Tratamento do Lixo

A incontrolável produção de lixo é um dos mais graves problemas ambientais enfrentados pelo homem contemporâneo, que precisa encontrar formas adequadas de depositar e tratar o lixo para que causem o menor dano possível ao meio ambiente, evitando tanto quanto possível, a poluição ambiental. Nesse contexto foram desenvolvidas diversos métodos para o tratamento de lixo, de acordo com o tipo de resíduos que se referem.

Tratamento do Lixo

Tratamento do Lixo

 

Todos as alternativas e métodos desenvolvidos até hoje para o tratamento do lixo tem em si vantagens e desvantagens. Aqui vamos apresentar um breve relato dos principais tipos de tratamento para o lixo urbano, hospitalar e industrial, assim como para o lixo comercial, que são o aterro sanitário, a incineração, a reciclagem e a compostagem.

Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são instalações apropriadas para receberem os resíduos sólidos, que são compactados no terreno, podendo ser enterrado no solo ou somente depositado acima do solo. Estes aterros só podem ser construídos em locais autorizados pelos órgãos ambientais e devem obedecer regras rígidas.

Aterros Sanitários

O local onde os resíduos vão ser depositados devem ser revestidos de tal forma que quando vem a chuva e se forma a lixívia, as substâncias químicas que se agregam pela decomposição do lixo não possam penetrar na terra e causar danos a fontes de água por exemplo. Depois de preenchido seu limite esses aterros devem ser lacrados também com plástico e cobertos com terra, se possível deverá haver o plantio de algum tipo de planta, diminuindo os impactos ao ambiente.

Os aterros sanitários têm baixo custo e grande capacidade e são a forma de tratamento mais comum em todo o mundo, havendo no entanto o risco de contaminar as fontes de água subterrâneas.

Incineração

São como grandes fornos onde os resíduos sólidos são queimados a altas temperaturas e filtros também inibem que os gases produzidos sejam lançados no meio ambiente. A icineração é utilizada principalmente para o tratamento do lixo hospitalar. É um método seguro e reduz significativamente o volume de lixo, sua grande desvantagem é o seu alto custo.

Incineração

Incineração

Reciclagem

A reciclagem do lixo é uma forma de tratamento do lixo reciclável, que então é reutilizado na produção de outros produtos. A reciclagem diminui muito o volume de lixo e é adotada em todo o mundo. Tem baixo custo, gera economia financeira e dos recursos naturais.

Reciclagem

Reciclagem

Compostagem

A compostagem é uma forma de tratamento do lixo orgânico. Através da compostagem os resíduos orgânicos ou biodegradáveis como restos de alimentos, fezes de animais, restos de plantas e outros são armazenados em locais adequados e com a aplicação do método se cria um composto que é utilizado como fertilizante, pois melhora a textura da terra. A compostagem diminui o volume do lixo orgânico, e é um método de tratamento de baixo custo.

Compostagem

Posts Relacionados

Acompanhe mais informações sobre a reciclagem do lixo orgânico e como ela é feita. Saiba quanto tempo leva para acontecer a decomposição do lixo orgânico e como deve ser feito o descarte correto. Entenda como é feita a compostagem do lixo e como ele é transformado em adubo natural.

12 comentários

  1. boaaaaaa

  2. muito obrigado pela precessa bjss

  3. Vivi santos a deboxada

    “Moral veio gostei bastante quem não gostou é um bestão gotou! Quem ńão gotou se não gostou pague para ver!”

  4. Ameeiiiii

  5. Brigado Ajudo Muito….

  6. Brigado Ajudo muito …

  7. GOSTEI MUITO PARABÉNS

  8. mmuuuiittooo bbboommm….

  9. muito bom me ajudou muito
    :) Obgduh

  10. Muito bom Me Ajudou muito
    :) Obgduh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>