Vantagens e Desvantagens do Petróleo

O petróleo é uma das substâncias mais importantes do mundo que fazem um papel importante em algumas das maiores indústrias, como produtos químicos, no uso em veículos para transportes, geração de energia, na indústria petroquímica, dentre outras. A alta densidade de energia e fácil disponibilidade fizeram a humanidade quase totalmente dependente do petróleo. Quase todos os carros do mundo funcionam com base em gasolina, um derivado do petróleo bruto.

Apesar das novas correntes de pensamento sobre à queima do óleo levar à poluição maciça e efeito estufa, nada tem sido feito de fato para evitar o seu crescimento de uso dos substratos do petróleo. Todos os anos, milhares de milhões de barris de petróleo são queimados para alimentar carros e navios. Alguns países usam óleo para produzir energia elétrica, mas tal uso foi diminuindo com o aumento do preço do barril.

Petróleo

Petróleo

A dependência do petróleo maciço foi motivo de discussão de políticos por um longo tempo, mas pouco tem sido feito para reduzi-la. Enormes conglomerados industriais ainda alimentam a ideia do uso do produto, pois, sem ele, iriam à falência. Mas mesmo que outros meios de conseguir energia sejam descobertos, o produto ainda atrai por suas vantagens. Mas, há desvantagens que devem ser levadas em conta.

As Vantagens do Petróleo

Alta Densidade de Energia – O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.

Fácil disponibilidade, Infra-estrutura de Transportes e Uso – O petróleo é amplamente distribuído em quase todas as partes do mundo. Também existe uma infra-estrutura para o transporte para outros lugares através de navios, oleodutos e navios petroleiros. Isto significa que o óleo está disponível em todo o mundo.

Era do Petróleo

Era do Petróleo

Crucial para uma ampla variedade de indústrias – além do transporte, o petróleo é um componente crítico em uma ampla variedade de outras indústrias. É difícil pensar em uma commodity que tem um enorme papel jogar fora toda a sua ampla variedade de produtos para uso no dia a dia, como plástico, vaselina, tecidos sintéticos e medicamentos apenas porque o petróleo não será mais usado.

Fácil de refinar – O petróleo não é muito difícil de refinar. O óleo está sendo extraído ao largo das costas nos mares e também areias betuminosas. O refino também é bastante antigo e amadurece em técnicas, podendo gerar mais produtos em pouco tempo.

Constante fonte de alimentação e confiabilidade – ao contrário da energia solar e eólica, o óleo pode produzir energia alta e altamente confiável. Motores de óleo são uma tecnologia madura e altamente confiável para trabalhar.

Desvantagens de Óleo

Emissões de Gases de Efeito Estufa – Uma das maiores desvantagens de óleo é que ele libera dióxido de carbono, unido ao produto ao longo dos milhões de anos em sua formação por estar presente nos cadáveres de plantas e animais. Isso transfere o carbono da Terra ao Meio Ambiente, levando ao efeito do aquecimento global. Tratados globais falharam em colocar este assunto em pauta, embora cada país tente diminuir a poluição de alguma forma.

Poluição da Água e da Terra – Os derramamentos de óleo tem causado números incríveis de poluição maciça na água, pois enormes superpetroleiros do petróleo levam óleo e acidentes são comuns. Isso leva à morte de milhares de animais e peixes a cada ano, ao lado devastadores acidentes com o ecossistema do local em que o derramamento acontece. O derramamento de óleo BP causou bilhões de dólares em prejuízos e até hoje pequenos derramamentos de óleo continuam acontecendo.

O crescimento do terrorismo e da violência – O petróleo é perfurado em algumas das piores ditaduras, como a Arábia Saudita e em alguns países africanos conhecidos pela extrema violência com seus habitantes. O dinheiro dos barris do óleo vai diretamente para as mãos desses déspotas que acumularam trilhões de dólares.

Eles dão origem à violência e ao crescimento do terrorismo como este dinheiro do petróleo é usado para financiar essas organizações. Osama Bin Laden vem de uma das mais ricas famílias sauditas. No entanto, o poderoso dinheiro do petróleo também consegue suprimir as vozes de protesto.

Emissão de substâncias nocivas, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, Chuva Ácida  – O petróleo emite substâncias nocivas às plantas e diversas formas de vida na terra, como dióxido de enxofre, que causa riscos à saúde entre a população circundante e a conhecida e terrível Chuva Ácida. O uso de equipamento moderno reduziu a emissão dessas substâncias nocivas, mas ainda é muito prejudicial para os seres humanos.

Conduz à produção de materiais muito perigosos e tóxicos durante a refinação. O plástico é uma das substâncias mais nocivas -. O petróleo existe graças à mistura de hidrocarbonetos com vestígios de enxofre e de outros compostos de refinação de petróleo, levando à produção de gases nocivos e sólidos como o monóxido de carbono e plástico.

A Formação do Petróleo

O petróleo foi formado há milhões de anos pela junção de material orgânico morto construído em pisos oceânicos, leitos de rios e pântanos. É uma mistura de lama e areia e mais alguns sedimentos empilhados. O calor e a pressão mudou essa camada debaixo da terra e a transformou no famoso e mais valioso líquido do mundo.

A Dependência do Homem do Petróleo

O petróleo hoje é um produto que pode ser utilizado para vários fins e é relativamente fácil de encontrar e produzir. No entanto, ele nos faz dependentes de regiões que produzem mais do que o necessário e não é amigo do ambiente.

Mais e mais pessoas estão tentando usar fontes renováveis ​​de energia, como a água para fazer carros andarem e energia elétrica para automóveis, já em fase de testes e com sucesso na Europa. Em breve, o mundo pode deixar de ser dependente deste substrato natural que pode deixar de existir porque vamos consumir tudo.

Posts Relacionados

O petróleo é uma das grandes riquezas naturais encontradas no planeta. Aqui no Cultura Mix você fica sabendo tudo a respeito, incluindo informações sobre como o petróleo e extraído, quais são os produtos provenientes do petróleo, os casos de derramamento de petróleo no Brasil, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • é uma verdade verdadeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    mentiroso 10 de abril de 2014 12:39
  • vc n sabem de nada

    kaka 16 de abril de 2014 14:30
  • o autor desse blog está de parabéns… Muito bem feitoo!

    THAÍS siva 23 de setembro de 2014 19:24
  • MUITO BOM!

    THAÍS siva 23 de setembro de 2014 19:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *