Técnico em Meio Ambiente: a Profissão do Futuro

A crescente demanda pela capacitação de profissionais aptos a compreender e diagnosticar os problemas ambientais recorrentes nas últimas décadas no mundo faz aumentar a oferta de cursos especializados. Em 2008 o Brasil finalmente regulamentou a profissão de Técnico em Meio Ambiente no intuito de estimular as instituições a fornecer grades curriculares compatíveis com essa nova realidade.
Há muitos anos diversas faculdades do país já oferecem cursos técnicos na área, porém a falta do registro profissional inibia o mercado de trabalho, desmotivando os profissionais. As razões reforçam os índices que indicam o gradativo aumento da procura pelos cursos a partir da regulamentação.

Tecnico

Atribuições do Técnico em Meio Ambiente

O profissional dessa área está habilitado para identificar e aplicar metodologias no intuito de reduzir os impactos ambientais. Através desse estudo, o técnico está habilitado para avaliar a qualidade do ar, da água e da terra, também considerando os níveis de poluição sonora e visual dos centros urbanos. Além de atuar diretamente em organizações de combate ao desmatamento e poluição em geral, prestação de serviços em ONGs, parques e reservas, o Técnico em Meio Ambiente também pode transpor sua qualificação através do sistema de Gestão Ambiental previsto pelo ISSO 14.001, auxiliando empresas de médio e grande porte a alcançar a certificação. Sendo assim, torna-se imprescindível a presença de um profissional da área dentro de qualquer companhia que utilize os recursos naturais da sua região.
Sua atuação também é fundamental junto ao profissional de Engenharia de Meio Ambiente, vindo a auxiliá-lo na coleta e acompanhamento de dados ambientais de uma região. Além disso, toda a burocracia relacionada às licenças operacionais e de instalações de indústrias só podem ser autorizadas mediante a avaliação desse profissional.

Estudos

Cursos Especializados

Para aqueles que encontram nessa profissão a oportunidade de seguir uma carreira, o caminho é buscar a formação em Instituições reconhecidas pelo MEC. O SENAC e o SENAI, entre as entidades mais conhecidas com unidades em todos os estados do país, oferecem cursos com cronograma diversificado. Na ordem curricular, aulas teóricas e práticas adaptadas à região do aluno colocam o aluno em contato com o que há de mais recente nos estudos ambientais realizados no Brasil e no mundo.
Faculdades públicas como o CEFET ou as unidades regionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia também disponibilizam o curso de Técnico em Meio Ambiente com possibilidades de desenvolver módulos de especialização além de oportunizar a realização de estágio.
Interessados em buscar mais informações sobre cursos, workshops e novidades da área poderão acompanhar o Portal do Meio Ambiente, um site que reúne todo o tipo de informação pertinente aos profissionais e estudantes. O espaço também permite a interação dos internautas através de fóruns, classificados de emprego e a leitura na íntegra da Revista do Meio Ambiente, que já está na 31ª edição.

Reconhecido

Por Vivian Fiorio

2 comentários

  1. Gostaria de saber se o Técnico em Meio Ambiente já possui regulamentação de sua profissão para consequente registro profissional. Vi que há um Projeto de Lei n.° 1105/2007 na Câmara Federal que trata disso, mas será que já foi aprovado?

  2. apesar de não conhecer muito bem a profissão técnico em meio ambiente, mim interessei pela ária, através desse sitie o pude mi aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>