Países Com Inverno Mais Rigoroso

Em grande parte do Brasil o inverno não é tão rigoroso, não temos casos de neve, por exemplo, como é comum na Europa e nos Estados Unidos. Quem tem curiosidade de saber quais são os países que tem as temperaturas mais baixas poderá conferir abaixo uma lista com as cidades mais castigadas nessa estação.

Se você é do tipo que adora passar frio corre fazer as malas para países como a Rússia, Mongólia e Cazaquistão. Mas, já alertamos que esse é um frio de verdade com direito aos dentes batendo. Com certeza quem sofre com o inverno brasileiro descobrirá que poderia ser bem pior.

As Cidades com Inverno Mais Rigorosos do Mundo

Rússia

O país campeão em inverno rigoroso do mundo oferece diversas dificuldades para os seus moradores durante essa estação.

Oymyakon

Em janeiro de 1926 a cidade Oymyakon marcou em seus termômetros uma temperatura de -71,2°C, a temperatura mais baixa de todos os tempos de uma região habitada. Essa cidade fica no leste da Sibéria e nela vivem cerca de 1500 pessoas. Pelo fato de seu solo ser permanentemente congelado é chamado de Permafrost.

Um consolo para os moradores de Oymyakon é que o Rio Indigirka não fica congelado o ano todo devido as suas nascentes de águas termais. O inverno nessa cidade dura nove meses em especial porque ela está localizada num planalto a 750 metros acima do nível do mar.

Outro motivo para todo esse frio é que a cidade é cercada por cadeias de montanha que não deixam que as massas de ar frio que cobrem o vale vão embora. Porém, as montanhas também ajudam a tornar o inverno menos terrível já que contém o vento.

A Vida em Oymyakon

Morar em Oymyakon não é nada fácil já que os seus habitantes não tem a comodidade que nós temos por aqui, por exemplo. A partir do momento em que a temperatura chega a abaixo de 52°C negativos as aulas são suspensas e as escolas fechadas. Para se ter uma ideia os pescadores, que somente conseguem pescar em raros momentos, tem apenas 30 segundos para retirar o peixe da água, pois senão ele congela.

Yakutsk

Quem se assustou com o relato sobre Oymyakon saiba que atualmente a cidade mais fria do mundo é Yakutsk que também fica na Rússia. A média anual de temperatura dessa cidade é de -21°C. Porém, os moradores têm alguns momentos de alívio dessas baixas temperaturas uma vez que elas são bem variadas podendo marcar até 25°C positivos.

Entretanto no inverno as temperaturas podem chegar a -40°C. Yakutsk está localizada a 6 mil km da capital russa Moscou. Uma curiosidade é que essa cidade era utilizada como uma espécie de prisão para os presos políticos durante a Revolução Russa. Trata-se da cidade mais habitada e mais importante de sua região tendo mais de 235 mil habitantes.

Yakutsk de Ouro

Mesmo sendo uma cidade muita fria, Yakutsk, é muito rica já que a região em que está localizada é responsável pelo abastecimento de 20% do mercado mundial de diamantes brutos bem como tem ouro em abundância. Esse pode ser o motivo pelo qual mesmo sendo muita fria essa cidade é muito habitada.

Aliás, existe uma lenda sobre a cidade de Yakutsk que diz que o Deus que criou o mundo quando voava pelos céus para distribuir as riquezas passou pela cidade e devido ao frio intenso que sentiu acabou ficando com as mãos dormentes e derrubou muitas riquezas por lá.

Verkhoyansk

A cidade de Verkhoyansk é russa, mas faz parte do Pólo Norte do Frio e está localizada ao lado de Oymyakon. Essa é a terceira menor cidade russa com cerca de 1400 habitantes e também possui variações bem intensas de temperatura, no mês de julho durante o verão a média de temperatura é de 16,9°C positivos. Porém, em janeiro a temperatura pode chegar a 45,8°C negativos.

No ano de 1892 a cidade de Verkhoyansk marcou a sua temperatura mais baixa que foi de 69,8°C. O clima dessa cidade é seco, ela é banhada pelo Rio Yana e está localizada próxima ao círculo polar ártico. Verkhoyansk possui um porto e um aeroporto.

Mongólia

O país Mongólia fica localizado na Ásia Ocidental e Oriental, não possui costa marítima e faz fronteira com a Rússia ao norte e com a China ao sul, leste e oeste.

Ulaanbaatar ou Ulan Bator

A cidade Ulaanbaatar ou Ulan Bator é conhecida como sendo a capital mais fria do planeta. Durante o inverno no mês de janeiro pode chegar a atingir temperaturas de -16°C. Como se trata da capital a cidade conta com o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Chinggis Khaan. A cidade possui cerca de 819 mil habitantes.

Durante o verão o país tem uma folga das baixas temperaturas e a cidade tem um clima fresco e com algumas chuvas. Porém, durante o inverno o clima é seco e extremamente frio. Existe sempre a possibilidade de que Ulaanbaatar seja coberta por tempestades de neve bastante violentas.

Cuidados Especiais

Como a cidade de Ulaanbaatar está localizada numa área de Permafrost (solo congelado) esporádico é necessário que sejam tomados alguns cuidados com as construções de edifícios e estradas para que não acabem afundando devido o congelamento ou o degelo do solo.

Apesar do inverno rigoroso a cidade tem diversas opções de diversão como museus de camelo e o maior mosteiro da Mongólia com 500 monges. Ulaanbaatar está localizada a 1300 metros acima do mar.

Cazaquistão

O Cazaquistão é um país que está localizado na Ásia Central e possui uma área relativamente pequena.

Astana

A cidade de Astana é a capital do país e possui a temperatura recorde do mesmo no inverno com -52°C. Essa é tida como a segunda capital mais fria do mundo, a cidade é capital do Cazaquistão desde 1997. A mudança de capital se deu com o objetivo de frear a influência russa.

Uma curiosidade é que essa cidade já mudou de nome muitas vezes ao longo de dois séculos. O nome Astana vigora desde 1998, essa cidade é banhada pelo Rio Ishim e as temperaturas muito frias já começam no final do outono quando podem chegar a -40°C. Uma cidade com um visual futurista e que assim como Brasília foi completamente construída. Astana tem cerca de 800 mil habitantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *