Decomposição do Lixo

As inúmeras atividades desenvolvidas pelo homem diuturnamente produzem resíduos, seja em casa, nos seus estabelecimentos comerciais, industriais, nos hospitais, nas escolas e até mesmo no campo, criando animais ou cultivando os alimentos. O desenvolvimento de avançadas tecnologias e o modelo capitalista com a produção e o consumo em grande escala vem fomentando o aumento da produção de lixo e este se tornou um dos maiores vilões das questões ambientais do planeta.

Tempo de Decomposição

Tempo de Decomposição

A Natureza e o Lixo

As plantas e os animais que morrem na natureza apodrecem e se decompõem dentro de um ciclo tão natural quanto perfeito. Seus elementos são destruídos por outros organismos vivos e se transformam voltando a terra, ao mar ou aos rios, nesse processo o “lixo” da natureza é reaproveitado, assim como ela recicla e transforma o lixo orgânico produzido pelo homem, através de processos lentos de decomposição onde esse lixo se transforma em outros elementos e obtém novas formas e utilidades. No entanto o grande volume de lixo que o homem passou a produzir sobrecarregou a natureza e não permitiu que ela realizasse a sua tarefa de maneira eficiente.

Lixo

Lixo Orgânico e Biodegradável

O lixo eu produzimos diariamente, seja o lixo urbano, industrial, etc., pode ser sólido, gasoso ou líquidos e ainda orgânico, biodegradável ou inorgânico. Boa part de nosso lixo doméstico é orgânico, ou seja, tem origem vegetal ou animal, pois são compostos de restos dos alimentos, de folhas, etc. O lixo orgânico diferentemente dos outros tipos de resíduos tem uma maior capacidade de se decompor, o que não significa que não seja igualmente poluente.

Mesmo o lixo orgânico quando depositado de forma inadequada pode ser altamente poluente do ar, do solo e da água, além de propiciar o desenvolvimento de bactérias e outros organismos transmissores de doenças. O lixo orgânico e o lixo biodegradável tem a capacidade de se decompor mais facilmente enquanto o lixo inorgânico quando jogado na natureza pode levar milênios até se decompor, reforçando assim a importância da coleta seletiva do lixo reciclável.

Organico

Tempo de Decomposição do Lixo

O tempo de decomposição do lixo pode variar de poucos meses até milênios, assim restos de verduras, frutas e legumes podem levar até 3 meses para se decompor, papel e pano de 3 meses a um ano, chicletes e filtro de cigarro de 5 a 10 nos, tampas de garrafas e madeiras pintadas cerca de 15 anos, fios de nylon e sacos plásticos mais de 30 anos, latas de conserva e alumínio de 100 anos a 200 anos, plástico mais de 450 anos, garrafas de vidro, pet, borracha e pneus o tempo de decomposição é indeterminado.

A natureza gasta uma energia vital para o equilíbrio do planeta nos longos processos de decomposição, assim os processos de tratamento do lixo como a reciclagem, os aterros sanitários, a incineração e a compostagem são ainda as melhores formas que o homem tem de lidar com o lixo que produz.

Tabela

Vídeos Sobre a Decomposição do Lixo

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Como vimos, grande parte do lixo demora muito tempo para se decompor, pois isso o ideal é que grande parte dele seja reciclada e reutilizada. Saber quais são as formas de descartar o lixo corretamente é muito importante para que cada um faça a sua parte. Os objetivos da reciclagem são diminuir a quantidade de lixo e evitar que mais elementos naturais sejam gastos na fabricação de novos materiais.


Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *