Quais Espécies da Caatinga Estão Ameaçadas?

A Caatinga é um ecossistema rico e diversificado, e que apesar de ocupar até 11% (o que equivale a quase 850 mil quilômetros quadrados) do território do Brasil ainda foi pouco estudado. No entanto, apesar de não existirem muitos estudos sobre esta formação natural, a caatinga está seriamente comprometida: cerca de 80% da extensão da caatinga já foi alterada pela ação do homem.

Animais da Caatinga

Animais da Caatinga

A região do Brasil que abriga a maior parte da Caatinga é o Nordeste, mas esta formação vegetal passa pelos estados desde o Maranhão até Minas Gerais. Como recursos da Caatinga que são explorados pelas pessoas estão a água, madeira e outros vegetais, que abastecem uma população de aproximadamente 27 milhões de pessoas.

As medidas de proteção à caatinga ainda são poucas, tanto que apenas 1% da extensão deste ecossistema é protegido por reservas ambientais. Isso se dá em parte pela crença de que a caatinga não abriga grande biodiversidade, e que é um erro muito grande. A caatinga abriga diversas espécies animais e vegetais importantes, mas que não foram devidamente estudados ainda. O pior é que essas espécies estão prestes a se extinguir. Conheça algumas:

Ararinha-azul

É uma ave exótica que está desaparecendo devido ao tráfico de aves. No total existem apenas 100 exemplares em cativeiro, sendo que a maioria está fora do Brasil.
O problema é que a destruição do habitat natural da Ararinha-azul dificulta a reprodução da espécie, que está seriamente ameaçada de extinção.

Exotica

Baraúna

É uma árvore que está presente em toda a extensão da caatinga e possui alguns exemplares no Pantanal. Sua madeira é bastante resistente e por isso ela é bastante cortada para confecção de móveis, embora esteja em extinção.

Árvore Baraúna

Árvore Baraúna

Gato Maracajá

Este belo animal entrou em extinção devido a caça que sofria, pois sua pele era usada para confecção de casacos.
Além de ser caçado devido a sua pele, o gato maracajá também era caçado por traficantes de animais silvestres. E seu habitat está sendo destruído, prejudicando a reprodução da espécie.

Pele

Bicho Preguiça

Está ameaçado de extinção na fauna da caatinga, pois sua população diminuiu devido ao tráfico de animais silvestres. Como sua alimentação é baseada nas folhas das árvores, o animal é bastante prejudicado devido ao desmatamento ocorrido na região.

É importante que as pessoas se deem conta da necessidade de preservar este ecossistema tão rico, pois várias espécies animais e vegetais dependem dele. Algumas plantas como o velame por exemplo, que é eficiente para combater a febre, podem ser utilizados na medicina como alternativa a remédios existentes.
Utilizar a diversidade da caatinga em projetos artesanais poderia trazer benefícios para a população e a ajudar a preservar a região.

Trafico

Posts Relacionados

Visite outras de nossos posts e saiba mais sobre a seca na caatinga e como essas espécies sobrevivem nessa época. Conheça a vegetação da caatinga e saiba quais são as espécies que crescem neste bioma. Entenda como funciona a proteção ambiental na caatinga e veja qual a sua importância.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • pobre dos animais que estao em estincao queria muito que eles tivessem pessoas para tratar e cuidar deles. sao especies em estincao poderian cuidar deles como se fossem cuidar de uma pessoa que amam

    evelin 23 de Maio de 2012 22:05
  • tudo sobre o meio ambiente é bom lindo deus que criou pois preservar o meio ambient é preservar a vida

    ana luiza 11 de junho de 2012 13:37
  • pobres animais não viveram a vida por causa da poluição e muitos deles ja morreram se a gente não cuidar da natureza toda ela vai morrer!

    carlos lira 17 de junho de 2012 17:33
  • coitadinhossssssssssssssssssss os animais estão morrendo por causa dos seres humanos ou seja a gente!………………………………………

    camile lira 17 de junho de 2012 17:38
  • o povo da caatinga ainda não se conscientizaram da falta que os bichos estão fazendo principalmente agora com a criação de gado em que o pouco das matas que restam estão sendo derrubadas pelos próprios moradores que ainda não se deram conta da falta que esses animais estão fazendo!!!!!

    isaias 17 de setembro de 2012 23:20
  • os animasis nao devem morer foi deus que criou eles

    maria eduarda 19 de setembro de 2012 12:47
  • eu tenho pena desses animais por morrerem pela ganançia do ser humano.
    quem será que é irracional o ser humano ou eles?? QUEM SABERÁ.

    vinicius 25 de outubro de 2012 12:27
  • coitado dos animais e triste ver elesmorrendo coitadossssssss

    gabriel 13 de novembro de 2012 16:17
  • muito legal me ajudou muito no meu trabalho de ciencias!

    isabela gabriele simoes 21 de novembro de 2012 20:47
  • me ajudou muito no meu trabalho

    isabela gabriele simoes 21 de novembro de 2012 20:48
  • Amei o site.
    E é uma pena que esses animais sofrem tudo por causa nossa. O ser humano é um ser estúpido e egoísta, (bem, a maioria deles)

    Marília Carina 5 de dezembro de 2012 22:02
  • Que orror!!! Deus criou os animais para a gente aprecia-los não mata-los.

    Jozi 22 de Maio de 2013 17:29
  • amei esse site sérvio para eu fazer meu trabalho escolar muito obrigado

    lorena freitas 3 de julho de 2013 0:40
  • Booom esse site me ajudou mt no trabalho de geografia!!!!!!

    Paola Emanuelle 19 de agosto de 2013 19:08
  • Muito booom!!!!!!

    Rafaela de Brito Pires 19 de agosto de 2013 19:10
  • Muito booom!!!!!

    Rafaela de Brito Pires 19 de agosto de 2013 19:10
  • adorei rever esse animais lindos

    giselle maria 20 de agosto de 2013 0:49
  • Se liguem!!! A natureza está dando troco, está se defendendo e atacando ao mesmo tempo, porém é como se ela soubesse que também existem humanos bons, portanto não fez catástrofe mundial ainda, ela só ataca para se defender, lembrem-se disto..

    Carlos 14 de outubro de 2013 21:07
  • Fala sério, se ela quisesse acabar com esta “guerra”, fazia um tremor mundial, ou uma mega-onda, ou um super-tornado, o home não tem a MINIMA chance contra a natureza.

    Carlos 14 de outubro de 2013 21:10
  • acho mto interessante ,….. porem terrivel temos td e estamos destueindo tda essa beleza ….. nao teremos outra!

    jislane 3 de novembro de 2013 20:45
  • acho muito interessante os animais

    rubem 4 de Abril de 2014 12:03
  • 11:00

    rubem 4 de Abril de 2014 12:04
  • Nós Brasileiro que já não acredita na lei e a lei não por onde,devia-mos estudar outro meio ou a justiça contratar pessoas que realmente se preocupe com a maior riqueza que temos.Que o futuro de nosso filho,netos e a nossa natureza em geral. TIRE A VENDA DOS OLHOS JUSTIÇA A NATUREZA IMPLORA.

    Elizeu Alves da Silva Filho 14 de junho de 2015 20:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *