Recursos Naturais Não Renováveis

Os Recursos Naturais Não Renováveis são todos aqueles elementos que não podem ser reutilizados, ou seja, não podem ser renovados, regenerados.
Os recursos naturais não renováveis se encontram na natureza em quantidade limitada e com o consumo acelerado desses elementos pelo homem, eles podem se extinguir. Alguns exemplos de recursos que não se renovam são: o ferro, o manganês, o petróleo, o carvão, o urânio, o estanho, a bauxita (minério de alumínio), argila, calcário, entre outros.

Recursos Naturais Não Renováveis

Recursos Naturais Não Renováveis

Os recursos naturais não renováveis, uma vez consumidos, não podem ser renovados, pelo menos durante determinado tempo. Por essa razão, é extremamente importante que toda a sociedade tenha consciência de que é preciso usar os recursos naturais de forma racional, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas e possam também fazer uso de tais recursos que a natureza oferece a nós seres humanos. Preservar e conservar os recursos naturais é muito importante. Saiba mais sobre os principais recursos naturais não renováveis.

Petróleo: O petróleo é originado de restos fossilizados de plantas e animais que viveram a centenas de milhões de anos atrás. Uma vez que as fontes de petróleo se esgotam, elas não podem ser substituídas. É usado para criar gasolina, diesel e combustível de aviação. É também utilizado na fabricação de materiais plásticos e produtos químicos industriais.

Carvão: O carvão é o recurso não renovável mais abundante do mundo e é usado para criar mais da metade da eletricidade usada nos Estados Unidos. A extração de carvão das minas cria inúmeros problemas para os seres humanos e o meio ambiente. As minas são perigosas para os mineiros, pois os túneis podem desmoronar e o gás acumulado pode explodir. Eles também criam subsidência, o que significa que o nível do solo diminui quando o carvão é removido. Além disso, a combustão do carvão contribui para a poluição do ar, mudanças climáticas globais, entre outros problemas ambientais.

Carvão

Carvão

Gás Natural: O gás natural é o resultado da decomposição de plantas e animais que ficaram presos debaixo de rochas há milhões de anos atrás. Embora o gás natural seja considerado um combustível fóssil relativamente “limpo”, os impactos ambientais de extraí-lo prejudica o habitat dos animais selvagens e as águas subterrâneas.

Energia Nuclear: Embora a energia nuclear seja muitas vezes apontada como uma alternativa viável ao carvão e ao petróleo, não é uma fonte de energia renovável. A energia nuclear requer urânio, um elemento metálico radioativo que deve ser extraído da terra e não é rapidamente reposto. Ela não gera poluição do ar, no entanto, produz resíduos radioativos que devem ser eliminados e que pode causar problemas para os seres humanos e ecossistemas.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

O manejo dos recursos naturais, sejam ele renováveis ou não, é muito importante. A importância dos recursos naturais é muito grande, e, por isso, todos devem colaborar para a sua preservação. Acompanhe nossos artigos e veja alguns exemplos de recursos naturais renováveis e não renováveis.

63 comentários

  1. gostei muito dessa pagina *_*

  2. jair augusto domingues cardoso

    Meu trabalho deve ter ficado legal

  3. pamela sua burra vai vender a bunda o site é bom é ajuda nos estudos lesbica!

  4. o site é muito bom gostei d+

    #sitebom

  5. me ajudou muito no trabalho de ciencias

  6. e uma porcaria,meu,entendiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddaaaaaaaaaa.

  7. e uma porcaria,meu,entendiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddaaaaaaaaaa e nao me ajudou nem um pouqinho.

  8. maycom zidane se nao gostou parabens se gostou parabens deicha de falar mal do texto aposto que voce nao sabe faze um texto com esse meu deus <:-(

  9. nada a ver com o meu trabalho

  10. Eu achei o site otimo consegui esclarecer minha duvida nota 10

  11. Eu achei o site otmo esclareci minha duvida nota 10 pra voces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>