Lixo Tóxico: O Que é e Como Evitar?

Todo o material que não queremos ou que não precisamos mais tem um destino certo: o lixo. Acontece que nem sempre tomamos o cuidado correto com o nosso lixo e sofremos as consequências, em muitos casos, sem nem saber. Pois é, sempre que depositamos um objeto no saco do lixo que temos em casa, esse pequeno objeto se não tiver um destino certo, pode causar danos ao meio ambiente, alguns são danos mínimos, porém um grande número desses danos menores, vai levar à um imenso problema.

Poluição Ambiental

Poluição Ambiental

A coleta seletiva não existe apenas para ajudar no processo de reciclagem do seu lixo sólido, ela serve também para ajudar os coletores a encaminharem objetos que são considerados resíduos perigosos, ao seu destino correto. Mas o que são afinal esses resíduos perigosos? São materiais que descartamos que podem poluir o meio ambiente ou as águas, devido os seus componentes químicos causar esse dano.

Para rotular melhor, esses resíduos receberam o nome de lixo tóxico e vamos entender melhor o que são, onde geralmente são encontrados e como fazer para dar o melhor destino para eles. Lidamos com lixo tóxico praticamente todos os dias e na maioria deles, não temos noção do que estamos movimentando, então essa nossa conversa servirá justamente para orientá-lo melhor sobre o assunto.

O Que É Lixo Tóxico?

Lixo tóxico é todo resíduo descartável que contem compostos químicos que afetam o meio ambiente. Eles são nocivos tanto à natureza quanto ao meio ambiente e podem ser despejados por grandes empresas e indústrias que movimentam esses tipos de compostos até cidadãos comuns que despejam seu lixo naturalmente. Uma boa parte do lixo tóxico na verdade é proveniente de residências. Um despejo mal orientado de lixo tóxico pode causar grandes danos à uma região e portanto, hoje em dia é comum empresas oferecerem serviço de recolhimento de materiais que contenham esses resíduos para evitar o aumento da poluição.

Podemos encontrar lixo tóxico em baterias de carro, alguns tipos de tintas, principalmente as de impressora, resíduos industriais e o maior número que é proveniente de pilhas velhas. Aquelas pilhas aparentemente sem perigo  que você utiliza para dar carga ao controle remoto da sua TV, àquele brinquedo ou objeto que tanto gosta contem mercúrio, chumbo e cádimo, compostos químicos muito pesados e que em contato com a natureza podem infectar seres vivos.

Imagem de Amostra do You Tube

Recolhimento do Lixo Tóxico

Nós temos o mau hábito de tratar o lixo tóxico como qualquer outro tipo de lixo e essa falta de separação pode prejudicar a nós mesmos. Todo e qualquer resíduo considerado tóxico deve ser encaminhado à um espaço especial onde será dado o destino, ou acumulados em zonas até que os seus componentes nocivos se extinguirem ou  são incinerados de forma que o lixo gasoso também não polua o nosso ar.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Artigo 225 do “Meio Ambiente” determina que toda e qualquer empresa que comercialize produtos que posteriormente venha a ser rotulado como lixo tóxico, tem  também que se dispor a recolher o mesmo quando não está em uso e dar um destino final de forma que não agrida o meio ambiente nem os seres vivos. Dessa forma, uma empresa de aparelhos de celular, por exemplo terá de acordo com a lei de dispor de um atendimento para recolher as baterias que passaram do prazo de validade ou que estão danificadas. Por esse artigo, algumas empresas recolhem o lixo tóxico de diversas formas, onde o cliente pode entrar em contato e a empresa envia um encarregado para recolher o material, outras empresas fazem do objeto velho como desconto para um novo e a maioria dispõem de balcões de atendimento onde o cliente pode depositar todo o material que contém lixo tóxico.

Como Descartar O Lixo Tóxico

Como Descartar O Lixo Tóxico

Abaixo, uma lista de telefones de contato onde você pode consultar qual o balcão mais próxico e deixar seu objeto sem uso.

Ericsson – Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar nas lojas da marca ou nos postos de assistência técnica

Contato através do número: 0800-174444

Gradiente - Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar pelo correio, em um envelope especial.

Contato através do número: (11) 814-8222

LG – Atendimento diferenciado para cada localidade, portanto deve ser consultada pelo telefone qual a melhor forma de entregar o material.

Contato através do número: 0800-171514

Motorola – Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar nas lojas da marca ou nos postos autorizados

Contato através do número: 0800-121244

Nokia - Atendimento diferenciado para cada localidade, portanto deve ser consultada pelo telefone qual a melhor forma de entregar o material.

Contato através do número: (11) 3039-3443

Philips – Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar nas lojas da marca ou nos postos de assistência técnica

Contato através do número:  0800-123123

Qualcomm – Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar nas lojas da marca ou nos postos de assistência técnica

Contato através do número:  0800-552362

Samsung – Recolhe apenas as baterias da própria marca. Entregar nas lojas da marca ou nos postos de assistência técnica

Contato através do número:  0800-124421

Lixo Tóxico e A Sua Saúde

Os danos à saúde causados por lixo tóxico são os mais variados possíveis e constantemente são descobertos novos problemas. O maior problema de saúde encontrado devido esses resíduos é intoxicação que ocorre através dos componentes químico, sendo a maioria dessas intoxicações causadas por pilhas. Em casos mais sérios, as pessoas podem desenvolver tumores malignos nos ovários e mamas no caso de mulheres e na próstata e testículos nos casos de homens. Esses quatro são os mais comuns podendo existir casos de outras áreas afetadas também.

No caso das pilhas, a contaminação é feita através do liquido que sai do objeto quando ele apresenta sinais de ferrugem e ou está corroído por pancadas. Este liquido em contato com água ou alimentos causam infecção direta e se em contato com solo onde existe plantação, com certeza contaminará a fruta ou o legume cultivado.

Outro caso bem comum de infecção através de lixo tóxico acontece através de agrotóxico que influenciam e muito na cadeia hormonal das mulheres, principalmente, podendo desregular o ciclo menstrual e dessa forma desenvolver algum tipo de tumor.

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

  1. Muito legal…..Continuem assim !!!! Este conteúdo me ajudou bastante, meu trabalho ficou dez..!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>