Os Tipos de Agricultura

Os tipos de agricultura variam conforme as condições existentes no bioma do ambiente natural escolhido para começar o cultivo. No Brasil podem existir diversos tipos, embora a maioria tenha variação de agricultura tradicional de subsistência ou relacionada com os preceitos comerciais. Confira os principais tipos de agricultura existentes no globo terrestre.

Agricultura

Agricultura

Agricultura de Subsistência

Chamada também de agricultura tradicional acontece quando o cultivo está produzido em pequenas zonas rurais. Como o agricultor usa pouca presença de máquinas e não há abundância de adubo na terra como nas grandes plantações existe maior dependência dos fatores provindos da natureza.

Existem escolas que estimulam os alunos a plantarem espécies em áreas reservadas dentro do centro de ensino. O público infantil agrega conhecimentos para montar a própria horta do quintal de casa. Fato que podem melhorar na economia feita com o dinheiro gasto com as compras nas feiras.

Todavia, o conceito está relacionado com a produção de famílias que vivem no campo e participam em conjunto dos tratamentos das culturas cultivadas. O governo em tese deve investir nesta forma de trabalho para evitar êxodos rurais para as cidades, que na atualidade estão carentes de empregos para todos os cidadãos. 

Agricultura Natural

Interessante notar que plantações pequenas com caráter orgânico também são consideradas por este tipo de agricultura. Frequentemente o Governo Federal promove programas que aumentam o crédito agrícola aos pequenos produtores que comprovem as considerações das plantações livres de qualquer tipo de agrotóxicos.

A agricultura natural é considerada com práticas de plantio que estão de acordo com os preceitos do desenvolvimento sustentável. Está presente com maior incidência nos cultivos de subsistência, visto que grandes produtores na vontade do lucro constante não possuem paciência para esperar a evolução do plantio orgânico – sem contar que neste formato há maior gasto com os cuidados necessários pra a evolução das espécies.Tudo isso tem base teórica nos conceitos ecológicos.

Os sistemas de produção são semelhantes aos encontrados na natureza. As primeiras palavras sobre o tema foram escritas pelo biólogo Masanobu Fujuosa no início da década de cinquenta do ano passado. 

Permacultura

A permacultura não está relacionada como formas de agriculturas naturais, embora esteja envolvida com o comportamento do ambiente. Técnica que consiste em produzir plantas permanentes contanto com auxílio inclusive das atividades produzidas pelos animais. A principal diferença da técnica às demais se encontra nas estratégias de cultivo que levam em consideração aspectos energéticos e paisagísticos.

Agricultura Comercial

Conhecida por aplicar técnicas modernas para aumentar a produção. Como consequência podem acontecer devastações em massa de árvores para serem esquematizadas longas zonas agrícolas, principalmente em regiões planas, como acontece no estado de Goiás. A agricultura comercial traz presença de máquinas modernas que tornam o processo do plantio rápido e eficaz.

Neste sentido, é errado pensar que grandes agriculturas podem gerar muitos empregos formais. A tecnologia da atualidade está adaptada para que os donos de terra tenham maior produção em troca de menos trabalho, ou seja, pagando menos salários e desqualificando a renda da população local.

Porém, não se pode deixar de enfatizar que as mãos-de-obra especializadas neste tipo de engenharia ganham salários acima da média oferecida em terras nacionais. Os trabalhadores com baixa escolaridade são empregados mais para limpar ou realizar a colheita.

Outro ponto característico da agricultura comercial está em grandes extensões de terra que trazem apenas uma cultura de cultivo. Neste sentido, existem chances do solo não desenvolver nenhum tipo de espécie diferente, ou seja, torna-se improdutivo.

Código Agrícola: A legítima preocupação dos governantes com a temática ficou evidenciada com os atrasos para as votações da reforma no Novo Código Ambiental por causa das medidas provisórias que liberaram o uso de bebidas alcoólicas em estádios de futebol durante a Copa do Mundo de 2014.

A aprovação das leis ambientais não agradou nenhum dos lados envolvidos na discussão. Ruralistas querem mais espaço para plantar utilizando agrotóxicos, ambientalistas são contrários por causa das poucas áreas de reflorestamento tidas como obrigatórias aos desmatadores. Brasil corre sério risco de ficar sem doações de nações desenvolvidas para combater o desmatamento por causa da indecisão.

Agricultura Atual

Especialistas indicam que a agricultura convencional leva em consideração as práticas de produção estipuladas no início do século XIX, período conhecido como a Segunda Revolução Industrial da agricultura, quando foram lançados fertilizantes químicos como suporte agrícola. O sistema de plantio se desenvolveu depois das Grandes Guerras Mundiais.

Agricultura Atual

Agricultura Atual

Ela evolui junto com a evolução das sementes modificadas de forma genética para aumento da produção, associado junto com agrotóxicos e fertilizantes. Nesta ótica o agricultor depender de diversos aspectos inerentes à natureza para desenvolver as plantações, sendo que ao longo prazo o efeito pode ser devastador.

Exemplo interessante do crescimento da técnica agrícola está no Egito. Em épocas antigas, os egípcios esperavam as inundações do Nilo para que o solo ficasse com nutrientes necessários para manter alimento qualitativo para todos. Porém, com a chegada da modernidade, também se formaram estruturas hidrelétricas que modificaram o ciclo da segunda maior bacia hidrográfica do mundo. Com a falta de inundações o terreno fica menos produtivo, fator que aumentou no uso de fertilizantes e agrotóxicos para as agriculturas modernas.

Agricultura Biológica

Os primeiros estudos começaram na década de sessenta, sendo Francis Dhaboussou considerado pioneiro. O principal objetivo está no controle biológico para evitar com que ataques de pragas ou doenças prejudiquem a totalidade do plantio. Neste sentido é requisitada principalmente nas agriculturas comerciais. Efeitos agroquímicos auxiliam para que plantações fiquem resistentes.

Agricultura Biológica

Agricultura Biológica

Agricultura Biodinâmica: Na década de 1930, os conceitos filosóficos de Rudolph Steiner espantaram o mundo. O autor julga aceitável a ligação entre desenvolvimento agrícola e as conexões cósmicas que levam em contra valores éticos e espirituais. Steiner traça a relação entre agricultura e estilo de vida, traçando paralelos entre os períodos clássicos até o início da modernidade.

Agricultura Itinerante Sobre Queimada

Agricultura Sobre Queimadas

Agricultura Sobre Queimadas

Acontece principalmente em países situados no sudeste do continente africano. Traz ampla presença de culturas únicas. Os agricultores contam com as ações da queimada para fazer a limpeza do solo, utilizando inclusive as cindas como fertilizantes. Com a constante erosão gerada no terreno acontecem migrações de família para outras regiões no intuito de retomar o processo degradante.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a agricultura de precisão e como ela funciona. Conheça informações importantes sobre a agricultura na América Latina. Entenda a relação entre o GPS e a agricultura e saiba como esse aparelho mudou a forma como ela é feita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • mto divu

    giselli 12 de novembro de 2013 17:13
  • Muito bom *-*

    Celio Marcos Costa Feire Neto 20 de outubro de 2014 15:50
  • bom mas podiam deixar mais resumido (me matei pra resumir)

    júlia 30 de novembro de 2015 21:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *