Entenda Fuso Horário Entre Países

Muitas pessoas têm curiosidade acerca das diferenças do fuso horário entre os diversos países do planeta, sua história e de que forma essas diferenças de horário são estabelecidas, ou seja, qual a base para o calculo dos fusos horários entre os diversos meridianos. Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre isso.

História

A principio o horário era determinado através da posição do sol, e assim sendo a hora do meio-dia, quando o sol está no seu pico, se diferenciavam entre as cidades e as localidades distantes, sendo uma característica local, que obrigava os viajantes acertar seus relógios cada vez que entravam numa cidade diferente.

Diferença

Diferença

Em virtude dos problemas que as diferenças de horários causavam para as empresas, foram fixados fusos nos caminhos de ferro, enquanto que na Grã-Bretanha criou-se uma hora unica para todo país, Escócia, Inglaterra e País de Gales, uma prárica que se popularizou rapidamente. A Companhia de trem Great Western Railway foi a primeira a utilizar a hora GMT – Greenwich Mean Time, ou Tempo Médio de Greenwich. Já no ano de 1847 todas as Companhias de treem utilizavam esse mesmo padrão horário.

Foi o senador canadense Sanford Fleming que sugeriu no ano de 1878 que fosse implantado um sistema de fusos horários universal, dividindo a terra em 24 partes, aplicando a cada faixa um fuso horário de uma hora, omo a terra tem 360º, cada faixa possui 15º de largura. A proposição foi aprovada pelos Estados Unidos em 1883 e a partir daí sua organização evoluiu.


O Que são Fusos Horários

O termo “fuso horário” tem origem na peça dos relógios, onde se enrolava a corda, e foi adotado para identificar a diferença de horário de um local com relação ao horário determinado pelo UTC – Tempo Universal Coordenado, tendo como parâmetro o meridiano de Greenwich, que fica na cidade de Londres, na Inglaterra, convencionado como a longitude 0º e que determina o horário base para todo o planeta.

O Que são Fusos Horários

O Que são Fusos Horários

A partir deste meridiano que tem a longitude 0º a terra foi dividida imginariamente em 24 meridianos de tamanhos exatamente iguais, que ao se afastarem do meridiano de Greenwich para leste e para oeste, que podem ser consideradas como zonas horárias, ou seja, são elas que determinam o fuso horário de cada local.

Movimento da Terra – Base Para o Cálculo dos Fusos Horários

Movimento da Terra

Movimento da Terra

A terra se movimenta constantemente ao redor de seu eixo, e como consequencia desse movimento de rotação temos os dias e as noites e os diferentes pontos da terra tem diferenças de horário.

Para determinar a hora partiu-se do princípio que a terra tem uma circunferencia perfeira, que mede 360º e que o movimento de rotação sobre seu eixo dura 24 horas, durante essas 24 horas todos os meridianos que foram traçados sobre a terra vão passar em frente ao sol num determinado momento.

Dividindo os 360º pelo tempo da rotação, 24 horas, temos 15º, o que determina que a cada 15º que a terra girar passou uma hora, e o fuso horário é chamado cada uma dessas 24 faixas. Londres, onde passa o meridiano de Greenwich, serve de base para o horário de todo planeta, a partir dai, cada linha do meridiano determinado ao leste conta uma hora a mais do anterior, e cada meridiano a oeste de Greenwich conta uma hora a menos, até se encontrarem no Oceano Pacífico, onde fica o chamado Anti-meridiano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito e um site que explica perfeitamente…

    lala 10 de fevereiro de 2011 16:44
  • este site e explendido…

    luara 10 de fevereiro de 2011 16:45
  • gostei muito desse site me ajudo bastante na minha pesquisa nunca tinha entrado nesse site e gostei muitissimo

    MARIA FERNANDA 10 de abril de 2011 11:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *