Poluição dos Rios

A poluição dos rios, oceanos, lagoas, enfim, da água de uma maneira geral vem se transformando no grande desafio para a humanidade. Ao redor do mundo as pessoas se reúnem em debates, fóruns, seminários e eventos diversos nos quais o tema central é o Meio Ambiente Poluído e as suas graves consequências para a manutenção da vida no nosso planeta, e como todos sabem a água consiste no bem natural mais precioso, a sua possível falta é um problema de dimensões talvez inimagináveis.

Poluição

As mudanças nos padrões de comportamento do homem frente a esta situação se fazem urgentes, não podemos aceitar que o uso indiscriminado da água bem como o descaso com as suas fontes naturais prossiga em detrimento da Qualidade de Vida do ser humano sobre a terra.

Causas e Consequência da Poluição dos Rios

A grande revolução industrial que teve inicio em meados do século XVIII tem sido apontada como a principal causadora de diversas Formas de Poluição, entre elas a poluição dos rios. O desenvolvimento das indústrias trouxe consigo uma grande geração de dejetos químicos que somados a mineração desmedida e aos poluentes como esgotos sem tratamento, os problemas do Lixo nas Grandes Cidades, etc., vem destruindo gradativamente o meio ambiente.

Consequencia

A Natureza e sua Beleza são muito apreciadas por todos, mas devemos entender que os cuidados dispensados a ela vão muito além de cenários espetaculares a serem admirados, sendo assim a conscientização deve nos levar a atitudes de preservação em tempo integral. As consequências do desmatamento, da poluição dos rios, sonora, poluição do ar, etc., geralmente são cumulativas e os seus efeitos podem demorar a surgir em alguns casos, mas as Doenças causadas pela poluição das águas são um risco eminente para pessoas que vivem sem as minimas condições sanitárias.

Imagem de Amostra do You Tube

Da população mundial, aproximadamente um milhão de pessoas não dispõe de água potável. Os principais poluentes da água são óleo de cozinha e de automóveis, detergentes, gasolina, tintas, resíduos industriais, fertilizantes agrícolas, metais pesados como zinco, mercúrio, alumínio e chumbo.

Soluções Para a Poluição dos Rios

Lixo

Os fóruns mundiais a cerca deste tema deram origem a definição de medidas a serem consideradas para a preservação de recursos hídricos. Existe um consenso de que a água doce é essencial a manutenção da vida, sendo assim a sua defesa é imprescindível, e para tanto devemos superar desafios como o direito da população à agua potável e condições sanitárias adequadas; acesso a alimentação saudável; proteção de ecossistemas e de mananciais; administração dos riscos; dar valor a água; dividir os recursos hídricos e administrar os mesmos de forma eficiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Além dessas medidas, não Esqueça de que cada um de nós tem a sua parcela de responsabilidade nesta questão, pois o uso consciente da água é importante e faz uma enorme diferença a nível mundial. Somos todos moradores desta grande aldeia chamada Terra, portanto somo todos responsáveis pela manutenção da vida sobre ela, e esta vida depende essencialmente de água.

Posts Relacionados

Saiba quais são as condições dos rios brasileiros e quais são as medidas para recuperar os que estão poluídos. Veja uma lista com os rios mais importantes do mundo e o motivo de terem esse lugar de destaque. Por fim, conheça os maiores rios brasileiros e saiba onde estão localizados.


Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • é interesante me ajudou muito

    maria 14 de agosto de 2010 17:49
  • muito bom o conteúdo.simplificado e fácil.

    elisangela 30 de setembro de 2010 18:56
  • adoro

    maria 27 de junho de 2011 20:01
  • como gostaria que parasem de poluir

    maria 27 de junho de 2011 20:03
  • OI

    HELEN 9 de agosto de 2011 13:11
  • oi

    EVELYN 9 de agosto de 2011 13:12
  • nossa que horror essas aguas poluidas

    karin 13 de setembro de 2011 18:09
  • TEM GEMTE QUE BEBE ESSA AGUA QUE OROOO

    laura 26 de setembro de 2011 14:56
  • Precisamos urgentemente nos conscientizar quanto a questão relacionada ao meio ambiente.
    Já ouvimos até demais sobre este assunto porém, o que falta é colocar em prática o que aprendemos.
    Quantos de nós sabemos que é proibido dirigir bêbado?,e continuamos cometendo essa INFRAÇÂO!!
    Acordem Humanidade,Brasileiros, pois do “nosso” futuro dependem de cuidarmos bem da Mãe Terra.

    Natilde Bandeira de Souza 18 de outubro de 2011 22:36
  • me ajudou demais!!!!!!!!

    Wilhem 23 de maio de 2012 23:10
  • eu acho q ta na hora de mudarmos a cara do brasil .vamos gozar muito antis do mundo se acabar sexo , nao e arte ,sexo e uma prova de amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrd, de RONY 100%GOSTOZO

    Rony Mmiranda 5 de setembro de 2012 20:33
  • pareçe que esse problema nunca vai ter fim!!!!!!.

    Ana Elen 17 de setembro de 2012 13:49
  • Gostei muito da materia me ajudou muito com o meu dever de casa . Agradeço

    Stephany Fernanda 20 de outubro de 2012 15:00
  • As pessoas tinham que pensar bem antes de fazer merda,como polui os rios.muita gente esta sofrendo por causa disso,tem uma pessoa que em vez de falar uma coisa seria fica falando de sexo e goza.a poluição é um assunto serio que no futuro pode prejudicar mita gente,ate vc mesmo que leu ou esta se espresando.pense bem anes de poluir os rios

    selena gomes 4 de março de 2013 20:02
  • não joge lixo na rua

    alex lucas 8 de maio de 2013 15:58
  • nossa,isso é muito ruim para o meio ambiente,me faz ter vergonha disso :(
    Mas por outro lado me ajudou muito !!!
    Obrigada!

    sophia 27 de julho de 2013 17:29
  • eu acho uma falta de respeito porque todos nao devia critica : mais sim ajuda a melhora o planeta *mais essas resposalibilidades nao sao pra todas pq quase 60 % das pessoas cuida das suas obrigacoes ( jogando lixo no lixo)

    sara de souza silva 16 de agosto de 2013 14:33
  • não jogue lixo na rua e nem nos rios

    juliana 19 de setembro de 2013 20:32
  • isso nao e bom para o mundo se cotinuar fazendo isso ta poluindo o mundo gente nao faza isso por favor

    sara 11 de outubro de 2013 22:11
  • Nossa q Orror , esse Povo Ficam Poluindo Rios e Mares .. :(

    Poor Outro Laado Me Ajudou Bastante No Trabalho escolar .. Muiito Obgdo :)

    Flávia 2 de dezembro de 2013 18:06
  • coler gente

    adriana 13 de abril de 2014 22:36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *