Árvores Que São Imunes Ao Corte Por Lei

A Conscientização ambiental, felizmente, está chegando a todas Às pessoas. Depois que pesquisas indicarem que, se a natureza não for preservada, a vida humana estaria à beira da extinção, os governos dos países, sobretudo os desenvolvidos, começaram a desenvolver métodos que pudessem diminuir o impacto ambiental nas ações humanas, desde a indústria até a agropecuária, sendo essa última um dos maiores vilões do que os pesquisadores chamam de “aquecimento global”, ou seja, o aumento da temperatura do planeta Terra por conta do aumento da concentração do dióxido de carbono, que é produzido através da queima de combustível fóssil, queimadas e flatulências de animais utilizados para o abate, como o gado e suínos.

 

Um dos elementos que auxiliam a deixar o ar mais limpo são as árvores, grandes ramificações dotadas de folhas e caule. Podem chegar a mais de 200 metros de altura, e elas são as responsáveis por purificar o ar por utilizarem, justamente, o gás carbônico para realizar uma das etapas da fotossíntese, sendo que, depois de todo o processo, a árvore libera oxigênio, que é bom para os animais em geral, inclusive os humanos.

E, como podemos acompanhar pelos telejornais, o desmatamento é um problema sério no mundo todo, inclusive aqui no Brasil, que é o guardião da maior parte da maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. E, para preservar esse verdadeiro santuário do planeta, várias leis foram criadas com o intuito de preservar as reservas, tanto de flora quanto de fauna, como, por exemplo, a lei que proíbe cortes de certos tipos de árvore. E aqui nesse post, você conhecerá algumas dessas árvores, além de informações bastante interessantes sobre o tema. Vamos lá?

Definição De Árvore Preservada Do Corte

Para que uma árvore seja preservada e que seu corte seja proibido, ela deve seguir uma série de parâmetros. Ou seja, ela deve ser uma espécie nativa, que possua bastante relevância natural e, claro, se a sua reserva no país está em declínio. Se ela atender a todos esses requisitos, ela passa a ter preferência na homologação e assim, depois de passar por todos os trâmites legais, ela passa a ser protegida por meio de decreto. Confira, a seguir, algumas das espécies de árvores que são protegidas pela lei, e, por esse motivo, não podem ser cortadas.

Açaí

O açaizeiro, como muita gente chama, é a árvore nativa da Amazônia, que tem por produção um fruto que é bastante consumido no país. Antes restrito somente à região norte e nordeste, o açaí passou a ser conhecido no país inteiro a partir da primeira década do ano 2000, quando foi revelado que a fruta poderia ser uma grande aliada na redução do peso. E, desde então, ela passou a ser consumida por quem necessitava perder peso ou se exercitava na academia para melhores resultados. E, depois disso, passou a ser vendida no comércio misturada com outras coisas, como leite condensado, chocolate e etc. E, daí, surgiram as açaiterias, que competem, no Brasil, juntamente com as sorveterias. E, até hoje, o doce é fenômeno no país, encantando até mesmo quem não mora por essas bandas. Muitos gringos que vem para cá acabam gostando da iguaria, e não deixam de ser chamados para ir tomar um açaí por nada.

Buriti

Bastante comum no Brasil, sobretudo nos estados do Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Buriti é uma outra árvore que tem seu corte proibido por meio de lei. A árvore é alta, e produz um fruto que faz muito bem à saúde, já que ele contém diversas vitaminas e é fonte de cálcio, sendo usado para produzir diversos doces, licores e outros pratos típicos. O óleo de buriti, extraído do seu fruto, também é bastante visado comercialmente, já que tal óleo faz bem ao organismo, podendo deixar a pele cada vez mais nova e revitalizada, se usada com frequência. Além disso, o óleo pode ser utilizado para deixar os cabelos mais reforçados, evitando que eles se tornem quebradiços. O buriti pode ser considerado como uma verdadeira árvore que têm mil e uma utilidades já que, a partir dela, pode se fazer vários artesanatos, por conta das fibras de suas folhas, nos quais podem ser confeccionados bolsas, artefatos, vasilhames, cestas, entre outros.

Ipê Amarelo

Bastante comum em praticamente todo o país, o Ipê Amarelo é uma das árvores mais bonitas do território brasileiro, pois ela, na primavera, deixa o ambiente mais amarelo, se é que me entende. As suas flores se desenvolvem de tal maneira que o amarelo vivo, característico delas, fazem o gradiente de cores do ambiente ficar muito mais aconchegante. A árvore entrou na lista de árvores protegidas por conta de que sua presença no espaço urbano era intensa e as pessoas, alegando que a mesma fazia muita sujeira, principalmente na época do desabrochar das flores, deixando muita sujeira em sua base, podendo obstruir bueiros e causar inundação, e, por conta disso, cortavam-na. Hoje, esse corte é proibido, sendo permitido somente o aparo da árvore. É válido ressaltar que, apesar do nome, a árvore de Ipê Amarelo pode possuir, também, suas flores na cor branca.

Araucária

Também conhecida como “pinheiro brasileiro”, a araucária é outra árvore dessa lista que está terminantemente proibida de ser cortada. Originária dos pampas sulistas, mas presentes em várias partes do país, a araucária produz um fruto, que é chamado de pinhão. E, com ele, é possível realizar diversas receitas, desde quibes até doces. Muitas pessoas, no entanto, preferem consumir o alimento de uma forma tradicional: cozinha-lo, dentro de sua própria casca, na panela de pressão ou então deixa-lo cozinhar lentamente em cima de um fogão de lenha.

Aroeira

Uma série de espécies de árvores brasileiras, que também está protegida segundo a lei. Ela é bastante usada para a confecção de loções e cremes para a pele, sobretudo para combater casos de acnes e cravos. O sabonete de aroeira, por exemplo, é um desses produtos, que auxiliam na limpeza da pele, promovendo uma revitalização da mesma e, também, mantê-la limpa das impurezas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *