Fotos de Tsunamis

Quando se fala de tsunami, logo vem na cabeça a imagem de desastre, morte e destruição. Todas essas imagens são muito comuns em alguns lugares do mundo. Temos o privilégio de que no Brasil não encontramos tais acontecimentos.

O tsunami vem da expressão japonesa onda de porto, que na versão portuguesa ganhou o nome de maremoto, significado movimento do mar. são ondas de água normalmente muito grandes, que ocorrem por conta da movimentação de uma grande quantidade de água como o oceano ou o lago.

Os maiores índices de terremotos ocorrem perto do oceano pacífico devido a grande energia envolvida na região de suas placas tectônicas, são cerca de mais de 200 eventos registrados, envolvendo muito volume de água.

Esse maremotos podem acabar com uma região costeira de uma maneira bem rápida em que os moradores fiquem sem reação. Alguns acontecimentos marítimos como erupções vulcânicas e sismos também possuem grande potencial para ocasionar um tsunami. Em cima da terra alguns deslizamentos de terra, impactos, ou movimentos de massa podem também desencadear um tsunami, sendo talvez de escala menor.

Demorou bastante para os cientistas descobrirem o que causava os tsunamis, o grego Tucídides que conseguiu relacionar o tsunami a sismos submarinos, até o século XX pouco se sabia ainda sobre os tsunamis, sendo que até hoje isso ocorre, sendo intensas pesquisas, principalmente para tentar impedir mortes.

Alguns historiadores, já encontraram alguns textos que mencionam acontecimentos parecidos com tsunamis e tentam explicar como ondas sísmicas do mar. Além dessas causas citadas podemos também observar que algumas condições meteorológicas como depressões atmosféricas podem causar ciclones tropicais.

Com isso gera uma tempestade que gera movimentação de água, com grande elevação do nível da água, tendo muita probabilidade de se transformar em um maremoto. Isso ocorre devido a grande redução da pressão atmosférica no centro da depressão e que se forma e depois vai para a costa levando tudo que vê pela frente.

Sendo causados por dezenas de motivos faz com que os maremotos ocorram em diversos lugares do mundo, até mesmo em lagos e rios. A diferença das ondas normais para um maremoto além de seu tamanho é a sua frequência e a razão pela qual acontece, além do tempo que ela dura. Uma onda normal dura cerca de no máximo alguns minutos e ocorre pelos ventos que passam sobre a água. Já o tsunami vem com toda a força durando horas e dependendo da movimentação da terra pode chegar até dias, o que faz ter um alcance muito maior do o esperado.

Mesmo tendo diversas causas, a mais comum são os terremotos que ocorrem no fundos oceânico, esses ocorrem pelos mesmos motivos dos terremotos normais, com movimentações das placas tectônicas, sendo que para isso ocorrer precisa ser com abalos sísmicos gerados pelo aumento ou diminuição da crosta terrestre, perto ou sob o oceano.

 Esse movimento ocorre com zonas de convergência das placas, em que ela se comprimem, e atingem o seu ponto máximo que as rupturas suportam e assim a energia toda é liberada ocorrendo os terremotos. Assim a energia das placas são transmitidas para a água. Com isso o deslocamento vertical da água ocorre através de uma onda de pequena amplitude e grande comprimento com alta velocidade.

Assim quanto mais próximo fica, maior a amplitude e menor o comprimento, por isso vemos as ondas tão grandes. A velocidade diminui por conta do atrito com o continente, porém a sua força continua bem devastadora. Por isso como foi citado, o pacífico é onde se encontra o maior número de maremotos devido a costa ser totalmente banhada por uma zona de subducção de placas..

Tecnologia

Os maremotos podem não ser tão comuns, porém quando ocorrem vem levando tudo que está pela frente. Com a tecnologia aumentando, as pesquisas se intensificaram. Tentar impedir um tsunami é quase impossível, não há nada que seja tão grande e tão forte para colocar nas costas dos países.

Por isso o interessante seria o rápido aviso das pessoas que moram nas regiões, uma previsão feita com intuito de prevenir mortes. Com isso também é necessário melhores formas de comunicação, lugares para suporte de muitas famílias que ficam sem abrigos quando isso ocorre, fora um transporte eficiente.

Para isso tudo ocorrer é necessário uma tecnologia de monitoramento constante e de precisão significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem preocupadas.

Fotos de Tsunamis

Nós brasileiros temos grande privilégio de não ter acontecido nenhum tsunami mas sempre ouvimos falar em jornais e lemos notícias na internet de tsunamis em outros países e ficamos chocados.

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Fotos de Tsunamis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *