Floresta Tropical Pluvial

Também considerado um bioma, a Floresta Tropical Pluvial tem muitas características que a diferem de outras no planeta, como a grande concentração de animais e espécies de plantas, árvores e tudo mais. Normalmente são também locais com uma densidade de árvores bem grande, estando mais concentrada na região do equador.

Dentre as áreas que possuem este tipo de vegetação temos parte da África, a parte sudeste da Ásia, além da Indonésia e América do Sul. Estas regiões normalmente são de um clima bem quente e úmido, com altos índices de chuvas. Confira logo a seguir uma galeria de fotos referente às florestas tropicais pluviais:

A floresta tropical pluvial é considerada como os biomas que contam com a maior variedade e produtividade de espécies existentes em todo o Planeta. Essas florestas também recebem o nome de floresta úmida, ou apenas florestas tropicais pois, nos locais onde estão situadas, há um alto índice pluviométrico.

Principais Características da Floresta Tropical Pluvial

Dentre as características da floresta tropical pluvial, as mais marcantes são: a alta precipitação, o clima mais quente e também a enorme quantidade de árvores mais altas.

Nesse local, a temperatura média é de 20°C. Além disso, anualmente chove em torno de 1200 mm.

No entanto, ainda que o solo das florestas tropicais pluviais suporte uma grande diversidade de plantas, trata-se de um solo pobre. Assim, para que a produtividade seja garantida, ela conta com a temperatura alta e com o bom volume de água.

Da mesma forma, os nutrientes de que necessitam são provenientes, na maior parte, das árvores vivas do local, mais precisamente da sua biomassa, ao invés de virem do solo.

Ademais, a decomposição de toda a matéria orgânica acontece de forma bem rápida nesse tipo de floresta. Aliás, a ciclagem de nutrientes é garantida por esse motivo. Inclusive, uma condição como essa é essencial para que esse ecossistema tão completo tenha o seu funcionamento garantido.

Onde Podemos Encontrar as Florestas Tropicais Pluviais?

Podemos encontrar as florestas tropicais pluviais na Ásia, na África, na América do Sul e na América Central. Elas acontecem, principalmente, em 4 regiões que recebem o nome de domínio biogeográfico. Confira abaixo quais são elas:

  • Austrália: situada na Nova Guiné, na Austrália e também nas Ilhas do Pacífico.
  • Neotropical: que se localiza na América Central, na América do Sul e também nas Ilhas do Caribe.
  • Afrotropical: que se encontra em Madagascar, no continente africano e também nas ilhas dispersas.
  • Indomalásio: localiza-se na Índia, no continente asiático, Sri Lanka e também no Sudeste da Ásia.

Contudo, as regiões com maiores extensões de florestas tropicais estão concentradas no sudeste da Ásia, nas regiões africanas, e também na América do Sul com Amazônia.

A floresta tropical com maior dimensão que existe é a Floresta Amazônica. Nela, está abrigada uma imensa variedade de formas de vida, assim como também a grande disponibilidade de água doce que existe no mundo.

Floresta Tropical Pluvial

Floresta Tropical Pluvial

Características da Flora da Floresta Tropical Pluvial

A floresta tropical conta com uma flora bem abundante e rica. As folhas constantes estão sempre bem verdes. A vegetação é bem densa, formando um imenso tapete super verdinho.

Há determinados pontos em que encontramos até 300 diferentes espécies de árvores em apenas 0,1 hectare da floresta. Algo bem natural também é encontrarmos plantas epífitas e lianas. No caso das plantas epífitas, o seu crescimento se dá sob outras espécies de plantas, onde as suas raízes se desenvolvem.

Enquanto que as lianas consistem em plantas trepadeiras do tipo lenhosas, cujas raízes se fixam no chão.

Outra espécie de plantas bem comum em florestas tropicais pluviais são as carnívoras. Isso se dá, principalmente, em virtude de a região contar com um clima úmido.

Além disso, como as copas das árvores tendem a ser bem altas, elas impedem que a maior parte do sol alcance o interior da floresta. Dessa forma, apenas 1% de toda a energia do sol consegue chegar até o solo.

Com isso, o desenvolvimento de diversas espécies de plantas é comprometido. Enquanto outras espécies acabam se desenvolvendo nos troncos de árvores.

Características da Fauna

A fauna da floresta tropical pluvial também é composta de uma grande variedade de animais. Sendo que o destaque vai para os insetos, e também para as outras espécies de animais invertebrados.

Dentre os animais da região, algumas espécies típicas são: capivara, mico-leão-dourado, tucanos, onça-pintada, peixe-boi, ariranha e araras.

Composição das Florestas Tropicais

Essas florestas se dividem em estratos diversos, e que podem variar de uma floresta para outra. Confira abaixo as características de cada um dos estratos:

  • Dossel: que também recebe o nome de “copa”, constitui-se de árvores de elevada densidade, e de espaçamento mais curto.
  • Céu: essa camada compreende tanto as coroas das árvores mais espaçadas, como também os seus galhos.
  • Sub-bosque: a camada de arbustos, como o próprio nome já diz, possui os arbustos como principais características, sendo que as árvores de menor estatura ficam entre 5 e 20m acima do piso.
  • Herbáceo: a vegetação que apresenta um porte menor é denominada camada solo. Corresponde a um local úmido e escuro. É nesse local que a matéria orgânica se decompõe.

Principal Ameaça à Floresta Tropical Pluvial

O desmatamento é considerado como a principal ameaça enfrentada pela floresta tropical. Afinal de contas, ele provoca a extinção de muitas espécies, grandes erosões, perdas da biodiversidade e também a desfragmentação da floresta.

Para piorar, o ritmo com que acontecem os desmatamentos na floresta tropical é bem acelerado. Tanto é que, de acordo com estudos, caso o desmatamento continue nesse ritmo, daqui a 100 anos, tudo o que sobrará serão somente fragmentos bem isolados da floresta.

Atualmente, o desmatamento é o causador de 1/5 das emissões dos gases na atmosfera. Aliás, esses gases emitidos são responsáveis pelo efeito estufa, levando ao aquecimento do planeta.

Logo no início, o desmatamento já causa imediatamente à redução da disponibilidade da troca gasosa, e também à regulação de chuvas, que as florestas tropicais promovem. E isso pode impactar diretamente no clima da terra.

Do mesmo modo, com a destruição das florestas tropicais pluviais, também se perde a proteção natural que ela possui contra a erosão que a água, o vento e demais fatores provocam.

Desmatamento

Desmatamento

Além disso, com o desmatamento, a água proveniente da chuva faz com que todos os nutrientes minerais sejam levados ao fundo do solo, o que recebe o nome de lixiviação. Com isso, esses nutrientes não conseguem chegar até as plantas, fazendo com que a sua fertilidade seja reduzida.

Sem contar que a terra que também é proveniente das erosões vai para o fundo de rios, causando assoreamento, e contribuindo para que transbordem e causem inundações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu achei bem legal ,mas não tinha o nome do local das imagens

    Helen 31 de março de 2011 1:21
  • muito bom as esposiçao

    Elydamares 24 de janeiro de 2012 13:18
  • EU ADOREI E MUITO LINDO GOSTARIA DE ESTA LAR BEM PETO E PODE TOCA-LAS

    KELIANA 12 de maio de 2012 11:30
  • vlw… boa explicação…

    Evaniely 11 de junho de 2012 3:22
  • Gostei da explicação, valeu!

    Djair 30 de agosto de 2012 13:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *