Impacto Ambiental no Solo: Causas e Perigos no Brasil

Impacto ambiental no solo representa ponto que se encontra em processo de ebulição nos debates entre ruralistas e ambientalistas que travam batalhas ideológicas na política e opinião pública. Existem formas diferentes que trazem esse tipo de degradação. Com o aumento da demanda mundial por alimentos os produtores estimulam o número de tóxicos para fazer crescer e proteger a produção que vai para a mesa dos consumidores, repletas de perigos à saúde que são negligenciados na imprensa para não acontecer o pânico público.

Perigo de Extinção do Solo Produtivo

Em temos ecológicos o solo representa espécie de recurso que pode acabar. De forma principal no que tange às produções de alimentos ao comércio ou para sobreviver. Conforme aumenta os níveis de degradação nas terras que servem para produzir diminui o valor de oferta dos alimentos em mercado que apenas cresce por conta da evolução geral da média das taxas populacionais no mundo.

Quais as Principais Causas do Impacto Ambiental no Solo?

A agricultura representa principal causa do impacto ambiental que acontece e prejudica o nível produtivo dos solos. Caso grande parte das culturas plantadas ao redor do mundo fosse orgânica os danos negativos iriam diminuir, em principal ao pensar que a presença de agrotóxico faz com o que valores tóxicos ultrapassem os limites da terra para chegar aos lençóis freáticos e gerar danos para grande número de espécies no habitat.

Entre o século XIX e XX quase noventa por cento da água do mundo era consumida por causa da agricultura. Quando há fertilizantes no processo o nível tóxico prejudica o sistema que fornece recursos para satisfazer a sede dos animais. Espécies que consomem com inseticidas têm chances de prejudicar o organismo e desenvolver mal estar. Ao longo prazo pode trazer espécies de câncer que evoluem no corpo por causa do nível tóxico.

Para não perder dinheiro com a produção que precisa ser preparada por longos meses antes de trazer a colheita, os produtores investem na prática de colocar inseticidas e evitar com que as pragas ataquem e retirem o lucro que serve para a família sobreviver. Como forma de defesa o sistema de produção ataca o solo e prejudica a qualidade das novas culturas a serem plantadas no terreno.

A carne de boi consiste em produção capaz de gerar lucros altos aos produtores que abandonam a agricultura em busca de segurança financeira. Além do problema da queda das árvores e plantações que também ajudam a condicionar o clima na região, também existem os métodos contraindicados que grande parte dos donos de terra usa para eliminar a natureza a transformar em pasto: Como as queimadas, por exemplo, responsáveis por gerar poluentes ao ciclo atmosférico e prejudicar o ambiente de forma global.

“Queimadas Naturais”: Impacto Ambiental do Solo

Ruralistas apontam que as queimadas naturais representam a grande parte das ocorrências do gênero em terras nacionais de acordo com os principais índices que servem para medir a degradação no Brasil. Porém, o aumento da temperatura também ocorre por causa do aumento das atitudes que degradam a natureza e fazem a temperatura subir ao ponto de gerar queimadas “naturais” em zonas circundantes ou distantes das grandes fontes de desmatamentos.

Regras do Mercado: Danos no Ambiente

Produtores agrícolas preferem apostar em plantar as culturas com preços altos no mercado nacional e internacional de commodities. Porém, as movimentações acontecem de forma rápida e o que tinha valor ontem pode não valer quase nada no presente ao comparar com outros produtos da natureza. Para não perderem tempo existem os donos de terra produtiva que colocam fogo no resto da plantação para iniciar novo ciclo e ficar na frente dos principais concorrentes na região.

Lixeiras e Danos ao Impacto Ambiental        

Com o aumento da população no mundo também existe outro problema que se relaciona com a degradação ambiental do solo. Grande parte do lixo do mundo se encontra nos aterros sanitários. Há produtos que podiam ser encaminhados à reciclagem e entrar no processo de reuso para chegar de forma nova no mercado. Porém, sistemas que visam coletar não possuem a mesma qualidade em todos os países do mundo. Milhões de itens tóxicos ficam parados por décadas não apenas prejudicando o cenário de excesso do lixo como também emitindo gases tóxicos que prejudicam a atmosfera e faz o calor ficar preso no globo terrestre.

Danos da Celulose: Impacto Ambiental no Solo

Brasil está entre os principais exportadores de celulose do mundo, com destaque para a região sul e sudeste. As espécies que geram esse tipo de matéria prima são conhecidas como árvores de troncos largos e raízes grandes ao ponto de chegar com certa facilidade e absorver a grande parte dos lençóis freáticos, prejudicando também de forma direta no desabrochar de novas espécies diferentes por causa da alta concorrência por H2O. Paraná e Santa Catarina são dois locais nacionais que sofrem impacto ambiental grande ao ponto de trazerem o risco de aumento dos níveis de desertificação.

Quais as Principais Consequências do Impacto Ambiental no Solo?

De acordo com os especialistas usar níveis tóxicos para proteger as plantações representa fato que prejudica de forma direta o ecossistema, em principal quando os produtores não seguem as especificações da lei. Trabalhadores quando aplicam o remédio sem instrumentos de segurança básicos ficam envenenados em curto prazo. Por causa do mercado de carne aumenta a tendência dos donos de terras queimarem a natureza para abrir espaço aos pastos.

Investir em Orgânicos: Diminuir Impacto no Solo

As técnicas para desenvolver de forma orgânica também não causam erosão de solos. Sem níveis tóxicos para avançar na terra e prejudicar os mananciais as produções do gênero são aconselháveis na grande parte dos países que existe ao redor do mundo. A ampla presença de agrotóxicos protege plantas contras as pragas, mas traz outras desvantagens que afetam o futuro, como no caso da qualidade da terra, por exemplo. Sistemas que abusam das toxinas prejudicam a terra e tornam improdutiva por longos anos. Esse fato danifica de forma direta a qualidade do ecossistema do entorno depende de forma direta de equilíbrio ambiental.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Valeu tirou minhas dúvidas e ainda ganhei ponto por essa pesquisa.

    Joshua Guylabovich 15 de junho de 2015 22:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *