Trafico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é um assunto tão debatido e ao mesmo tempo é um assunto sempre em voga, pois apesar de todas as campanhas de conscientização, da fiscalização ostensiva e das centenas de apreensões realizadas, com pesadas multas e a prisão dos envolvidos, o tráfico de animais silvestres continua acontecendo em nossas matas.

trafico de animais silvestres-1

Trafico de Animais Silvestres

Segundo as Organizações Não Governamentais que combatem o tráfico de animais nas florestas brasileiras essa prática pode ser classificada como a terceira maior organização clandestina e criminosa em movimento de dinheiro no Brasil, perdendo somente para o trafico de drogas e de armas. Mesmo que para nós possa parecer que o problema esteja sob controle, diariamente muitos animais são capturados nas matas brasileiras, aumentando o risco de extinção de muitas espécies.

Tráfico de Animais na Legislação Brasileira

Para a legislação brasileira é considerado tráfico de animais todo o comércio de animais que seja ilegal, ou seja de animais silvestres ou animais protegidos.

trafico de animais silvestres-2

Tráfico de Animais na Legislação Brasileira

O Decreto Federal 3179 do ano de1999, impõe as sanções para os traficantes e infratores, com pesadas multas que vão de 500 reais até o valor de 5 mil reais por animal preso em cativeiro, além da prisão inafiançável.

O Comércio de Animais

Os traficantes de animais silvestres e animais protegidos formam uma grande rede com muitas pessoas encvolvidas, no Brasil e também no exterior. Os animais são acpturados e transportados sem nenhum cuidado e em condições precárias, pois a necessidade de se esconder da fiscalização faz com que essas pessoas submetam os animais a situações absurdas fazendo com que cerca de 40% morram antes de chegar ao seu destino.

trafico de animais silvestres-3

O Comércio de Animais

Alguns desses animais só tem vakor se entregues vivos, porém o comércio de animais também envolve a comercialização de órgãos de determinados animais para a fabricação de produtos e também da pele. Há uma estimativa que o comércio ilegal de animais no Brasil movimente cerca de 1 bulhão de euros anualmente.

Consequencias do Comércio Ilegal

As consequencias desse tipo de compercio é muito grande na biodiversidade da flora brasileira e de todo o mundo. Há o risco de extinção de diversas espécies de animais, especialmente de mamiferos que foram dizimados pelos traficantes. O problema no Brasil é muito grave devido a grande biodiversidade existente no Brasil, que ocasiona o travico não só de espécimes da fauna mas também da flora, contudo em outros paises esse também é um grave problema.

O comércio de animais é uma atividade que muitas vezes atinge os limites da crueldade, como por exemplo na áfrica, onde os elefantes são mortos por caçadores apenas para a retirada de suas presas, ou de animais que são escalpelados vivos para garantir a qualidade de sua pele. Mas não são somente os grande e bonitos animais que são alvo dos traficantes, os insetos, anfibios, serpentes e outros animais também são muito requisitados por fabricantes de remédios e outros produtos quimicos.

Enfim, o trafico de animais envolve uma grande rede de criminosos, alguns estão na floresta caando, outros estão sentados no seus escritorios poderosos esperando chegar suas encomendas preciosas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu precisooo de algum artigo recente sobre a biopiratariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa alguém me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!!!!!

    Michelle Lorene 13 de fevereiro de 2011 22:51
  • bem o texto é ótimo com muitas informações valiosíssimas mas há um grande erro de português

    Maria Eduarda 21 de março de 2013 23:50
  • Acho uma grande falta de juiso e muito egoismoas pessoas tratarem assim animais indefesos só pra ganharem dinheiro com sua venda, pois isso acaba com o ciclo ecologico, tras graves prejuisos a natureza, pode levar a extinção de especies, e muito mais, as pessoas não veem que animais tambem sentem dor tambem sente frio, fome, ou seja tudo que tambem sentimos… Gente vamos cuidar do nosso planeta, começando por quem mora nele humanos, plantas e amimais sejam domesticos, exoticos ou silvestres!

    Defensora de animais 20 de fevereiro de 2014 0:40
  • MICHELE LORENE ISSO EU COPIEI PARA UM TRABALHO
    A biopirataria é o envio ilegal de elementos da fauna e da flora de um determinado país para o estrangeiro com fins industriais ou medicinais (cosméticos e remédios).
    A biopirataria consiste no ato da retirada ilegal de material genético, espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem pagamento de patente. Essa atividade caracteriza-se principalmente pelo envio ilegal de animais e plantas para o exterior.
    tomara que te ajude

    may_violetta 6 de março de 2014 21:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *