Materiais Que Mantêm o Ambiente em Equilíbrio

Com o aumento do aquecimento global as pessoas buscam em soluções para melhores o ambiente e por consequência estabelecer espécie de equilíbrio. Com o tempo os (as) especialistas que se especializam em produção sustentável começam a desenvolver materiais que ajudam nesse sentido.

Embalagens Sustentáveis

Entre os aspectos a se considerar se encontram nas embalagens sustentáveis que de forma prática começam a emergir no mercado com força tamanha por causa da necessidade de existir maior sustentabilidade no mundo. De qualquer maneira, grande parte das embalagens atuais ainda possui plásticos que não são biodegradáveis, ou seja, possuem tempo indeterminado para decompor e por consequência colocam o ambiente em desequilíbrio.

Como solução em nível mercadológico surge os conjuntos de embalagens que possuem plástico verde e possui composição feita de forma prática com cana-de-açúcar, um bem da natureza que se encontra em abundância no país também por causa da produção do etanol que serve como alternativa aos motores que funcionam apenas com base na gasolina.

De forma prática a reciclagem representa em elemento indispensável no sentido de implantar embalagens do tipo sustentável. Ao observar na rede mundial de computadores (internet) existe espécie de boom no que tange às embalagens que são compostas por papel ou papelão. No mundo online internautas possuem a disposição diversos tipos de vídeos que funcionam de forma objetiva no sentido de ensinar a criar o tipo de embalagem que pode deixar o presente ao amigo com maior caráter sustentável.

Sacolas Orgânicas

Outro tipo de material que ajuda a manter ambiente equilibrado está no conjunto que serve para fazer as sacolas que são reutilizáveis. Grande parte do mundo ainda possui o costume de usar sacolas plásticas, o que de fato representa um perigo ao ambiente quando se leva em conta o tempo indeterminado para decompor na atmosfera. Pode ficar por longos anos nos aterros sanitários e provocar o desmatamento do solo.

Nesse sentido os consumidores não podem ficar com os braços cruzados esperando o governo impor leis. O comportamento precisa acontece como um costume de casa. Compre sacolas orgânicas que possuem longa duração e evita as sacolas plásticas que inclusive são produzidas com base no petróleo.

Garrafas Pet em Vasos

Grande parte dos refrigerantes que possuem litros no mesmo componente está composta de forma básica em garrafas pet. Ao invés de jogar no lixo e sobrecarregar o meio ambiente via aterros sanitários, que tal fazer um jardim na sua casa feito por vasos feitos de garrafa pet?

Um material que causa desequilíbrio ambiental pode ser de utilizada para melhorar o equilíbrio do ambiente. O plástico serve como componente interessante para reter a umidade, o que ajuda a desenvolver determinadas espécies de flores e plantas. Apenas não se esqueça de fazer pequenos buracos na estrutura no sentido de aprimorar o sistema de rega e por consequência eliminar o excesso de água que a planta não tem a capacidade de absorver.

Sistema de Energia Solar ou Eólico

De forma prática o sol pode ajudar de forma direta na geração de energia e por consequência substituir as usinas nucleares que poluem a atmosfera e as hidrelétricas que de forma prática causa o desmatamento ambiental também por causa de ecossistemas ricos que ficam de baixo da água.

Existem países que investem pesado no sentido de modificar a geração de energia, como no caso da Alemanha que oferece empréstimos aos moradores para comprar o sistema próprio e por consequência não cobrar juros. Não se pode ignorar o fato de que a tecnologia alemã ajuda no sentido de fazer com que aconteça o barateamento das estruturas do gênero.

Outra forma de gerar energia com menos danos e maior equilíbrio no que tange ao meio ambiente consiste nas usinas de energia eólica, ou seja, que funciona a base de vento. Locais que são conhecidos por causa do excesso em ventania têm muito a ganhar ao usar esse tipo de estrutura que requer mão de obra mínima e traz poucos prejuízos ambientais, como no caso das aves que se chocam com as hélices e por consequência entram em processo de óbito.

Construções Sustentáveis

Não se pode ignorar o fato de que os novos edifícios são construídos com espaços menores na parte interna da casa, porém estão com maior caráter sustentável em termos de materiais e estruturas que são feitas sob a ótica da sustentabilidade. O uso da água traz elementos que servem para acontecer o reuso de forma qualitativa e com tratamento único. Também existe a maior presença de jardins que não apenas retém a água da chuva como também evita com que aconteçam alagamentos.

Existem estruturas do gênero que adaptam processo de aquecimento solar e que por consequência traz preços baratos ao conjunto de moradores que dividem o pagamento dos custos e manutenção ao pagar o condomínio. Interessante notar que também existem geradores que funcionam com base no gás natural.

Quando a construção tem o caráter sustentável se pode dizer que existe melhor aproveitamento da luz solar, o que consiste em medida elementar para economizar a necessidade de energia elétrica e aproveitar melhor as luzes do dia. De forma prática esse tipo de estrutura se encaixa melhor em casas do que apartamentos.

Outro tipo de material que precisa estar presente seja em condomínios ou em zonas residenciais está na presença dos coletores de lixo sustentável, que possuem partes distintas para colocar determinados tipos de resíduos e por consequência ajudar no sistema de coleta para os postos de reciclagem e colocar o material em reuso. Com essa medida a coletividade pode trabalhar no sentido de diminuir os efeitos do aquecimento global gerados por seres humanos.

Existem regras a se considerar para que a construção seja considerada sustentável de forma oficial de acordo com os conceitos de sustentabilidade. A primeira e mais importante está em evitar com que aconteça qualquer espécie de desperdício, de forma principal quando ao uso da água, visto que nos dias atuais o mundo sofre com carência do recurso natural. Outro ponto a se considerar está em implantar métodos que melhoram o sistema de eficiência, assim como pontos de recuperação dos principais insumos ou mesmo melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *