Calendário Cósmico: Do Big Bang ao Momento Atual

A História do Universo

Já pensou em como seria se fosse possível contar toda a história do universo num único ano. Esse ano começaria com o Big Bang (a explosão que deu início a expansão do Universo) até chegar ao momento de agora. Com esse objetivo o astrônomo Carl Sagan escreveu o famoso livro “Os dragões do Éden” (1977).

Basicamente Sagan imaginou essa possibilidade já no começo do primeiro capítulo do seu livro. Desde então essa se tornou a forma mais didática de explicar como se deu a formação do universo através de uma cronologia. Sagan criou o chamado Calendário Cósmico que consegue comprimir 13 bilhões de anos em apenas 12 meses.

O Calendário Cósmico

O homem utiliza o calendário de um ano como uma das suas principais unidades de medida de tempo. Nas aulas de história os professores costumam desenhar no quadro uma reta com os anos e os acontecimentos importantes, não é mesmo? Quando chega o final de um ano e começo de outro as pessoas comemoram com fogos de artifício.

Isso nos permite observar essa medida de tempo é uma das mais importantes para o ser humano assim como são década, século e milênio. Mas, observe que mesmo os milênios são precedidos por outros períodos de tempo sobre os quais o homem não sabe quase nada.

Como Ele Foi Criado

Esse calendário foi criado como uma escala de tempo de vida do universo em que comprime num único ano todos os acontecimentos importantes. Tudo começa com o Big Bang no dia primeiro de janeiro e culmina com a dominância do homem com sua cultura e tecnologia no último dia. Para se ter uma ideia o Sistema Solar aparece nesse calendário apenas a partir de 09 de setembro.

Uma forma de ter uma ideia em relação a escala de tempo usada nesse calendário é saber que a meia-idade humana equivale a cerca de 0,15 segundos. A popularização dessa escala aconteceu devido ao livro de Carl Sagan chamado de Os Dragões do Éden e também numa série de TV chamada de Cosmos. Uma forma muito interessante e mais simples de tentar compreender a cronologia dos acontecimentos que deram origem ao Universo como o conhecemos hoje em dia.

O Que Veio Antes

Quando nos damos conta de que milhões de anos precederam a existência do homem na Terra assim como bilhões de anos do primeiro raio de sol ou mesmo da primeira estrela que apareceu no universo. São vários os acontecimentos que pertencem a esse passado remoto e desconhecido.

Dados

O homem está sempre em busca de dados que ajudem a identificar o que veio antes dele no planeta bem como saber mais sobre o universo. Através de procedimentos como datação radioativa ou mesmo análise das camadas estratificadas das rochas é possível saber mais sobre a vida na Terra mesmo em tempos remotos.

Através dessas análises é possível saber quais foram as mudanças climáticas que aconteceram na Terra bem como as alterações geológicas. Também é possível se apoiar na astrofísica para ter acesso a informações sobre os estágios evolutivos das estrelas bem como a idade que elas somam. Esses conhecimentos permitem responder a questões como a formação da galáxia e até mesmo saber quanto tempo se passou desde o Big Bang que é o acontecimento mais remoto de que se tem noção.

Calendário Cósmico – Do Big Bang ao Momento Atual

Nesse calendário o Big Bang se dá exatamente à zero hora do primeiro dia de janeiro. Cada bilhão de anos do Universo é contabilizado como sendo mais ou menos 24 dias. Para se ter uma ideia um segundo é equivalente a 500 voltas dadas em torno do sol. O calendário cósmico contempla os principais acontecimentos de que se tem conhecimento atualmente.

Eventos como a época da formação da galáxia da Terra bem como do Sistema Solar e do aparecimento dos primeiros organismos com vida no planeta estão nesse calendário além é claro do aparecimento dos seres humanos. Obviamente o calendário não é perfeito, pois existem dados que os cientistas não conhecem ainda e que poderiam mudar a dinâmica do calendário.

Também devemos lembrar que o calendário foi criado com a ideia de que todos os principais acontecimentos do Universo coubessem num único ano adaptado e por isso boa parte dos grandes eventos acabam sendo comprimidos nos últimos momentos de 31 de dezembro sendo impraticável fazer o seu registro integral.

O Calendário Cósmico

  • 1º de janeiro – O dia em aconteceu a explosão chamada de Big Bang que deu início a expansão do Universo.
  • 1º de maio – Data do Calendário Cósmico em que se deu a origem da via Láctea
  • 9 de setembro – Dia em que o Sistema Solar teve origem.
  • 25 de setembro – Data da formação da Terra.
  • 1º de dezembro – Quando a atmosfera começou a se formar e o oxigênio passou a estar presente.
  • 23 de dezembro – Surgiram as primeiras árvores e também os primeiro répteis, o começo da vida no planeta Terra.
  • 24 de dezembro – Surgem os primeiros dinossauros que dominarão a Terra por um bom espaço de tempo.
  • 26 de dezembro – Aparecem os primeiros mamíferos.
  • 30 de dezembro – Surgem então os primeiros hominídeos e começa a se desenhar o que futuramente será a espécie dominante da Terra, os homens.
  • 31 de dezembro – Data que marca o aparecimento dos primeiros seres humanos e também o nascimento de Jesus. Nessa data estão representados o surgimento do homem assim como a sua cultura. Basicamente se comprime no último dia do calendário cósmico os principais e mais marcantes acontecimentos para a espécie humana.

O último segundo desse dia é representado como o surgimento da tecnologia e do conhecimento que o homem possui hoje em dia.

Significado

Um significado muito importante do Calendário Cósmico é de que os seres humanos embora sejam apenas uma pequenina peça desse quebra-cabeça também tem o seu lugar na história e a sua importância nessa trajetória. Há também a ideia implícita de que o futuro da vida na Terra e o bem-estar do planeta no Universo depende da forma como o homem irá se portar a partir desse momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sera muy interesante leer el libro “Los Dragones del Edén”. Saber todo sobre la teoria y lo relacionado al tema, interesante saber que se tiene en cuenta a todo lo existente. Todo en la vida cumple una funcion, tiene un objetivo.

    Pedro 3 de março de 2014 17:14
  • Muy buena la info de la pagina… es interesante lo que se lee. crea expectativas de lo que es la historia del universo.

    Mauricio Torres 3 de março de 2014 19:07
  • ES HACER UN RECORDERIS, MUY INTERESANTE SOBRE EL CALENDARIO

    MARCELA 3 de abril de 2014 1:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *