Tipos e Causas da Poluição

A poluição é atribuída ao ato de contaminar o meio ambiente através da introdução de certos agentes perigosos que perturbam o ecossistema e afetam direta ou indiretamente os organismos vivos de um ecossistema. A poluição, em geral, é a atividade de perturbar o sistema natural e o equilíbrio de um ambiente.

O aumento da poluição pelo homem ao longo dos anos tem causado graves danos ao ecossistema da Terra. Ele é responsável pelo aquecimento global, que está levando ao fim todas as vidas na Terra.

Fumaca

Fumaca

Ao longo dos anos, há um aumento extremo na taxa de doenças e na taxa de morte de vários animais e plantas na terra, e isso é fruto da poluição causada pelo próprio homem. Existem muitos tipos de poluição, mas quatro delas têm o efeito mais perigoso em nossas vidas. Logo abaixo, você verá os quatro tipos mais perigosos de poluição e suas causas:

Poluicao

Poluicao

Poluição Atmosférica

A poluição do ar é talvez o tipo mais comum e mais perigoso de poluição. Ela envolve a liberação direta dos produtos químicos para o ambiente. O aumento da taxa de doenças tais como a asma e câncer do pulmão, que ocorrem devido ao aumento da poluição do ar. A poluição do ar é também uma causa do aquecimento global e das chuvas ácidas.

Causas da Poluição Atmosférica

Basicamente, a poluição do ar é causada pela queima de combustível que libera diretamente produtos químicos para o ar. Por exemplo, a combustão do dióxido de enxofre lança um gás venenoso que é responsável pela chuva ácida.

Poluição do Solo

A poluição do solo envolve a contaminação dele pela liberação de substâncias nocivas. Ao contrário da poluição do ar, que tem um efeito direto nas vidas humanas, a poluição do solo causa um dano indireto para os seres humanos e outros animais.
Os nutrientes extraídos pelas plantas são então transferidos para os consumidores, que dependem destas plantas. Assim, um solo composto de contaminantes não afetará apenas as plantas que crescem sobre o solo, mas também prejudicam toda a cadeia alimentar.

Rio Poluicao

Rio Poluicao

Causas da Poluição do Solo

A poluição do solo é causada principalmente pela liberação de resíduos industriais. Estes resíduos são diretamente incorporados ao solo por grandes indústrias e fábricas. A poluição do solo também é causada por atos humanos, como mineração e desmatamento.

Poluição da Água

Três quartos da superfície da Terra é coberta com água, e mais da metade da população total de espécies da Terra reside na água.
Além disso, a vida depende em grande parte da água e a vida sem água é impossível. A poluição da água não afeta apenas os peixes e animais que vivem na água, mas também afeta toda a cadeia alimentar, pela transferência de contaminantes para os consumidores.

Posts Relacionados

Saiba mais informações sobre o assunto e quais são as consequências da poluição do solo em outros de nossos artigos. Conheça algumas medidas para diminuir a poluição ambiental e também formas de prevenir a poluição, com cada um fazendo a sua parte.

Um comentário

  1. as pessoas riem de mim pq sou diferente< eu rio delas pq são todas iguais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>