Como os Rios Nascem nas Montanhas?

Como os Rios Nascem nas Montanhas?

A natureza é incomparável! Todos os seus elementos se encontram em constante equilíbrio. Os rios, além de serem belos, são de extrema importância para a manutenção da vida de várias espécies.

Existe todo um mundo que vive dentro dos rios, com espécies de plantas e animais, que precisam desse ambiente para poderem sobreviver. Por isso, a poluição dos rios e dos lençóis freáticos é um assunto muito discutido.

O Que São os Rios?

Eles são considerados fluxos ou correntes de água doce, que nascem tanto em montanhas como em pequenas colinas, passando por baixo da terra. Na parte alta das terras é que os rios nascem, o que chamamos de origem ou cabeceira do rio.

Como Nascem os Rios nas Montanhas?

Rios

Rios

Um rio pode nascer de diferentes maneiras. Uma delas é pela precipitação fluvial. Ou seja, é quando a água começa a fluir da região abaixo da terra para a superfície. Esse acúmulo ocorre através da absorção da água da chuva por meio do solo.

Outra forma está relacionada com a queda de águas da chuva nas regiões mais altas da terra. Ou seja, nas montanhas ou nas colinas. Nesse caso, a água não é absorvida pela terra, mas corre pela sua superfície. Portanto, é assim que nascem os rios nas montanhas.

No entanto, existe outra forma de os rios nascerem, essa outra forma de origem é por meio do derretimento das geleiras. Nesse caso, as águas seguem o seu curso de uma região mais alta, para uma região um pouco mais baixa.

Como Ocorre Um Curso de Um Rio

Quando falamos sobre um curso de um rio, queremos dizer sobre o trajeto que ele irá percorrer desde a sua nascente, até a sua foz. Ou seja, em outro rio ou um mar.

Chamamos de curso fluvial, esse caminho que as águas dos rios percorrem e podem possuir comprimentos variados, serem mais ou menos inclinados, possuírem uma maior ou menor quantidade de fluxo de água.

As bacias são algumas formações que se encontram nas montanhas em que o rio encontra a sua origem. É por meio delas que o rio começa a se formar quando a água vai passando por elas.

Geralmente essas bacias são íngremes e também estreitas, com regiões de vales ao seu entorno, com algumas formações geológicas que podem ajudar a modificar a direção no fluxo do rio.

Por possuir um fluxo bastante intenso e rápido, as águas acabam por causarem um certo desgaste dos materiais naturais, isso é o que chamamos de erosão. A junção dos fluxos das diversas bacias que o rio possui, forma uma corrente, dando origem a fluxos maiores.

Características do Curso de Um Rio

Como vimos, a forma com que um rio nasce demanda tempo. Pois exige toda uma dimensão de trajeto. E, nesse trajeto existem algumas características que veremos a seguir.

  • Alto curso

Rio Alto Curso

Rio Alto Curso

É onde o rio praticamente se origina. A fluência do rio corre com muita velocidade. Seu canal é estreito e não possui muita profundidade.

  • Médio curso

Com declives menos inclinados, a água flui um pouco mais suave do que no nível acima. Nesse curso podem ocorrer pequenas ondulações e curvas.

  • Baixo curso

Nesse nível, a velocidade que a água alcança é muito menor do que nos níveis vistos acima. É nessa parte do seu curso que ocorre a origem das planícies aluviais.

O baixo curso de um rio geralmente dá origem a grandes estuários. E também é onde há uma mistura da água doce do rio com a água salgada do mar.

Maiores Rios do Mundo

Trouxemos para você uma lista com os oito maiores rios do mundo. Então, conheça um pouco mais sobre eles abaixo:

  • Rio Nilo

Ele é considerado o maior rio do mundo, que nasce no rio Rukararana e corre por diversos países. Nove, para ser mais exato. São eles: Uganda, Egito, Tanzânia, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia Burundi e Quênia. O deságue do Rio Nilo ocorre no Mar Mediterrâneo.

  • Rio Amazonas

Esse rio é considerado a maior bacia hidrográfica do mundo, e ele comporta cerca de um quinto do fluxo de água que existe em nosso planeta. A sua nascente se dá no rio Apurímac, no Peru, e deságua no oceano Atlântico.

  • Rio Mississipi

Esse rio nasce no algo Itasca em Minessota. Ele percorre grande parte dos Estados Unidos, e vai até o Golfo do México. Esse rio forma a bacia hidrográfica da América do Norte, que também é considerada a terceira maior do mundo.

  • Rio Ob e Irtich

Eles dois formam a segunda maior bacia hidrográfica do continente asiático. E o seu fluxo percorre parte do território russo.

  • Rio Yangtze

Esse sim é o maior Rio da Ásia, ele nasce nos montes e deságua no mar da China. Por sua beleza e tamanho, ele é considerado uma fronteira natural entre o norte e o sul da China.

  • Rio Amarelo

Esse rio é conhecido por possuir suas margens bastante férteis. Pois, no início da civilização chinesa, era de lá que eles retiravam alguns recursos minerais. Esse rio percorre quase todo o território do país.

  • Rio Congo

A nível de profundidade, esse é considerado o maior rio. Em algumas de suas partes, a profundidade chega a ser de 230 metros, aproximadamente. Ele também possui a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, só perdendo para o nosso.

  • Rio Amazonas

A nascente desse rio é o resultado da confluência de outros dois rios menores, o Lualab e Luapula. E ele tem como a foz o Ocenao Atlântico. Por muito tempo, esse rio foi usado como fronteira entre a República Democrática do Congo e a Angola.

  • Rio Amur

Esse é outro rio que é usado como uma divisa. Nesse caso, ele divide a Rússia e a China, a sua foz é no Oceano Pacífico.

  • Rio Lena

Rio Lena

Rio Lena

Esse rio nasce nas montanhas de Baikal e percorre quase toda a Rússia

Ele deságua em vários outros rios menores, até desaguar no Mar Laptev, que é no Oceano Ártico.

  • Rio Mackenzie

Esse rio nasce no noroeste do Canadá, mais precisamente no grande lago do Escravo. E deságua no mar Beaufort, no Oceano Ártico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *