Como Preservar a Natureza

O meio ambiente está precisando urgentemente de ajuda. Todos devem ter em mente que preservar a natureza significa melhor equilíbrio ecológico e consequentemente do Planeta Terra.

O Brasil é o país que possui maior diversidade em todo o mundo, e por este motivo deveria estar na liderança da luta mundial contra a degradação ao meio ambiente e preservação da natureza. A melhor forma de manter a natureza preservada é mantê-la intocada, desenvolvendo-se sozinha de acordo com as condições climáticas naturais. No entanto, a humanidade é extremamente dependente das matérias-primas da floresta.  Neste sentido, como você pode preservar a natureza?

Consumo Sustentável

A natureza deve estar enraizada nos sentimentos dos cidadãos. A forma de consumo representa grande chave para que empresas entendam de forma legítima que é necessário preservar a natureza.

Veículo e Caronas

Evite andar de carro, pois o combustível gerado na atmosfera prejudica a ecologia de forma tamanha, que até mesmo a camada de ozônio é afetada, sem contar que a exploração do Petróleo pode causar diversos problemas na atmosfera, gerados naturalmente ou pelo efeito do homem.

Como Preservar a Natureza

Como Preservar a Natureza

Neste sentido, por mais que os transportes públicos do país sejam desqualificados para realizar viagens, é melhor optar por eles. Mais pessoas dentro de um veículo terrestre significa menos combustível na atmosfera, e consequentemente maior nível de preservação. Justamente por este motivo que é muito importante dar ou pegar carona. Dividir o combustível junto com todos os presentes no veículo simboliza antes de tudo dividir a responsabilidade ambiental.

Lixo Seletivo

O lixo seletivo também faz parte das lições primordiais sobre com como um cidadão pode preservar a natureza. Hoje em dia não existem tantos lixos seletivos como seria necessário, mas os elementos tóxicos ficam misturados, tornando muito difícil o processo de reciclagem.

Quem não tem este tipo de lixo nos apartamento, deve solicitar reunião com  o síndico no intuito de implantar a coleta de lixo seletivo. Ficar na dependência de que o Estado vai colocar lixo seletivo nas imediações da sua rua não representa uma saída interessante neste âmbito de discussão.

De Olho Na Crise Da Água

Apenas 05% da água existente no mundo são do tipo doce, consequentemente própria para o consumo potável.

Estatísticas apontam que caso o desperdício continue até o ano de 2030, o consumo por cada habitante no mundo deve reduzir para 30%. Justamente por este motivo que é sempre indicado evitar o desperdício de água, por isso não tome banhos longos e jamais deixa a torneira aberta. Lembre-se de que água é vida.

A constituição diz claramente que a natureza pertence a todos os cidadãos cuja nacionalidade é brasileira. Justamente por este motivo que todos os brasileiros devem participar da preservação da natureza, agindo como cidadão sustentável, denunciando todas as formas de exploração ilegal e aconselhando toda a sociedade em relação à educação ambiental.

Como Preservar a Natureza

Como Preservar a Natureza

Até não muito tempo atrás, nós não tínhamos o habito de preservar a natureza, inicialmente por falta de conhecimento dos problemas que poderiam ser acarretados no futuro. O grande problema é que esse tal futuro chegou, e agora sentimos na pela a importância de se preservar a natureza. Devemos impedir que seja mais destruída do que já esta, e com isso tentemos controlar os problemas que são acarretados por nossa própria culpa. Mas como podemos ajudar? A resposta para essa pergunta é simples e conhecida por todos: Fazendo a nossa parte! Se cada um fizer o que lhe cabe, alem de prevenir a natureza, manteremos uma sociedade mais organizada e limpa. Fazendo o mínimo necessário para preservar a natureza, estamos ajudando ao próximo também e mais do que isso respeitando o próximo.

A parte de cada um:

Vamos ver como podemos fazer nossa parte para ajudar a preservar a natureza.

-Tudo se começa com a conscientização. Acho que já estamos todos conscientizados dos problemas que estamos passando por e dos que ainda estão por vir por causa dos maus tratos que cometemos com natureza no passado.

-Depois de conscientizados temos que educar. Isso mesmo educar a nós mesmo, as pessoas que vemos nas ruas cometendo atos que são prejudiciais a natureza e também devemos educar nossos jovens para que cresçam já com uma boa consciência. Educar quando mais novo é muito mais fácil do que depois de grande, quando a pessoa já tem péssimos hábitos.

Como Preservar a Natureza

Como Preservar a Natureza

-Com esses dois passos feitos podemos começar a melhorar o mundo. Afinal de contas não há dificuldade em separar o lixo para a coleta seletiva, jogar fora apenas o que pode mesmo ir para o lixo, já existem depósitos específicos para jogarmos pilhas e baterias, pois as mesmas contém material radioativo. Muitas lojas e mercados recolhem esse tipo de material para que possam ser levados aos depósitos específicos. Informe-se onde eles podem ser deixados.

-Compre uma sacola retornável no mercado. Essa nova lei pode ter sido incomoda para muitas pessoas, mas foi excelente para o meio ambiente. Mesmo assim, é bom comprar uma sacola, do contrário, cada vez que for ao mercado vai pegar uma caixa de papelão ou “sacolinhas” na parte das frutas. O primeiro passo foi dado pelas autoridades, agora vamos ajudar também, com R$2,00 reais compramos uma boa sacola retornável que vai durar por um bom tempo.

-Siga a política dos 3 R’s: “reduzir, reutilizar e reciclar” seguindo esse simples passo. O que for lixo pode vir a se tornar com outra utilidade. Se não pode ser reciclado, assim só que tem mesmo que ir para o lixo é jogado fora.

-Não jogue lixo no chão, alem de poluir a natureza, você o local sujo e é desagradável para todos.

Essas dicas são muito fáceis de serem seguidas e fazem uma diferença enorme, basta se ponderar e logo todas passam a ser hábitos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Preservar a Natureza também é bom para nossa sobrevivência e para o nosso bem estar

    heloisa 22 de abril de 2015 21:17
  • A sustentabilidade humana

    Ivone Boechat

    O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela manifestação de afeto, pela demonstração do perdão?
    A Escola gasta quase todo o tempo destinado a ela resolvendo equações de primeiro e segundo graus e a criança vive refém de deveres de casa. Professores desesperados ensinam anos e anos a encontrar o valor de X e o jovem sai, na maioria das vezes, sem encontrar o valor dele mesmo. Dirão muitos que a concorrência exige tudo isso na preparação para a corrida desenfreada ao mercado de trabalho: passar nos concursos, nos vestibulares e arranjar emprego, porque geralmente só passa quem sabe mais equação e rebincoca da parafuseta.
    A educação tem os recursos pedagógicos para orientar a humanidade, ajudando a transformar conceitos. É possível mudar comportamentos. Quem falhou? Ao invés de ensinar só teorias, conteúdos, doutrinas, por que não se ensinam valores? Fé, amor, paz, união, misericórdia, fraternidade, solidariedade, preservação? Ensinar ao homem a ser bom é também um grande desafio à educação. Todas as guerras do Planeta têm origem nas doutrinas.
    Quando o homem reflorestar as ideias, podar os galhos secos da ira, regar suas raízes no manancial da fé, vai colher os frutos de um mundo oxigenado de amor. O homem equilibrado vai equilibrar o Planeta!

    (extraído do meu livro Educação-a força mágica)

    Ivone Boechat 3 de agosto de 2015 19:18
  • Oração da natureza

    Ivone Boechat

    Senhor, no silêncio da alvorada,
    venho pedir-te um favor:
    que os homens,
    respeitem meu ninho,
    minha eterna morada,
    dá-lhes um pouco mais de amor,
    só um pouquinho,
    Senhor,
    quase nada.

    Amanhecer 4ª.edição 2014 RJ

    Ivone Boechat 3 de agosto de 2015 19:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *