Tecnologia na Agricultura

O Que é Agricultura Orgânica?

A chamada agricultura orgânica é um sistema de produção em que a saúde do solo, do ecossistema e das pessoas é levado em conta. Os processos através dos quais os alimentos são produzidos são ecológicos e adaptados aos ciclos e condições do meio ambiente local. Assim não se faz uso de insumos que sejam nocivos para o meio ambiente.

Para que esse sistema de produção consiga atender a sua demanda e mantenha os seus conceitos de sustentabilidade estão sendo desenvolvidas inovações tecnológicas. Saiba mais sobre esse trabalho que faz da ciência uma aliada do meio ambiente e da saúde do homem.

Os Benefícios e o Crescimento da Agricultura Orgânica

Muitos agricultores têm descoberto nesses últimos anos que a agricultura orgânica pode ter mais benefícios do que a agricultura convencional em vários aspectos. Além de os alimentos produzidos terem mais qualidade existe um resgate da agricultura tradicional, as com o uso de inovações tecnológicas que ajudam a otimizar a produção.

Para se ter uma ideia no mundo existe 136 países que possuem uma alternativa de agricultura orgânica. Em nosso país a área destinada a esse tipo de cultivo é de 800 mil hectares, o que deixa o Brasil na segunda posição de maior produtor de alimentos orgânicos do planeta. Cerca de 80% do que o Brasil produz nesse segmento é destinado a exportação.

Pesquisas realizadas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário demonstram que o mercado desses produtos cresce de 15% a 20% todos os anos. São cerca de 90 mil produtores sendo que 85% desses produtores são agricultores familiares.

Inovações Tecnológicas da Agricultura Orgânica

Como se trata de um mercado que cresce a passos tão largos no mundo como um todo e principalmente no Brasil já estão sendo realizadas pesquisas com foco em listar as inovações tecnológicas desenvolvidas para a agricultura orgânica. Para que fique mais claro quais são as diferenças de processos produtivos é interessante entender melhor como funciona a agricultura tradicional.

Os Tipos de Agricultura

Agricultura Convencional

A agricultura convencional tem como base o plantio de grandes monoculturas além do uso de agrotóxicos e fertilizantes. Assim que uma colheita é realizada o solo volta a ser preparado para um novo plantio com a ajuda de maquinários. Esse tipo de uso do solo pode trazer graves consequências para o meio ambiente uma vez que essa prática visa apenas o lucro não levando em consideração os fatores que estão envolvidos nesse processo.

Agricultura Orgânica

Já a agricultura orgânica usa o sistema de rotação de culturas podendo chegar a até 100 espécies. O adubo utilizado nesse cultivo é o orgânico e as pragas são contidas através de controle biológico que é realizado com o cultivo de espécies predadoras juntas. O solo também é manejado de forma adequada para o solo.

Plantio nos Moldes Antigos

O plantio agrícola orgânico é bem semelhante a aquele realizado antes da Primeira Revolução Agrícola que foi quando os ancestrais humanos perceberam que podiam cultivar os seus alimentos não precisando apenas sair em busca dos mesmos. Observando as ferramentas empregadas naquela época para o plantio podemos perceber que se parecem muito com as ferramentas que são usadas hoje na agricultura orgânica.

A adubação da terra bem como o preparo do solo para o cultivo era feito com a ajuda de animais que puxavam o arado, enquanto preparavam o solo também adubavam o solo. Eram sempre cultivadas espécies diferentes no solo e o replantio era feito novamente apenas no ano seguinte.

As Tecnologias dos Agricultores Orgânicos

O jeito de fazer o cultivo dos alimentos orgânicos pode até ser bem parecido com a forma como os nossos ancestrais faziam, mas existem também tecnologias que ajudam a fazer um melhor controle de qualidade da produção. Também é possível adaptar parte das tecnologias e ferramentas utilizadas no cultivo da agricultura tradicional para a agricultura sustentável e orgânica.

Infraestrutura

A tecnologia a que o produtor rural orgânico tem acesso é boa e tem ajudado a otimizar a produção, mas ainda assim é necessário melhorar a infraestrutura de forma que seja possível cultivar os alimentos orgânicos em larga escala. Ainda existe uma certa dificuldade de fazer com que as tecnologias da agricultura tradicional sejam adaptadas para a agricultura orgânica, pois é necessário que elas sejam usadas numa lógica totalmente diferente.

As Inovações Tecnológicas

Em geral a agricultura orgânica utiliza métodos de cultivo mecânicos como eram utilizados antigamente, o diferencial é que esses métodos vem sendo adaptados as novas e modernas tecnologias de produção da agropecuária. O objetivo de inserir a tecnologia no cultivo orgânico é conseguir produzir mais e melhor.

Para compensar o fato de não existirem equipamentos concebidos para a agricultura orgânica os agricultores criam processos produtivos únicos e passam a utilizar novos métodos organizacionais. É bastante comum que esses produtores adaptem os equipamentos da agricultura convencional para o seu uso.

Variedade de Produtos

Para enfrentar um mercado dominado pela agricultura convencional que consegue produzir em maior quantidade os agricultores orgânicos tem buscado diversificar mais o seu leque de produção, ou seja, eles apostam na maior variedade de produtos.

Na agricultura convencional em geral o produtor trabalha com apenas um tipo de produto que pode ser tomate, por exemplo. Os agricultores orgânicos costumam trabalhar com uns 15, 20 ou mesmo 60 itens diferentes aumentando assim as suas possibilidades de vendas.

A Venda

As alternativas de vendas utilizadas por esses agricultores também podem ser vistas como inovações. Um produto convencional costuma vender a sua produção para um atravessador enquanto que o produto orgânico cria parcerias e vende os seus produtos para vários clientes. Podemos dizer que existe uma ponte entre o produtor e o seu cliente final.

O produtor cria outras formas de vender os seus produtos através do processamento dos seus produtos, criando cestas e produtos específicos. Com criatividade é possível passar por cima da falta de uma tecnologia própria para a produção orgânica de forma a conseguir escoar a sua produção e garantir um bom lugar no mercado. Os produtos livres de insumos químicos estão crescendo na preferência dos consumidores tornando-se uma boa aposta de negócio.

Atualmente a tecnologia faz parte de diversos setores e na agricultura não poderia ser diferente. A busca por maior produtividade e qualidade faz com que agricultores recorram a equipamentos tecnológicos para usarem em suas plantações, e os que ainda se recusam a fazer uso da tecnologia acabam perdendo o espaço no mercado.

Tecnologia na Agricultura

Tecnologia na Agricultura

Qualquer tipo de empresa precisa ter plena capacidade de competir com a concorrência, oferecendo qualidade e agilidade nas entregas, e hoje em dia existem diversos tipos de máquinas que tornam mais rápidas as etapas de uma plantação, como plantio, colheita, aragem, etc. O uso de tecnologias chega a ser até mais importante do que se ter um solo fértil.

Mas, quando se fala em tecnologia deve-se ter em mente que ela está em constante evolução, e adotar algum tipo de tecnologia na agricultura não significa acomodar em um mesmo método. Deve-se estar sempre evoluindo juntamente com as tecnologias.

A Agricultura no Brasil

As grandes tecnologias passaram a fazer parte da agricultura no mundo há cerca de trinta anos, mas no Brasil há apenas vinte. E agora é possível de se encontrar carros agrícolas com ar condicionado, GPS, câmbio robotizado, piloto automático, etc. O Brasil tem investido muito em tecnologias na agricultura para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

Agricultura no Brasil

Agricultura no Brasil

O crédito rural é mais um investimento do governo a fim de incentivar a modernização da agricultura no país. Trata-se de um empréstimo feito aos agricultores para que eles possam adquirir novas máquinas, ampliar os negócios e aumentar sua produtividade.
Além do crédito rural, no Brasil existem diversos programas de incentivo e ajuda ao produtor rural, como por exemplo, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e diversos outros que incentivam o cultivo orgânico e a prática agricultura de precisão.

A Agricultura de Precisão

Um novo conceito em se tratando de agricultura, é a agricultura de precisão, que é uma prática onde se leva em conta as variações do solo e do clima, aliados a dados geográficos do local. Assim, é possível utilizar processos de automação da agricultura e programar máquinas específicas para a aplicação da quantidade ideal de adubos e defensivos agrícolas.

Aplicação

Esse é um método que foi criado para se reduzir os custos da produção e por consequencia ter um aumento considerável nos lucros. Aplicar as técnicas de precisão na agricultura não é uma tarefa simples, mas trará inúmeros benefícios para as plantações e os agricultores com a ajuda da tecnologia.

Para iniciar esse tipo de sistema, é necessário fazer pesquisas profundas sobre o local do plantio através da Geoestatística, para analisar cada característica do solo e assim, obter as informações sobre o que a lavoura precisa com precisão, para que não haja desperdício nem falta de nada.

Vídeos Sobre a Tecnologia na Agricultura

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a diferença entre a agricultura tradicional e moderna e como isso influencia na produção dos alimentos. Conheça também os tipos de agricultura, como funciona cada um deles e o impacto ambiental causado no solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • valeu isso, vai ajudar muito na minha feira de ciencias

    vinicyus 7 de Maio de 2011 22:08
  • adorei vou fazer um trabalho e isso vai me ajudar muito

    LuAnNa 30 de agosto de 2011 22:50
  • vai se fera desgraça

    david 24 de outubro de 2011 9:56
  • Vai Se Fera Desgraçado filho da puta

    DaviD 24 de outubro de 2011 10:02
  • eu achei muito bom

    joyce 24 de outubro de 2011 10:14
  • VAI SE FERA DESGRAÇA…

    David 24 de outubro de 2011 10:30
  • eu nao gostei

    fernanda 24 de outubro de 2011 10:56
  • acho q deveria ter mais informaçoes

    fernanda 24 de outubro de 2011 10:59
  • nao gosteii muitoo chatoo odeioo geografiaa………….

    tefynha 24 de outubro de 2011 10:59
  • naoo gosteiii…

    tefynha 24 de outubro de 2011 11:02
  • e muito bom pra aprender sobre a tecnologia…….

    thannia 24 de outubro de 2011 11:06
  • isso e muito enteresante adorei muito

    gabriel 24 de outubro de 2011 11:08
  • porcaria xt

    taty 24 de outubro de 2011 12:02
  • q porra tipow isso me influencia a usar droga!!!!!!!!!!!!!!!!!

    xd 24 de outubro de 2011 12:12
  • Esses textos estão me ajudando bastante à estudar para uma prova no dia 26/10/2011 , espero me sair bem , depois de ter tirado minhas duvidas sobre a matéria citada.

    Jéssica Tamara Dorneles Alves 24 de outubro de 2011 12:14
  • eu adorei pois vai me ajudar a estudar para uma prova na quarta feira

    aline batista fernandes 24 de outubro de 2011 12:16
  • achei esse site muito interessante e tenho certeza que ele vai me ajudar muito na prova que eu vou fazer

    Rayanna Cristina da Silva 24 de outubro de 2011 12:16
  • eu adorei estes textos pois vao me ajudar a estudar para uma prova na quarta feira

    aline batista fernandes 24 de outubro de 2011 12:18
  • achei os artigos interessantes eles tao me ajudando muito

    Igor Dorneles 24 de outubro de 2011 12:27
  • agora é nóis pois com a agricultura é importante para a melhoria de vida das pessoas q a praticam e para muito mais lucro!!!….

    IZUNA UCHIHA 24 de outubro de 2011 14:56
  • choto

    coco 17 de novembro de 2011 19:34
  • iiiso me ajudou muito ADOREI!

    greice 21 de Março de 2012 13:45
  • adorei me ajudou muito

    greice 21 de Março de 2012 13:45
  • eu achei orivel ,pois não esplica nada du que eu pedi!

    fernandinha catatal 28 de julho de 2012 20:52
  • orrivel! não intendi nada etirei 0 no trabalho. :c !!!!

    elisa soninha 28 de julho de 2012 20:58
  • :ovalendo 4 pontos (droga!!)

    elisa soninha 28 de julho de 2012 21:00
  • mt podre meu.nao ajuda nada na minha vida.porrra

    x9x9x99999999 16 de agosto de 2012 14:37
  • fALA SÉRIO….ADOREI O SITE….AS INFORMAÇÕES SÃO ÓTIMAS…ME AJUDARAM BASTANTE NO MEU TRABALHO..ESPERO QUE CONTINUEM ATUALIZANDO O SITE P EU DE VEZ EM QNDO DAR UMA OLHADINHA NAS NOVIDADES 🙂 GOSTO DE ESTAR INTERADA NAS ATUALIDADES MUNDIAIS E MAIS UMA VEZ OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES….

    DUDA 5 de setembro de 2012 0:20
  • o tu é burro q fez essa desgraça como q se nao tem um solo fertil nao produz a tecnologia é só uma assistencia pra plantar e colher
    AGORA ME DIZ SE VC PLANTA EM UMA PEDRERA VAI NASCE ALGUMA COISA NAO NÉ ENTAO VC PRECSIZA TER UM SOLO FERTIL ANTES DE VC USA A TECNOLOGIA SEU BURRO.

    pedro renato trevisol 14 de setembro de 2012 1:51
  • POUCA INFORMAÇÃO…

    mayane 16 de setembro de 2012 16:57
  • muito bom aprende muito…

    NomeFlavia 24 de outubro de 2012 13:41
  • bom pro meu trabalho

    pedro 26 de outubro de 2012 0:12
  • que merdinha em !!

    Nomejuliana 21 de novembro de 2012 17:06
  • amei o texto diz bem oque eu queria espero que vá bem no trabalho , obrigadaaaa mesmo

    aaline 11 de junho de 2013 23:02
  • Gostei muito deste site porque ajudou-me a tirar 0 no trabalho filho duma puta 🙂 :)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
    BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA

    XNXX 13 de Março de 2014 8:59
  • Nos procuramos tecnologias de agricultura e manda-nos de telemóveis seu cabrao quem fez este site era uma corno 😉
    obrigado a todos 😛

    XNXX 13 de Março de 2014 9:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *