Poluição dos Rios

Água é vida, com certeza você já escutou essa máxima muitas vezes, ela é verdadeira e por isso vem motivando a crescente preocupação com a qualidade da água dos nossos rios. O mundo enfrenta sérias dificuldades no cenário ambiental com destaque para a poluição das águas dos rios. Poluir os rios é uma maneira de minar a própria existência humana, mas parece que nem esse fato tem aberto dos olhos de alguns países.

Poluição dos Rios

Poluição dos Rios

Na Europa existe uma série de processos pensados para despoluir os rios enquanto que no Brasil esse ainda é um dos problemas mais difíceis de eliminar. Nosso país ainda está dentre os países que mais poluem as águas dos seus rios. Abaixo listamos as principais causas de poluição dos rios brasileiros. Saiba também quais são as consequências terríveis que essa poluição pode ter.

Principais Fontes Poluentes de Rios no Brasil

O Esgoto Doméstico

Estudos apontam que somente 37,9% do esgoto doméstico do país passa pelo tratamento adequado. A grande porcentagem que não é tratada e desagua nos rios brasileiros é muito danosa. Quando esse esgoto chega sem tratamento nos rios aumenta consideravelmente a matéria orgânica presente na água de maneira a dificultar a vida de alguns seres essenciais para o ecossistema. O surgimento de novos seres num ecossistema dificultando a reprodução de outros recebe o nome de eutrofização.

O despejo direto do esgoto doméstico nos rios causa problemas bastante sérios como a morte de muitas espécies de peixes assim como o mau cheiro que torna desagradável estar perto desses rios. Além disso, o acúmulo de lixo nos rios é um fatores principais das enchentes que destroem a vida de muitas pessoas e que ainda causam diversas doenças.

O Esgoto Industrial

Grande parte do problema da poluição dos rios teve início durante a Revolução Industrial no século XVIII. Nesse período a indústria cresceu espantosamente e passou a despejar os seus efluentes diretamente nos rios. Os tipos de resíduos lançados nos rios é bastante variada de acordo com o tipo de indústria. Dependendo do tipo de indústria o efluente tende a ser mais ou menos tóxico.

Mas, de uma maneira geral esses efluentes apresentam toxicidade para os seres vivos do ecossistema e também para os seres humanos que utilizam essa água. Alguns casos de epidemias de doenças tem como início a poluição da água de um rio.

Poluição por Metais Pesados

Um dos tipos de poluição dos rios mais perigosa para os seres humanos, chama-se de poluição por metais pesados aquela em que existe liberação de metais como cadmio, chumbo e mercúrio nas águas podendo causar acúmulo no organismo que acarreta em doenças como o câncer, por exemplo.


De maneira geral essas substâncias são liberadas na água a partir de efluentes não tratados despejados nos rios por empresas. Certos tipos de resíduos da indústria precisam passar pelo correto tratamento para não deixar traços de metais pesados nas águas dos rios quando dispensados.

Lixo de Maneira Geral

Uma das consequências mais graves do despejo de lixo nos rios é que esses resíduos acabam sendo levados pela correnteza para o mar em que se somam aos resíduos despejados por embarcações se transformando em armadilhas para muitos animais marinhos. Os animais podem confundir esses resíduos com alimento e acabar morrendo sufocados ou intoxicados.

Lixo de Maneira Geral

Lixo de Maneira Geral

POPs – Poluentes Orgânicos Persistentes

Os poluentes que fazem parte desse grupo são aqueles que apresentam muita dificuldade para se degradar. Como não se desfazem com facilidade permanecem por muito tempo no meio ambiente gerando poluição e o mais grave de tudo é que mesmo com o passar do tempo não deixam de manter o seu potencial de poluentes.

Quais São os Rios Mais Poluídos do Brasil?

Infelizmente nosso país conta com uma quantidade alarmante de rios poluídos e dentre os que apresentam os casos mais graves estão: Rio Tietê (em São Paulo); Rio Pinheiros (em São Paulo); Rio Iguaçu (no Paraná); Rio Capibaribe (em Pernambuco); Rio Gravataí (Rio Grande do Sul); Rio das Velhas (em Minas Gerais); Rio Tamanduateí (em São Paulo).

Quem sabe um dia esses rios podem seguir o exemplo de rios de outros pontos do mundo que passaram por processo de despoluição como o Rio Tâmisa (na Inglaterra) assim como o Rio Sena (na França) e o Rio Neiva (em Portugal).

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • é interesante me ajudou muito

    maria 14 de agosto de 2010 17:49
  • muito bom o conteúdo.simplificado e fácil.

    elisangela 30 de setembro de 2010 18:56
  • adoro

    maria 27 de junho de 2011 20:01
  • como gostaria que parasem de poluir

    maria 27 de junho de 2011 20:03
  • OI

    HELEN 9 de agosto de 2011 13:11
  • oi

    EVELYN 9 de agosto de 2011 13:12
  • nossa que horror essas aguas poluidas

    karin 13 de setembro de 2011 18:09
  • TEM GEMTE QUE BEBE ESSA AGUA QUE OROOO

    laura 26 de setembro de 2011 14:56
  • Precisamos urgentemente nos conscientizar quanto a questão relacionada ao meio ambiente.
    Já ouvimos até demais sobre este assunto porém, o que falta é colocar em prática o que aprendemos.
    Quantos de nós sabemos que é proibido dirigir bêbado?,e continuamos cometendo essa INFRAÇÂO!!
    Acordem Humanidade,Brasileiros, pois do “nosso” futuro dependem de cuidarmos bem da Mãe Terra.

    Natilde Bandeira de Souza 18 de outubro de 2011 22:36
  • me ajudou demais!!!!!!!!

    Wilhem 23 de Maio de 2012 23:10
  • eu acho q ta na hora de mudarmos a cara do brasil .vamos gozar muito antis do mundo se acabar sexo , nao e arte ,sexo e uma prova de amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrd, de RONY 100%GOSTOZO

    Rony Mmiranda 5 de setembro de 2012 20:33
  • pareçe que esse problema nunca vai ter fim!!!!!!.

    Ana Elen 17 de setembro de 2012 13:49
  • Gostei muito da materia me ajudou muito com o meu dever de casa . Agradeço

    Stephany Fernanda 20 de outubro de 2012 15:00
  • As pessoas tinham que pensar bem antes de fazer merda,como polui os rios.muita gente esta sofrendo por causa disso,tem uma pessoa que em vez de falar uma coisa seria fica falando de sexo e goza.a poluição é um assunto serio que no futuro pode prejudicar mita gente,ate vc mesmo que leu ou esta se espresando.pense bem anes de poluir os rios

    selena gomes 4 de Março de 2013 20:02
  • não joge lixo na rua

    alex lucas 8 de Maio de 2013 15:58
  • nossa,isso é muito ruim para o meio ambiente,me faz ter vergonha disso 🙁
    Mas por outro lado me ajudou muito !!!
    Obrigada!

    sophia 27 de julho de 2013 17:29
  • eu acho uma falta de respeito porque todos nao devia critica : mais sim ajuda a melhora o planeta *mais essas resposalibilidades nao sao pra todas pq quase 60 % das pessoas cuida das suas obrigacoes ( jogando lixo no lixo)

    sara de souza silva 16 de agosto de 2013 14:33
  • não jogue lixo na rua e nem nos rios

    juliana 19 de setembro de 2013 20:32
  • isso nao e bom para o mundo se cotinuar fazendo isso ta poluindo o mundo gente nao faza isso por favor

    sara 11 de outubro de 2013 22:11
  • Nossa q Orror , esse Povo Ficam Poluindo Rios e Mares .. 🙁

    Poor Outro Laado Me Ajudou Bastante No Trabalho escolar .. Muiito Obgdo 🙂

    Flávia 2 de dezembro de 2013 18:06
  • coler gente

    adriana 13 de Abril de 2014 22:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *