Acidente Samarco

Acidente Samarco

A Samarco é uma empresa que foi fundada em 1977 e atua no segmento de mineração. O produto principal que realiza a comercialização são as pelotas de minério de ferro que são vendidos para as indústrias de siderurgia de diversos países que se encontram na América do Sul, América central, América do norte, do Oriente médio, da Ásia e também da Europa. Essas pelotas são usadas na alimentação dos altos fornos em siderurgia. A partir dessas é que se produz o aço que é utilizado na construção de pontes, aviões, casas, dentre diversos outros produtos.

No site da empresa é possível verificar a missão e valores da empresa. Na missão e valores vemos escrito que a empresa valoriza o meio ambiente e, por isso, durante toda sua história prezou por honrar compromissos pré estabelecidos com a sociedade e com o meio ambiente, relatando que essa postura permanece até nos dias atuais. Ainda nessa página a empresa comenta sobre o evento infeliz que foi responsabilizado e que ocorreu no ano de 2015. O rompimento da barragem, gerado pela Samarco, causou danos ambientais e prejuízos inestimáveis para diversas famílias da região.

Como pedido de desculpas a sociedade, a empresa Samarco firmou compromisso para ajudar a recuperação social e ambiental das regiões que foram afetadas e assinou um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta para reparar e remediar os impactos do rompimento.

O Acidente

Aos cinco dias do mês de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de mineração de Fundão, gerido pela empresa Samarco, com conjunto com a Vale S.A. e a empresa BHP Billiton se rompeu, trazendo grande destruição à região. As localidades mais afetadas foram o subdistrito de Bento Rodrigues e também diversos municípios às margens do Rio Doce.

A barragem de Fundão, inaugurada no ano de 2008, estocava os rejeitos da extração de minério de ferro na região e acumulava cerca de 55 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Em julho de 2015, apenas quatro meses antes do rompimento, ocorreu a última inspeção de segurança para operação da mesma, que indicava operabilidade da barragem sem indicativos de riscos.

O acidente da Samarco marcou um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil e contabilizou 18 mortos, além de 1 pessoa desaparecida. Muitas cidades, mesmo as localizadas distante da área onde ocorreu o desastre, foram afetadas de forma muito negativas. Municípios do estado de Minas Gerais e também do estado do Espírito Santo tiveram diversos monumentos históricos prejudicados, bem como alteração na fauna e flora locais.

Um dos maiores impactos da tragédia ocorreu no Rio Doce. O Rio Doce possui aproximadamente 850 km de extensão e se apresenta como uma das mais importantes bacias hidrográficas situadas na região Sudeste, desaguando no oceano Atlântico. Ele é responsável por banhar mais de 20 municípios do estado do Espírito Santo, além de mais de 200 municípios mineiros, os quais tiveram que lidar com os resultados da calamidade instaurada por conta da tragédia.

Muitos ambientalistas, que analisaram atentamente o evento, apontaram que serão necessários mais de 100 anos para a total recuperação dos prejuízos ocasionados no Rio Doce e também no oceano Atlântico. Além dos problemas ambientais, houveram também muitos danos ocasionados à infraestrutura local da região, alterando o meio de sustento de muitos moradores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *