Como Seria a Vida Sem Energia Elétrica?

A humanidade sobreviveu a muitos estágios evolutivos na sua longa história neste planeta. Duas descobertas, em particular, têm moldado o futuro da nossa raça como nenhuma outra: A pólvora e eletricidade. A primeira foi certamente a causa de muitas tragédias, enquanto a última ajudou a empurrar a raça humana para frente, embora tenha causado danos consideráveis à natureza.

Juntos, os dois fizeram as guerras mais destrutivas. Mas, considere se a eletricidade fosse um dia desaparecer sem aviso. Falta de energia para os dispositivos pode ser a preocupação imediata que vem à mente, mas o problema maior seria ainda abrangente quando se considera que o mundo moderno foi construído em torno da dependência elétrica.

Na ficção científica os cenários foram imaginados a ilustrar o futuro que resultaria se a sociedade ficasse sem energia. A eletricidade é, talvez, o coração da civilização trabalhadora. Sem ela as cidades de modo provável iriam desmoronar no caos que se seguiu. Este é o cenário que é jogado fora na série Revolution, definida em 15 anos após um apagão global de causa desconhecida.

http://www.youtube.com/watch?v=PMur4KhaQA8

Volta ao Feudalismo

É uma ideia fascinante para refletir sobre as implicações de não ter acesso a todas as amenidades. Nós teríamos que reaprender a cozinhar, lavar, transportar se divertir e  viver sem os dispositivos que usamos todos os dias. Seria à volta aos tempos feudais. E sem eletricidade, o tratamento médico seria medieval. Isso é algo que muitos não estariam preparados.

Confúcio um dia disse: “As pessoas que vivem com pouco sabem viver melhor”. A frase do pensador seria uma realidade se o mundo sofresse carência de energia elétrica. Apenas as pessoas pouco consumistas iriam conseguir manter a calma. 

Teste de Sobrevivência

Pode ser clichê basta falar Darwin, mas um mundo como este iria colocar o conceito de sobrevivência mais apto para o teste final. Seu lindo vizinho poderia se tornar o mais feroz na competição por alimento. Você sabe como atirar e matar jogo com um arco e flecha? Os escoceses aprendem a lição durante a juventude na escola e de modo provável iriam ter vantagem nas buscas por alimentação. Seria o momento no qual o ser-humano iria mostrar os instintos mais ferozes.

Em um cenário como esse até mesmo as aspirações de continuar a desenvolver energia limpa seriam inúteis já que tais esforços se concentram na conversão de alternativas em eletricidade.

Com uma infraestrutura digital em fuga, a perda de telefones e Internet forçariam gerações de desmamados sobre o acesso a informações instantâneas para se comunicar no face a face. Milhões seriam impotentes.

O impulso para a sobrevivência em um canto e os custos para sobreviver no outro. Sempre que nos falta um bem essencial, devemos questionar sua real necessidade. Como na série Revolution, os itens que consideramos fundamentais perdem o valor prático de modo rápido. No entanto, a avaliação emocional nunca degrada. 

O Que Seria a Vida Sem Energia Elétrica?

Buscar resposta não é tanto uma questão técnica, visto que consiste de avaliação filosófica da raça humana. Grandes feitos foram realizados sem eletricidade. A civilização, que não inclui algumas tribos indígenas nos cantos perdidos do mundo, depende de energia elétrica para a inovação.

Não se pode ignorar o fato de que a indústria médica entraria em colapso sem eletricidade. Doenças extintas poderiam voltar com uma vingança e estoques das vacinas seriam esgotos. Mesmo o extremo racionamento não retarda o inevitável. Parece um sonho para escritores de ficção científica. 

Lista de Escassez no Mundo Sem Energia Elétrica

  • Não há aquecedores ou de calor elétrico;
  • Sem ventiladores de ar forçados para fornos a gás, óleo ou outras formas de aquecimento de casas;
  • Falta de luzes de rua e televisões;
  • Sem relógios elétricos ou sinais de néon;
  • Adeus aos semáforos e pedágios automáticos;
  • Não haveria nenhum telefone ou postes elétricos;
  • Apenas gelo no inverno porque não haveria refrigeração;
  • Fim do equipamento de escritório (copiadoras, trituradores, máquinas de fax, scanners, computadores e telefones) teria ido;
  • A maioria dos nossos equipamentos médicos não existiria;
  • O homem só seria capaz de trabalhar durante o dia;
  • Grande parte da produção seria feito à mão porque as fábricas que fabricam itens não teriam linhas de montagem, como fazem hoje. A vida industrial seria muito difícil! 

Fim do Mundo Moderno

No mundo moderno quase todos os aparelhos ou máquinas rodam tanto com gasolina com eletricidade. É difícil imaginar um mundo de hoje, na ausência de energia elétrica. A vida sem ela representa tentar imaginar o planeta sem chuva, ou seja, quase impossível de se manter a sobrevivência.

Em todo o mundo, as pessoas iriam engatar os bois para seus carros e trabalhar nos campos até o anoitecer. O trabalho depois do pôr do sol não é possível sem iluminação adequada. Ausência de trens elétricos e bondes fariam as pessoas caminham horas para chegar aos escritórios. Nas casas, o bombeamento de água de poços não seria fácil.

Os computadores vão deixar de funcionar, a Internet daria blackout. De fato a eletricidade abriu o caminho para uma transição suave e progresso da humanidade. Ela mudou a forma como se comunicar e relaxar, ajudando a melhorar a decoração das cidades e casas e minimizando o esforço em vários campos no cotidiano.

A vida sem eletricidade traria a demanda. A procura por teatros iria aumentar. Sem televisão, o homem vai achar que é difícil passar suas horas de lazer.  Viver sem energia é como o sonho impossível, um lugar onde muito pouco trabalho é feito e muita gente vive. Certamente será mais tranquilo e haverá menos poluição. 

Mundo Sem Luz

Imagine a vida sem eletricidade, e não apenas uma breve queda de energia. Nós todos sabemos como a vida torna-se inconveniente quando a eletricidade está fora por apenas algumas horas. Nossas casas e vidas se tornaram tão dependentes da eletricidade é difícil imaginar tudo o que mudaria sem ele.

Apesar dos enormes estragos ainda existira pontos positivos, como a volta ao convívio social nas ruas, em conversas face a face de verdade e não via o sistema de webcam. 

Posts Relacionados

Saiba mais sobre o consumo e economia de energia elétrica e saiba como reduzir os seus gastos. Entenda se é possível viver apenas com energia limpa e como isso poderia ser feito. Conheça os tipos de energia e saiba para que serve cada um deles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • poderia te mais coisa ne

    maicon 1 de novembro de 2013 13:08
  • achei otima essa reportagem muitolegal estao de parabens !!!:)

    larrisa 27 de fevereiro de 2014 1:00
  • PARABÉNS

    CHRISTIAN 26 de setembro de 2014 15:26
  • ótima reportagem… me ajudou no meu estudo sobre “Jesus: A Luz do Mundo”. Ficou fácil atrelar a idéia do mundo sem a luz solar e sem a luz elétrica.

    Luiz Cezar 31 de janeiro de 2016 16:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *