O mundo precisa se adaptar para as fontes de energia renováveis que não poluem o ar. Durante o século XX aconteceram diversos desastres em consequência das usinas de energia que possui alto nível de poluição por causa do nível tóxico participante dos processos de produção. Porém, em consequência da alta demanda energética do mundo as usinas nucleares e hidrelétricas trabalham em todo vapor. O mundo possui perspectivas complicadas sobre o futuro energético. Conheça os principais tipos de energias utilizadas no globo terrestre.
01: Energia Hidrelétrica
Poder de gerar energia com a água. Desde os tempos antigos a energia hídrica tem sido utilizada para a irrigação e o funcionamento de vários dispositivos mecânicos, como moinhos, serrarias, docas, guindaste, entre outros elementos. Alta quantidade de água atine o nível necessário para que as turbinas trabalhem no sentido de acionar o gerador elétrico, proporcionando assim energia elétrica inclusive para populações situadas longe da zona na qual está situada à usina.
Não se pode ignorar o fato de que a grande necessidade de energia do mundo fez com que aumentasse o número de usinas hidrelétricas em todo o mundo. A energia hidrelétrica representa forma antiga e utilizada em larga escala em diversos países que possuem condições hídricas acima da média, como no caso do Brasil, país repleto de mananciais de água.
Para que sejam construídas é necessário alto número de inundações, alterando assim o ecossistema de forma considerável. Animais são deslocados dos nichos ecológicos em que fixaram residência há gerações, até mesmo antes da existência da presença humana nas regiões.
Existem espécies de vegetais que podem sumir sem antes terem sido descobertas em consequência das construções de hidrelétricas. Diversas doenças do mundo poderiam encontrar a chance de cura com as descobertas que deixam de serem feitas em decorrência da degradação proporcionada por este tipo de máquina energética. Conforme for a formação terrestre aumentam as chances de acontecerem alagamentos, provocando assim o deslocamento de populações ribeirinhas.
02: Energia Eólica
O vento simboliza fonte de energia renovável, visto que está disponível em abundância. É a forma mais limpa de energia renovável, usado atualmente em muitas nações desenvolvidas, e que estão em desenvolvimento, para cumprir sua demanda por eletricidade. As energias renováveis podem contribuir com oitenta por cento da eletricidade norte-americana no ano de 2050. O excessivo aquecimento da terra, devido à queima de combustíveis fósseis, tem forçado de pessoas em todo o mundo gerarem energia através do vento. Utilizada em larga escala nas áreas como EUA, Dinamarca, Espanha, Índia e Alemanha.
Os custos de produção de energia eólica diminuem progressivamente ao longo dos últimos anos. O principal custo é a instalação de turbinas eólicas. Além disso, a terra usada para instalar turbinas eólicas pode também ser utilizada para fins de agricultura. Sem contar que quando se combinam com a energia solar podem fornecer fonte barata, confiável, estável, representando inclusive alternativa ideal para geração de energia aos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
A dependência dos combustíveis fósseis poderia ser reduzida se a energia eólica fosse adoptada em escala ampla por todos os países do globo. Poderia ser resposta à crescente demanda por petróleo e gás. Além disso, também pode ajudar a reduzir as emissões de gases nocivos que são a principal fonte de aquecimento global. A energia eólica não polui ou liberar gases tóxicos. Turbinas de vento são encontradas principalmente em áreas costeiras, planícies e lacunas nas montanhas, onde o vento é confiável, forte e estável.
Turbinas eólicas ocupam menos espaço do que a estação de potência média. Moinhos de ocupam alguns metros quadrados para a base, isto permite que a terra em torno da turbina para ser usado para muitas finalidades. Recentes tecnologias estão tornando a extração de energia eólica mais eficiente. O vento é livre, e somos capazes de ganhar dinheiro com essa fonte de energia livre.
03: Energia Nuclear
Gerada em decorrência da ação conhecia como fissão, que consiste na divisão dos números átomos pesados, caso do plutônio e dos urânios, em varias partes até acontecer o bombeamento dos neutrões, capazes de liberar alta quantidade de energia. A fissão do núcleo dos átomos fazem bombeamentos entre si, fazendo com que aconteça o rompimento de núcleos para gerar a energia.
Não são indicadas por causa do alto nível de poluição gerada com o trabalho, sem contar com os riscos de acidentes nucleares capazes de causar danos incomensuráveis. Um dos acidentes mais antigos aconteceu em Windscale, na Grã-Bretanha, em 10 de outubro de 1957 (Nível 05).
Os operadores perceberam que a temperatura do reator ficou em constante aumento, quando deveria diminuir. Eles inicialmente suspeitavam de que o equipamento estava com defeito. Quando dois trabalhadores da usina foram inspecionar perceberam que o reator estava envolto em chamas. Estima-se que 200 pessoas na Grã-Bretanha desenvolveram câncer por causa de Windscale, metade deles fatais.
O número exato de mortes é difícil de encontrar porque o governo britânico tentou encobrir o quão sério o fogo tinha sido. O primeiro-ministro, Harold Macmillan, estava preocupado em não desgastar o apoio público para projetos nucleares. Também é difícil colocar número exato sobre as mortes porque a radiação espalhou para centenas de quilômetros ao norte da Europa.
04: Energia Solar / Térmica
O sol simboliza calor e potência que podem gerar energia transmitida pela radiação eletromagnética liberada pela sua presença onipresente no cosmo solar. Os processos que exploram a luz solar podem gerar dois tipos de energia elétrica: Térmica e fotovoltaica.
TÉRMICA: Gerada em consequência do trabalho proporcionado pelos coletores solares que possuem a faculdade de captar a energia transmitida pelo sol e transformar em água quente, por exemplo, utilizadas em grande escala para os chuveiros elétricos, visto que a água para tomar banho somente fica aquecida após receber energia térmica.
FOTOVOLTAICA: A energia pode ser coletada por lâminas ou painéis compostos de material capaz de fazem a captação da radiação liberada pelos raios solares, produzindo assim energia elétrica. Além de proporcionar total economia, não precisa de baterias adicionais senão a presença do sol. A principal vantagem dos dois tipos de energia elétrica geradas pelo sol está na limpeza, visto que gera poluição.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier