Gestão Ambiental

Muito se ouve falar hoje em dia sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e afins. O mundo vive um momento crítico ambientalmente e, existe um grande apelo para a conscientização, para que futuramente tenhamos um planeta menos poluído e com as riquezas naturais preservadas.

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

A maioria das empresas hoje desenvolve projetos visando atender aos apelos, participando ativamente no combate à degradação do meio ambiente.

O meio ambiente precisa de atenção e de atitudes ecologicamente corretas, pois só assim no futuro o mundo poderá desfrutar de um ambiente mais limpo e mais saudável.

A Responsabilidade das Empresas

Mas enfim, todo esse comprometimento gera o que se chama de gestão ambiental (GA). A gestão ambiental consiste na aplicação de medidas eficientes para que as atitudes das empresas e das pessoas não afetem de maneira agressiva o meio ambiente. Grandes responsáveis por essa implantação são as empresas, que possuem um papel muito além do empreendedorismo.

São responsáveis pelo zelo ao meio ambiente, já que a produção de muitas empresas causa danos ao ambiente. Sendo assim, essas medidas ajudam a diminuir significativamente os danos causados e consequentemente uma preservação do meio ambiente. Além de contribuir com o meio ambiente, as empresas podem se beneficiar também. Com atitudes conscientes, os gastos podem diminuir significantemente.

A Situação do Nosso Planeta

Mas, o que está acontecendo com o planeta para que haja toda essa preocupação?

Não é de hoje que nosso planeta precisa de cuidados e está ameaçado. Muitas fontes naturais estão se esgotando. A natureza está acabando e consequentemente muita matéria prima está se tornando escassa. As enchentes são uma ameaça atualmente e causam inúmeras mortes e prejuízos para as famílias e para a cidade.

Os lixos demoram a se decompor, poluindo os solos e causando inúmeros malefícios para a terra. São muitos problemas a serem citados e que denigrem e prejudicam o nosso meio ambiente.

Exatamente por isso, a Gestão Ambiental é decisiva e importante para o processo de reversão desse quadro no qual o planeta terra se encontra.

Atitudes que Fazem á Diferença

Mas ao contrário do que podemos pensar, a Gestão Ambiental pode ser aplicada na casa de cada um. Não são somente as empresas as grandes responsáveis pelo compromisso com o ambiente. Elas se tornam mais evidentes, devido à produção e aos danos diretos que afetam o meio ambiente, mas nós podemos fazer nossa parte. Se cada um fizesse um pouco, com certeza seria um grande passo para a salvação do planeta.

Podemos começar pensando nos lixos. Separá-los de acordo com a classificação já é um bom começo. Não jogar lixo nas ruas evita o acúmulo e assim evita também as enchentes. Usar papel reciclado, não desperdiçar água, já são atitudes que fazem a diferença e podem sim ajudar o nosso planeta e assim poderemos ter um meio ambiente livre de degradações e muito mais saudável para as próximas gerações!

Escrito por Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *