Decomposição do Lixo

Quando você joga algo no lixo que sabe que pode ser reaproveitado de alguma maneira sente alguma culpa? Todos vivemos no planeta Terra e devemos zelar pelo bem do nosso planeta evitando assim o acúmulo de lixo que demora para ser decomposto. Conhecer o tempo de decomposição de cada item que é descartado é uma forma de se tornar mais sensível a questão do problema do lixo.


Entendendo o Ciclo da Matéria

Pensando na natureza como um sistema percebemos o quanto ela é inteligente uma vez que quase tudo nasce, cresce, se reproduz, morre e é decomposto fornecendo matéria para que outra vida possa nascer. Animais e plantas cumprem esse ciclo e retornam para o sistema na forma de energia para que novas vidas possam se estabelecer na Terra. Isso nos faz pensar que a natureza possui um sistema de reciclagem muito mais eficaz que os seres humanos.

O grande problema que o homem enfrenta em relação a sua produção de lixo é não ter o cuidado de pensar no tempo que cada item precisa para ser decomposto e evitar o uso de matérias-primas que não se decompõem em nenhum tempo. Embora a natureza possa contribuir nesse processo de reciclagem do lixo decompondo parte da matéria descartada não consegue atender a grande demanda.

Tabela de Decomposição do Lixo

Tabela de Decomposição do Lixo

Boa parte das matérias que passam pela manufatura humana não é biodegradável, o que significa que não tem facilidade para ser decomposta. Exemplos de produtos difíceis de serem reabsorvidos pela natureza incluem vidros, latas e certos tipos de plástico. Estando presente na natureza sem se desfazer esses itens acabam gerando o que conhecemos como poluição.

A Importância da Reciclagem do Lixo

Muitos dos produtos que demoram anos para serem decompostos pela natureza podem ser reaproveitados se tornando outros itens úteis. O fato de poder evitar que esses itens sejam descartados é uma grande ajuda para o meio ambiente. Além de contribuir para evitar o acúmulo de lixo a reciclagem assume importante papel para reduzir a extração de matérias-primas da natureza.

Decomposição do Lixo

Decomposição do Lixo

Atualmente, ainda não temos tecnologia e expertise para reciclar todos os tipos de embalagem, no entanto, muitos estudos têm sido realizados nesse sentido. Num futuro próximo podemos chegar a um ponto em que tudo o que usamos possa ser devidamente transformado para não se ficar acumulado na natureza degradando o meio ambiente.

Tempo de Decomposição de Alguns Produtos

Você sabe quanto tempo demora para que uma folha de papel seja decomposta ou mesmo para que o miolo de uma maçã deixe de existir? Ao descobrir o tempo que diferentes tipos de matéria levam para se decompor temos certeza que você terá mais cuidado com o que joga fora. Lembre-se que reciclar e reutilizar são excelentes práticas para o futuro!

Papel – 3 meses

Esse tempo é estimado para uma folha de papel comum num lugar úmido, pois papéis como o jornal e o toalha usado na cozinha podem levar muito mais tempo. A demora para que o papel seja decomposto se justifica por um dos seus componentes, a lignina que tem moléculas maiores do que as bactérias responsáveis por dar fim a essa matéria. Quando num local seco as estruturas vegetais do papel se tornam mais rígidas dificultando ainda mais o trabalho das bactérias.

Palito de Fósforo de Madeira – 6 meses

Sabe os fósforos que você usa na sua cozinha? Eles se decompõem num período a partir de 6 meses, se estiverem num local seco pode demorar mais do que isso. Também feitos com lignina tem uma estrutura muito rígida que começa a ser desfeita quando é invadida por fungos e insetos chamados de xilófagos (os que comem madeira).

Matéria Orgânica – 6 a 12 meses

Quem mora em estados com clima mais ameno como no Sul e Sudeste do Brasil deve saber que a matéria orgânica que produz leva mais tempo para ser decomposta. Um simples miolo de uma maçã pode levar cerca de um ano para desaparecer da natureza em temperaturas mais frias. Nos locais mais quentes esse mesmo miolo leva em torno de seis meses para ser decomposto pelos micro-organismos e insetos.

Matéria Orgânica

Matéria Orgânica

Cigarro com Filtro – 1 a 2 anos

Que o cigarro faz mal a saúde todo mundo já sabe, mas que ele também pode ser muito nocivo para o meio ambiente talvez nem todo mundo saiba. O problema é maior nos cigarros com filtro que tem acetato de celulose na sua composição que levam mais tempo para serem desfeitos pelos fungos e bactérias. Os cigarros sem filtro desaparecem do meio ambiente num período de cerca de 4 meses. Não jogue bitucas de cigarro no asfalto, pois independente do tipo pode levar muito mais tempo para ser decomposto.

Goma de Mascar – 5 anos

Você deve estar pensando que realmente a goma de mascar ou popular chiclete faz realmente mal já que demora tanto para ser destruído pela decomposição. Assim que é descartado no meio ambiente o produto começa a ser decomposto pela ação da luz e do oxigênio que removem a sua elasticidade. Sendo a goma composta por resinas naturais e artificiais pode permanecer no processo de decomposição por até 5 anos. O melhor é torcer que mais chicletes grudem em solas de pessoas distraídas…

Decomposição do Lixo

Decomposição do Lixo

Metais – 10 anos

Um dos itens mais delicados dessa lista já que os metais teoricamente nunca se decompõem. Latas que sejam feitas de aço podem levar até 10 anos para se transformar em óxido de ferro, observe que a mesma é transformada, mas não deixa de existir. Já latinhas de alumínio como as de refrigerante nunca se decompõem. Um problema bem sério pensando no tanto de latinhas de refrigerante vendidas no planeta por hora, não é mesmo?

Plástico – Mais de 100 anos

Algo curioso em relação às embalagens de plástico é que as suas virtudes são exatamente as responsáveis por sua dificuldade de se decompor. O plástico tem resistência a umidade, dura bastante tempo e resiste até a ação de produtos químicos. Com todas essas características é fácil entender porque demora tanto para se decompor. Outra questão relevante é que as embalagens plásticas surgiram apenas no século passado de maneira que ainda não se pode estimar quanto tempo demoram de verdade para se decompor, estima-se que mais de 100 anos.

Vidro – 4.000 anos ou jamais

Dentre os achados dos arqueólogos estão utensílios de vidro sabia? Isso porque tem itens feitos desse material que estão no mundo há mais de 2.000 mil anos sem se desfazer nunca. O vidro é composto de sódio, areia, aditivos e cal de maneira que dificilmente é desfeito. Acredita-se que quando submetidos a processos de erosão e ação química possa se desfazer em cerca de 4.000 anos.

Impacto do Tempo de Decomposição no Lixo de Cada Dia

Observando o seu lixo de casa você já pode ter uma ideia de quanto tempo ele impactará o meio ambiente. Levantamento a respeito da produção de lixo da cidade de São Paulo aponta que cerca de 50% do lixo produzido é composto de papel. Os demais 50% ficam distribuídos da seguinte maneira: 20% é matéria orgânica; 13% vidro; 10% metais e 7% plástico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • massa piv

    dri 7 de Abril de 2010 22:30
  • eu quero fezer uma pergunta quantos anos a machinha de modela demora para se deconpor

    lucas 11 de setembro de 2011 14:03
  • legal é cuidar do ambiente!!!

    marinna 11 de outubro de 2011 18:35
  • ESTOU ESTUDANDO SOBRE O LIXO E ACHO MUITO BOM TER ESSE CONHECIMENTO NO MEU DIA A DIA E TENHO PARTICIPADO MUITO DESSE CITE

    HEMILAYNE THAIS 27 de outubro de 2011 22:48
  • legal isso vou copiar para minha fera de ciencias

    eduarda 10 de novembro de 2011 16:59
  • o lixo deve ser enterado e nao dexar jogado pelas matas por que polui o palneta e ira acabar com a camada de oxonio e vai ficar um calor isuportavel e todos nos morreremos .
    meu nomè:Daniel

    danielribeiro 30 de novembro de 2011 13:44
  • e legal ne muito legal fasendo cartais

    vg 15 de Maio de 2012 22:19
  • ajudou muito meu trabalho

    re 10 de junho de 2012 20:25
  • mais quantos anos demora

    sandy 14 de junho de 2012 21:20
  • Devemos preservar o meio ambiente,fazer com que a natureza seje mais bonita e saudável,a natureza está pior do que o próprio ser humano cheia de poluições e catastrófe…o que será dos nosssos antecedentes sem uma natureza saudável?
    sinceramente não serão nada,apenas pessoas doentes sem saúde…vamos melhorar nosso ambiente pessoal…uma andorinha sozinha não faz verão…cooperemos para o bem do nosso mundo!!! quem quiser ser meu amigo(a) esse é meu contato: anne.salvatore@hotmail.com Obg =]

    Sakumanny Ambrógio 5 de julho de 2012 15:53
  • CM Punk melhor do Mundo .

    CM Punk 31 de julho de 2012 16:54
  • cansei de copiar

    stephany 24 de agosto de 2012 23:17
  • dorei serviu para fazer meu trebalho do colegio

    rafaela 16 de outubro de 2012 16:23
  • adorei serviu para fazer meu trabalho do colegio

    rafaela 16 de outubro de 2012 16:29
  • essas informaçoes foram ultilisadas para eu fazer meu dever de casa aindea bem

    yngrid 31 de Março de 2013 22:11
  • trabalho de escola

    eduarda 3 de Abril de 2013 17:33
  • gostei muito

    richard 14 de Maio de 2013 15:32
  • amei ifiz meu trabalho e ficou pessimo

    vitoria 28 de Maio de 2013 12:27
  • gostei

    * *

    vitoria 28 de Maio de 2013 12:31
  • hehe ta bom pra feira de ciências …TAMU JUNTO

    Nome------- 18 de junho de 2013 19:14
  • adorei meu trabalho do colegio ficou completo com este saite bjsss!!!!!

    giulia 7 de Abril de 2014 15:04
  • quanto tempo leva para decompo uma comida

    samara 15 de Abril de 2014 0:51
  • Obrigada , vocês me auxiliaram como trabalho de ciências.

    beatriz 25 de Abril de 2014 21:07
  • e so a baixa que todas suas duvidas rerao respondidas

    leticia 15 de setembro de 2014 23:09
  • muito legal saber sobre a decomposiçao do lixo

    emily 30 de setembro de 2014 23:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *