Tipos Climáticos do Brasil

O Brasil é o país das diversidades, e grande parte disso se deve as dimensões continentais do país, que faz com que tenha uma grande variação em seu relevo e também uma ampla diversidade climática, que também é influenciada pela grande extensão costeira do país e as dinâmicas das massas de ar que atravessam o território brasileiro, atuando diretamente sobre os índices pluviométricos e as temperaturas nas várias regiões brasileiras, sendo que algumas regiões tem média anual acima de 25º enquanto outras tem média anual inferior a 20º. São 5 os tipos de clima existentes no Brasil e neste artigo vamos conhecer um pouco das principais fatores climáticos e das características de cada tipo de clima.

Climas

Fatores Climáticos

Fatores climáticos são todos aqueles elementos naturais ou humanos que tem capacidade de exercer influencia sobre a dinâmica e as características de um ou de diversos tipos de clima. Para que possam ser entendidos precisam ser analisados em conjunto pois cada um dos fatores climáticos interfere diretamente sobre o outro, e trazem conseqüências diferentes quando acontecem isoladamente ou em conjunto. Os principais fatores climáticos são a pressão atmosférica, a mudança da órbita terrestre, a latitude e a altitude, a distância de um determinado lugar em relação ao mar, chamados de maritmidade e continentalidade, as massas de ar, as correntes marítimas, o relevo e a vegetação de um lugar.

Massa de Ar

Clima Equatorial – Clima característico da região da Amazônia, tem temperaturas altas durante todo o ano, que mantém uma variação entre 25 e 27º. As chuvas são abundantes e chegam a 2 mil milímetros ao ano.

Clima Tropical – o clima tropical caracteriza-se pela alternância entre o clima seco no inverno e no outono e clima úmido na primavera e no verão. Este clima ocorre numa grande área do território nacional, abrangendo parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.

O clima Tropical Semi-Árido – é o conhecido clima do sertão, caracteriza-se pela irregularidade e escassez de chuvas. A temperatura média fica em torno dos 27ºC, com variação de cerca de 5ºC.

Clima Litorâneo Úmido – este tipo climático acontece na área litorânea que vai do estado do Rio Grande do Norte até o litoral do estado de São Paulo. É um clima quente e úmido, com pequenas variações.

Clima subtropical – o clima subtropical é o clima típico que acontece na região sul do país, com verões quentes e invernos frios e chuvas regulares que acontecem de maneira uniforme durante todo o ano. No inverno com a chegada das massas de ar polar as temperaturas podem chegar a ficar abaixo de 0º e especialmente nas regiões serranas pode nevar. No restante da região ocorrem geadas. Este clima também acontece no extremo sul do Mato grosso do Sul e de São Paulo.

Quente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>