Consequências da Poluição do Solo: 08 Tipos

Seres humanos podem ter que pagar caro no futuro por causa da poluição do solo que acontece em épocas atuais. Existem problemas que afetam a geração de alimento e a qualidade produtiva. Com o tempo e uso extensivo da terra as tendências de sujeira aumentam junto com o crescimento global das taxas populacionais. Ao pensar no chão se faz necessário considerar não apenas a agricultura como também os mananciais ou lençóis freáticos que fica na parte subterrânea e serve para servir nutrientes em grande parte da vida útil de espécies vegetais que se localizam no bioma.

Com excesso de poluição existe probabilidade solo ficar pobre ao ponto de acontecerem grandes deslizamentos de blocos terrestres em morros que podem ter moradores, por consequência a chance de existir tragédia aumenta com o número de habitantes que poluem o solo, de forma principal quando a chuva retira a pouca consistência da terra. Conheça as principais consequências na poluição terrestre.

A – Improdutividade ao Plantio: Consequências da Poluição do Solo

Poluição do Solo

Poluição do Solo

Especialistas atentam ao fato de que a poluição no solo traz como causa principal a improdutividade para futuras culturas agrônomas no local. Ao aumentar os níveis de agrotóxicos para a produtividade e produção do plantio os donos de terra estão na verdade prejudicando as futuras condições de nutrientes da terra para plantar novas espécies de frutas ou vegetais. O mercado de alimento aumenta junto com as técnicas tóxicas de plantar, cenário que prejudica na distribuição alimentícia em tempos futuros.

            B – Solos Contaminados e Problema de Água: Consequências da Poluição da Terra

O mundo sofre em nível direto por causa do abastecimento de água. Locais que não possuem fontes alternativas precisam pagar caro. As pessoas precisam andar longos quilômetros com balde cheio na mão. Especialistas apontam que os danos do solo podem trazer a sujeira para dentro dos rios. Por exemplo, quando motoristas de caminhões lançam a embalagem vazia de óleo para as florestas o vento leva às bacias que se encontram próximas. Não se pode ignorar o fato de que um litro da substância oleosa para aditivar motores tem a capacidade de poluir cem mil litros de água.

Consequências no Solo

Consequências no Solo

De acordo com as leis ambientais no Brasil os mananciais consistem em fontes cuja estrutura tem a capacidade de abastecer povos da floresta ou de centros urbanos. Por esse motivo que ao sujar o solo a sujeira pode seguir às fontes de água boa e serem consumidas, ao contrário do H2O retirado do mar com excesso de sal. Grandes nascentes correm maiores riscos de receber sujeira por causa da pouca quantidade de água convencional nos inícios da bacia.

            C – Desequilíbrio Ambiental: Consequências da Poluição do Solo

Nos principais acampamentos ou Parques Nacionais que permitem acampar existe a regra básica que consiste em não jogar nenhum tipo de sujeira no solo, visto que o mínimo resíduo pode resultar em grandes mudanças em níveis de ecossistema na mata. De acordo com a opinião de ativista o excesso de lixo na terra pode trazer inclusive o ciclo de extinção entre vegetais e fauna. A mudança de comportamento por causa da problemática faz com que espécies procurem novos locais para sobreviver com menos poluentes, provocando mudança significativa de populações nos habitats.

            D – Modificações no Solo: Consequências da Poluição na Terra

Os solos sofrem modificações em níveis negativos para qualquer elemento não natural presente, como os lixos domésticos depois de lanches dos campistas, por exemplo. Nos aterros sanitários ficam nítidas as mudanças que acontecem em termos de vitalidade e nutrientes, locais do gênero precisam de longos anos para se restabelecer. Técnicos realizam programas para ajudar na recuperação, porém o tempo para isso acontecer ainda continua longo, mesmo com o nível de tecnologia da atualidade.

            E – Mudanças no Tipo de Solo

Consistência e densidade são dois atributos que ficam precários quando o solo sofre por causa do excesso de poluição. Não se pode ignorar o fato de que também existem chances da terra ficar saturada. O conjunto sofre alterações nas características em termos de tipografia ao ponto de ter que mudar de classificação oficial depois de longos anos com bioma estabilizado.

            F – Carência de Nutrientes: Consequências da Poluição do Solo

Com os danos que os lençóis freáticos sofrem o solo por consequência demonstra reveses da distribuição de nutrientes às espécies vegetais, visto que o sistema de drenagem natural fica comprometido. Interessante notar que a terra também traz aumento na temperatura, o que de forma direta resulta em maior número de gases poluentes que geram o aquecimento global, capaz de derreter o gelo natural que existe no globo terrestre e aumenta os níveis do oceano. O efeito também prejudica o clima de forma global.

            G – Mudança no Cheiro: Consequências da Poluição do Solo

Especialistas também observam outro tipo de problema que fica perceptível quando o solo está prejudicado por conta da poluição. O odor da terra muda de forma significativa ao ponto de inclusive os animais não conseguirem encontrar a residência ou locais nos quais a caça está escondida. Com o excesso de poluição existem pequenas misturas de barro com água de esgoto, fato que ajuda de modo direto para piorar o cheiro diferente.

            H- Quedas de Blocos Terrestres: Consequências da Poluição do Solo

As regras do país ao que tange aos mananciais não são executadas de forma correta. Ao olhar ao redor de grandes bacias hidrográficas estão estabelecidas casas em locais que não deveria existe nada artificial a não ser estrutura que serve para recolher a água. O problema de moradia consiste em ponto a se considerar, embora também haja aspectos culturais nos quais moradores ribeirinhos não querem abandonar o padrão de vida para seguir às residências de alvenaria construída em projetos do poder público e que possuem sistema de saneamento adequado.

Com o excesso de poluição existe a probabilidade solo ficar pobre ao ponto de acontecerem grandes deslizamentos de blocos terrestres em morros que podem ter moradores, por consequência a chance de existir tragédia aumenta com o número de habitantes que poluem o solo, de forma principal quando a chuva retira a pouca consistência da terra.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bem resumido gostei!

    alecia 16 de julho de 2015 6:55
  • Achei resumido amei!

    alecia 16 de julho de 2015 6:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *