Fauna do México

O México é um país de diversidade biológica. Em número total de espécies, ele ocupa o quinto lugar no mundo. Ocupa o primeiro lugar no número total de espécies de répteis (640) e é o lar de mais de 1.000 espécies de aves, 450 de mamíferos (142 encontrados apenas no país) e 330 anfíbios. O número de espécies de insetos está na casa das centenas de milhares.

Fauna do México

Fauna do México

Esta diversidade pode ser explicada pelo entendimento de que o México encontra-se dentro do cruzamento do Norte e da América do Sul. Quando os continentes estavam separados, há milhões de anos, eles desenvolveram suas próprias espécies. Quando a terra os uniu, o resultado foi uma grande variação de habitat e diversas regiões ecológicas.

Mamíferos do México

A maioria dos mamíferos do México é encontrada nas zonas mais temperadas e incluem duas espécies de veados, carneiros selvagens, coiotes, raposas, ursos, leões da montanha, jaguares e linces, 4 espécies de coelhos e 350 tipos de roedores.

Os trópicos são o lar de animais como morcegos, aranhas e macacos bugios, o tamanduá sedoso, quatis e anta-de-baird, um animal herbívoro noturno que passa tempo na água.

Leão da Montanha

Leão da Montanha

Quase 30 tipos de cetáceos vivem nos mares, que vão desde a baleia azul, o maior mamífero da terra, até o menor, que é a toninha. Peixes-boi frequentam as águas quentes do litoral e podem ser encontrados em lagoas e estuários.

Aves do México

As aves do México são muito diversificadas, pois são uma mistura de espécies norte-americanas e sul-americanas. Em áreas pantanosas encontramos aves como maçaricos, garças e garças. Na floresta tropical podemos ver 19 espécies de papagaios, periquitos e araras e 3 espécies de tucanos. Nas montanhas e savanas do norte vemos beija-flores, papa-moscas e aves de rapina, como o caracará com crista, falcões e águias.

Caracará

Caracará

Répteis e Anfíbios do México

Mais de 1000 espécies de répteis vivem no México incluindo lagartos, iguanas, monstros-de-gila, jacarés e crocodilos. Existem mais de 100 espécies de cobras (das quais 20 são venenosas.)

Iguana

Iguana

Sete das oito espécies de tartaruga do mar podem ser encontradas no México e todas estão ameaçadas. São elas: tartaruga-de-kemp, tartaruga-de- couro, tartaruga-verde, tartaruga-preta, tartaruga de pente, tartaruga cabeçuda e a tartaruga-oliva.

Peixes do México

Existem 384 tipos de peixes de água doce no México e pelo menos 1.350 espécies oceânicas.

Peixes

Peixes

Insetos do México

Há entre 2.200 e 2.500 variedades de borboletas e mais de 2.000 espécies de abelhas no México. Todas desempenham um papel importante de polinização das plantas.

Borboletas

Borboletas

Imagens da Fauna do México

Posts Relacionados

Acesse outros de nossos artigos e saiba mais curiosidades do México. Conheça alguns dos mais famosos pontos turísticos do México e a história de cada um deles. Se gostar do país, saiba mais sobre o turismo no México e veja dicas para conhecer o país pessoalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adoooorooo esses animaizinhos bonitinhos!!!!!!!!
    Pena que México é um lugar poluente..

    Chris 2 de Abril de 2011 19:42
  • Meu.
    Fala sério, desde quando há isso no Mexico?

    Chris 2 de Abril de 2011 19:45
  • Achei o maximo esses bichinhos eles são lindos demais pena que estão em extinção né

    noeli 10 de agosto de 2011 13:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *