Tipos Climáticos do Brasil

O Brasil é o país das diversidades, e grande parte disso se deve as suas dimensões continentais, que faz com que tenha uma grande variação em seu relevo e também uma ampla diversidade climática. Somado a isso há a sua grande extensão costeira e as dinâmicas massas de ar que atravessam o território brasileiro, atuando diretamente sobre os índices pluviométricos e as temperaturas nas várias regiões, sendo que algumas regiões tem média anual acima de 25º enquanto outras têm média anual inferior a 20º.

Tipos Climáticos do Brasil

Tipos Climáticos do Brasil

São 6 os tipos de clima existentes no Brasil (Tropical, Equatorial, Tropical Atlântico, Tropical de Altitude, Subtropical e Semiárido) e neste artigo vamos conhecer um pouco das características de cada um deles.

Conhecendo os Diferentes Tipos Climáticos do Brasil

Tropical

A principal característica do clima tropical é ter duas estações bem definidas ao longo do ano, o inverno é seco e o verão é chuvoso. A média de temperaturas desse clima varia entre 18°C e 28°C. Tipo climático que está presente nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.

Praia - Clima Tropical

Praia – Clima Tropical

Equatorial

Tipo climático que se destaca por ter temperaturas bastante elevadas, a média do ano fica entre 25°C e 27°C. O intenso calor contribui para as chuvas intensas e frequentes ao longo do ano todo. Clima predominante nos estados da Região Norte, especialmente na região amazônica e nos estados do Maranhão e Mato Grosso.

Tropical Atlântico

Algo interessante a respeito desse tipo climático é que ele se estende desde o estado nordestino do Rio Grande do Norte até a o estado do Paraná, na região Sul, pela costa litorânea. No Nordeste a influência desse tipo climático é observada com mais intensidade durante o inverno enquanto no sul se manifesta mais durante o verão. A característica principal do clima tropical atlântico é ter chuvas constantes e com boa distribuição. A temperatura média é de 25°C.

Tropical de Altitude

O tipo climático que predomina nas áreas de relevo do Brasil especialmente nos estados da região Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais). A média de temperatura na região que tem influência desse tipo climático fica entre 18°C e 22°C, mais baixa em comparação com os tipos listados acima. Durante os meses de inverno é comum que aconteçam geadas.

Subtropical

A região brasileira regida por esse tipo climático é aquela que está situada abaixo do Trópico de Capricórnio (toda a região Sul e um pedaço dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul). A característica mais marcante desse clima é o inverno rigoroso com a ocorrência de episódios de neve em alguns pontos, a geada também aparece com frequência. Os meses de verão têm temperaturas elevadas e as chuvas acontecem com regularidade durante todo o ano. A temperatura média desse tipo climático é 18°C, a menor do Brasil.

Semiárido

Certamente o tipo climático semiárido é o que mais preocupa o governo brasileiro pelo fato de castigar o interior do Nordeste com prolongadas estações de seca. A temperatura média nessa área é de 27°C e as chuvas são escassas. Essas características tornam difícil o desenvolvimento de atividades de agricultura bem como a construção de reservatórios.

O Brasil é um dos países que apresenta maior variedade de climas e biodiversidade do planeta devido tanto a sua extensão continental quanto ao ponto do globo em que está localizado. Nosso país poderia tirar maior proveito dessas características com políticas públicas que se preocupassem em atender as demandas de cada área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *