aumentando cada dia mais e mais prejudicando o futuro nosso e dos nossos filhos,netos,bisnetos etc….

    elisangela sores 27 de setembro de 2013 23:43
  • Infelizmente a degradação vem se aumentando cada dia mais e mais prejudicando o nosso futuro e dos nossos filhos,netos,bisnetos etc….

    elisangela sores 27 de setembro de 2013 23:44
  • Observamos divido a falta de cultura, educação e valores economico algumas pessoas não dão importancia para os trabalhos socios ambientais, e assim contribuindo para distruição do planeta.

    joseania 1 de outubro de 2013 15:47
  • o homem vem degradando a natureza durante os anos, sem se preocupar com as consequências, devastando tudo ao seu redor pensando somente em crescimento, poder econômico,e tudo que possa conquistar sem pensar na responsabilidade sobre o meio em que vive, infelizmente estamos caminhando a passos largos para um futuro não favorável a todas as especies de vida na terra.

    Darlan 4 de outubro de 2013 3:10
  • Precisamos ver uma sociedade, mas consciente e com isso carrega na sua bagagem um meio ambiente cada dia mas limpo e cheio de muitas vida e no final o planeta agradecer,foi bom falar isto.

    Elias Jose de Souza 10 de outubro de 2013 13:29
  • E MUITO TRISTE SABER QUE TUDO ISSO FOI CAUSADO PELO O HOMEM,A GENTE VIVE NUM PLANETA TAO BONITO,MAS O HOMEM FAZ QUESTÃO DE ACABAR COM TUDO POR CAUSA DE DINHEIRO,AS VEZES PENSO QUE SERIA BEM MELHOR VIVERMOS NOS TEMPOS DOS HOMENS DA CAVERNA,ONDE A NATUREZA QUE SE SOBRE SAI ….

    GERALDO 10 de outubro de 2013 23:51
  • o mundo tem tanta coisa perfeita e uma delas são a natureza e suas diferenças. mais o homem com suas ambição fez que o mundo fica se com destruição.

    karol 12 de outubro de 2013 19:15
  • Precisamos com urgência levar mais a sério a coleta seletiva de lixo, de nos organizar para cobrar dos governantes ou aqueles que escolhemos no dia das eleições para defender a construção de trilhos e resgatar o transporte via trens ou metros intermunicipais tanto para transporte público como o de cargas. Precisamos fazer valer as políticas públicas de ação contra o desperdício de alimentos e contra a degradação e exploração das matas e recursos naturais esgotáveis em excesso que é o caso do uso ou o apuso do petróleo do carvão e do gás natural usado como quase únicos para a produção de energia de forma global. Precisamos reconhecer que contribuimos muito para o cenário atual e os responsáveis por este caos e degradação somos eu e você e todos nós. Temos como frear isto basta exigir do nosso próprio governo que invista em programas de combate ao uso excessivo dos recursos naturais e combate aos crimes recorrentes de desmatamento e assoriação de áreas antes férteis para plantio e cultivo produtivo e que hoje por falta de fiscalização, e forma predatória de grupos pecuaristas e de exploradores minerais estamos assistindo e pagando alto o custo de nossos mananciais serem contaminados e nossa terra e meio ambiente serem degradados assim como no planeta todo em prol ao consumismo excessivo. Precisamos apreender ou a reaprender a viver mudar nosso padrões e cadeia de valores só assim seremos capazes de conduzir nossas vidas por um caminho integrado a natureza e não discursando uma coisa e fazendo outra. A ética precisa ser reavaliada e partir de dentro de cada indivíduo e não de fora, a Natureza respeita a natureza, nós é que não o fazemos e vamos continuar a pagar caro por nossa estupidez e nossa cadeia de omissão, corrupção e ganância.

    David Roberto Borges Orsi 13 de outubro de 2013 10:17
  • A natureza nos fornece grande riqueza de alimentos e elementos para o nosso bem estar, como qualidade do ar, água, frutos, temperatura e umidade ambiente. Caso o homem não esteja disposto a ajudar a recuperar estas regiões degradadas, poderia apenas se conscientizar em não mais poluir, pois a natureza daria um jeito de “arrumar a casa” sozinha.

    Wilson 13 de outubro de 2013 13:03
  • todos tem que ter consiencia das suas atitudes para preservar o mundo

    andressa cristiane mendes 14 de outubro de 2013 0:24
  • É a destruição gradativa de uma região, de uma área, de um curso d’água, ou seja, de um ambiente ecologicamente equilibrado, pela ação do homem.

    Exemplos:

    Queimadas – destroem a flora e afugentam a fauna.

    Dejeção de resíduos não tratados em rios – acabam fundamentalmente com a fauna aquática e a potabilidade da água.

    almir ramos da silva 14 de outubro de 2013 18:23
  • A degradação do meio ambiente,está sendo muito prejudicial para nos humanos,pois afeta a fauna e a flora,causando efeitos colaterais ao ambiente,ex disso, são fortes temperaturas em seguidas as fortes chuvas causando as enchentes e grande causas de muitas doenças.

    Doralice Pinheiro da Silva Ferreira 16 de outubro de 2013 0:03
  • O nosso governo, na verdade não faz o que deveria ser feito para a conscientização de todos, pois eles só pensam nas suas eleições prometem mundos e fundos e esquecem do mais importante que é cuidar do meio ambiente, não no papel, mas sim na pratica.
    Temos vários meios de comunicação e na verdade não vejo o governo executivo e outros priorizar esse tipo de comunicação para o povo brasileiro, temos algumas pessoas em torno de 40% ignorantes ao se falar do meio ambiente e quais os cuidados que devemos fazer!
    Infelizmente tenho vergonha do nosso governo, espero que o povo de a resposta este ano de eleição e de um basta em tudo, assim eles caem a ficha e acreditam que o povo unido tem uma força maior, e quem manda somos nós brasileiros que somos obrigados a votar, vivemos em um país que diz que vivemos em uma burocracia, mas que na verdade é tudo maquiagem, para nos enganar, se fosse assim não seriamos obrigados a votar, mas sim iriamos por opção de votar sem obrigação.
    Pensem nisso!

    Marcia Cristina 14 de abril de 2014 5:23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *