Gestão De Impactos Sociais: Características Gerais

Mesmo com os estudos sobre impactos sociais presentes há certo tempo se pode dizer que o tema representa novidade em termos empresariais. Empresas percebem que possuem certa responsabilidade por trabalhadores que atuam no sentido de gerar lucros. Não se pode ignorar o fato de que empreendimentos também possuem responsabilidade dentro das comunidades.

Investir no social está além de se preocupar com a saúde e segurança no trabalho. Empresa com gestão de impactos sociais sabe em que contexto afeta a sociedade e por vezes por resolver problemas que em tese não foram criadas por elas, como o apoio a educação para famílias carentes, cuja obrigação é do governo, por exemplo.

Gestão De Impactos Sociais: Características Gerais

Gestão De Impactos Sociais: Características Gerais

Envolvimento Da Sociedade

Estudos da comunidade, população, pessoas também fazem parte de componentes frequentes nos estudos de impacto ambiental, além do entendimento dos impactos ambientais que acontecem de modo direto. Poder público deve exigir com que impactos causados por empreendimentos em âmbito social sejam estudados e analisados de modo quantitativo e qualitativo.

Envolvimento Da Sociedade

Envolvimento Da Sociedade

De acordo com especialistas a gestão apenas funciona quando os trabalhadores e comunidade são ouvidos de modo verdadeiros. Por este motivo que empresas preocupadas estabelecem canais de diálogos com enquetes diretas ou prestação de ouvidoria, caso de telefone, jornal da empresa, entre outras modalidades.

Depois que pontos positivos e negativos são identificados por empresas e trabalhadores podem ser traçados planos com denominador comum e delineado, com ênfase nas ações direcionadas a solucionar pontos considerados críticos e as principais demandas apontadas por enquete.

Gestão: Revolução

Pensadores apontam que o tipo de gestão é considerado revolucionário, visto que tomadas de decisão da empresa atendem necessidades inerentes ao meio social em que se insere e não com relação direta das vontades políticas ou produtivas impostas por diretores e presidentes.

As doutrinas críticas do capitalismo aponta que desde o surgimento do sistema no mercantilismo as empresas não se preocupavam com o social, impondo longas horas de trabalho em troca de salários pequenos. Aos poucos o sistema concedeu espaço aos trabalhadores que começaram a ser organizar em organizações e sindicatos.

Na atualidade o governo aumenta as obrigações das empresas para com a qualidade de vida, as regras trabalhistas brasileiras são consideradas como uma das melhores do mundo, conforme afirma o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto.

Vale ressaltar o fato de que a gestão dos impactos sociais não possui dependência direta apenas com as grandes empresas, mas sim com direcionamento das verbas às atividades que visam o social. Necessário apenas ter gerenciamento empresarial, independente do porte.

Possuir responsabilidade social representa ir além de apenas cumprir as leis trabalhistas no que tange a segurança, padrões de saúde oferecer cesta básica. Empresas com o papel conhecem a funcionalidade à comunidade, bem como os impactos que podem ser gerados. Procura manter canal aberto ao povo consumidor e na medida do possível pode reparar danos que não foram causadas por elas, como apoio a educação, por exemplo, cuja responsabilidade é do governo em grande parte dos países civilizados.

AIS: Avaliação Dos Impactos Sociais

Avaliação de impacto social consiste em metodologia para analisar os efeitos sociais dos projetos de infraestrutura e intervenções de desenvolvimento. A origem da AIS vem da avaliação de impacto ambiental do modelo, que surgiu na década de 1970 nos EUA como forma de avaliar os danos sobre a sociedade em certos esquemas de desenvolvimento e projetos, como por exemplo: Novas estradas, instalações industriais, minas, barragens, portos, aeroportos e outros pontos de infraestrutura.

Foi incorporada desde no planejamento formal os processos de aprovação em vários países a fim de classificar e avaliar como principais desenvolvimentos podem afetar as populações, grupos e assentamentos.

Avaliação também é dar importância crescente no âmbito do empreendedorismo social e investir como um meio para medir e monitorar o retorno ou saídas sociais da empresa. Definições para “avaliação de impacto social” variam de acordo com os diferentes setores e aplicações. Segundo a Associação Internacional para a Avaliação de Impacto:

“Inclui os processos de análise, monitorização e gestão das consequências intencionais e não intencionais sociais, tanto em termos positivos como negativos, de intervenções planejadas (políticas, programas, planos e projetos) e qualquer mudança no processo invocado por intervenções. O objetivo principal está em trazer ambiente sustentável  biofísico ao ser-humano”.

A Global Social Venture Define Avaliação Do Impacto Social Com Três Elementos Principais:

  1. Definição: Definir proposição do empreendimento ao valor social. Usa metodologia para descrever por que as atividades de empreendimentos levam aos resultados finais desejados.
  2. Quantificação: Identificar mensuráveis indicadores de impacto social correlacionados com os resultados desejados sociais. Explicar como os indicadores serão monitorados nas operações do empreendimento comercial normal. Fornecer cálculos para incorporar planos de ação
  3. Explicação: Explicar como os indicadores escolhidos são rastreados na parte das operações do empreendimento de negócios em andamento. Delinear plano claro e viável para a medição do impacto e avaliação, incluindo a monitorização contínua das consequências indesejadas e os efeitos negativos do negócio.

Literatura acadêmica tem desenvolvido em torno das técnicas e da aplicação, amplamente ensinada e praticada. Grandes empresas de consultoria oferecem experiência AIS.

Profissionais qualificados e acadêmicos são por vezes chamados para produzir relatórios, particularmente antes da proposta novos projetos de infraestrutura. As formações acadêmicas são diversas, mas podem incluir sociologia aplicada, antropologia, geografia, estudos de desenvolvimento e planejamento.

Há uma preocupação crescente de que projetos de todos os tipos (de grandes barragens para o trabalho a pequenas ONGs de desenvolvimento rural) sejam realizados de forma eficiente.

Retorno Social Do Investimento

Método baseado em princípios de medição financeira em relação aos recursos investidos. Ele pode ser usado por qualquer entidade para avaliar o impacto sobre as partes interessadas, identificar formas de melhorar o desempenho e melhorar o desempenho dos investimentos.

A Teoria do Impacto Social foi criada por Bibb Latané em 1981 e consiste em duas regras básicas. A primeira é que o impacto social representa resultado das forças sociais, incluindo a força da fonte de impacto, a rapidez do acontecimento e o número de fontes exercem o impacto. A segunda regra é psicossocial e diz respeito à quantidade de impacto à tendência de aumentar à medida que cresce o número de fontes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *