Biodiversidade – A Diversidade da Vida

A diversidade biológica ou biodiversidade é um tema que vem ganhando grande destaque nas discussões sobre as questões ambientais, sendo sua preservação considerada um dos pontos fundamentais para a manutenção do equilíbrio saudável do meio ambiente do planeta terra. É importante salientar que somente o Brasil abriga uma quinta parte da biodiversidade do planeta.

Conceituando a biodiversidade

Biodiversidade - A Diversidade da Vida

Biodiversidade - A Diversidade da Vida

Não existe uma definição de biodiversidade consensual, no entanto os diversos conceitos trazem o mesmo fundamento, a diversidade biológica ou biodiversidade pode ser definida simplesmente como a diversidade das formas de vida existente no planeta terra, desde os microorganismos até a flora e a fauna e os variados complexos ecológicos onde eles ocorrem.

A biodiversidade ainda pode ser entendida como a associação de diversos componentes hierárquicos: comunidade, ecossistemas, populações, espécies e genes de uma região definida, assim a biodiversidade de uma região e diferente de outra, variando entre as regiões ecológicas diferentes, sendo que a biodiversidade das regiões tropicais é mais rica do que a biodiversidade das regiões de clima temperado.

O termo biodiversidade como um conceito de diversidade biológica passou a ser amplamente utilizado pelos cientistas e ambientalistas a partir da década de 80 quando iniciaram os movimentos pela preservação das espécies.

A importância da biodiversidade

Ambiental

Ambiental

Podemos afirmar sem nenhuma dúvida que a biodiversidade é fundamental para a sobrevivência do planeta e da espécie humana, pois as diversas espécies animais e vegetais, assim como os fungos e outras espécies vivas formam importantes ecossistemas e cadeias alimentares, onde cada uma dessas espécies tem um papel funcional, de forma que são interdependentes entre sí e o homem não é capaz de mensurar as conseqüências da extinção de uma só espécie, seja ela a menor de todas, pois a biodiversidade tem grande importância para o meio ambiente e também para a economia mundial.

A biodiversidade é fonte de recursos primários, fornece comida, matéria prima para vestuário, construção, energia e medicamentos, além de outras utilizações.

A biodiversidade está ameaçada?

Natureza

Natureza

Já foram catalogados pelos pesquisadores e cientistas cerca de 1,5 bilhões de espécies diferentes de organismos vivos no planeta terra, no entanto estes números estão ainda muito longe do real, pois calcula-se que o número de espécies vivas ainda existentes seja superior a 10 bilhões, podendo ainda ser muito maior.

No entanto anualmente milhares de espécies vivas são exterminadas, e se este ritmo for mantido os pesquisadores estimam que em 3 décadas 30% das espécies hoje catalogadas estarão extintas. As principais causas da extinção das espécies são as queimadas, a poluição das águas, a pobreza dos solos, o uso de agrotóxicos, o desmatamento, e outras formas de degradação ambiental.

A conscientização da população sobre a importância vital de todas as espécies e formas de vida para o equilíbrio natural e saudável do planeta é essencial. Preservação deve ser a palavra de ordem de todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *