Vídeo Desastres Naturais

Nessa apresentação trabalhada por um professor de Geografia há de se reprisar todos os melhores momentos dos Desastres Naturais I, um vídeo também com a função de chocar as pessoas diante de imagens impressionantes a cerca dos últimos acontecimentos no mundo, como as mais terríveis tragédias.

Além dos desastres já trabalhados no primeiro vídeo esse mostra como a natureza consegue ser ainda mais violenta, quando os demais aspectos entram em questão, a cerca, por exemplo, das inundações, em várias partes do mundo, como mostram as imagens deforma assustadora.

Como há também os grandes derretimentos de geleiras em lugares frios do planeta, mostrando assim a elevação do nível dos mares, que conseqüentemente sumiram com muitas praias e lugares de habitação. Há de se repensar muito sobre os desastres naturais e evitar o aquecimento global em massa, para que essa possível queda seja de fato verdadeira, abrangendo todas as partes do mundo.

Os desastres naturais são conjuntos de fenômenos que compreendem grande parte da natureza da Terra, ou seja, são partes integrantes da geodinâmica do planeta.

Quando os desastres naturais acontecem, eles costumam ter o potencial de levar à sérias consequências para as pessoas. Além disso, apesar do grande avanço da tecnologia, muitos desses desastres não podem ser previstos.

O que acontece é que eles consistem em fenômenos naturais, resultantes de mudanças em ciclos da Terra. Porém, atualmente, esses desastres estão aumentando muito.

Assim, grande parte dos desastres têm acontecido pelo fato de o planeta estar sofrendo muito como efeito estufa e o aquecimento global. Tudo isso contribui muito para que aconteçam os desastres naturais, provocando muitos desequilíbrios na natureza.

Além disso, o ser humano e a sociedade em geral também sofre muito com esses desastres. Afinal de contas, são muitos os danos que eles causam. E os prejuízos costumam ser incalculáveis. Sem contar nas vidas que são perdidas também.

Quando se trata da natureza, os desastres naturais ajudam tanto na renovação, quanto na manutenção dos ecossistemas, no abastecimento de fontes hídricas naturais, na formação de relevo e etc.

Classificação dos Desastres Naturais

Existem diversas classificações para os desastres naturais. Abaixo, listamos cada um deles, e apresentamos as suas principais características. Confira!

  • Furacões, Tufão e Ciclones: esses fenômenos são potencializados pela ação das massas de ar. Conforme a força que eles conseguirem atingir, eles podem acabar com cidades inteiras.

    Furacão

    Furacão

  • Tempestades: que podem ser de neve, de chuva, de areia, granizo e raios. Elas podem causar grandes destruições de acordo com a força que elas apresentarem ou a quantidade de chuvas torrenciais.

    Tempestades

    Tempestades

As tempestades podem causar grandes desastres como deslizamento de gelo, torres de energia, terra, árvores, e muito mais…

  • Seca: a seca também é um tipo de desastre natural. No decorrer dos últimos anos, a seca tem se intensificado devido ao aquecimento global. Inclusive, a seca já é um dos grandes problemas enfrentados por vários grupos de pessoas ao redor do mundo.

    Seca

    Seca

Assim, as mudanças de clima estão mostrando que a ação do homem levou a várias consequências no decorrer do século, provocando a seca e aumentando a desertificação.

  • Inundações: ou enchentes são outros exemplos de fenômenos da natureza, mas que são potencializados pela ação do ser humano. Nos últimos anos, o número de inundações desastrosas tem aumentado muito. Um dos causadores é o lixo em excesso, que causa o entupimento dos bueiros, e não permite que a água passe.

    Inundações

    Inundações

Inundações e enchentes, que acontecem pela grande quantidade de chuva e pelo entupimento dos bueiros, podem levar a grandes desabamentos, com grande potencial de matar milhares de pessoas, destruindo muita coisa.

  • Terremotos e maremotos: ou abalos sísmicos, como também são chamados, são vibrações bruscas, mas passageiras, que acontecem na superfície da Terra. Eles ocorrem devido à movimentação de placas rochosas, e também devido à atividade vulcânica e deslocamento dos gases que acontecem no interior da Terra.

    Terremotos

    Terremotos

  • Erupções vulcânicas: esse tipo de desastre natural é muito perigoso. A lava que os vulcões expelem é extremamente quente, e pode levar à destruição de comunidades inteiras, e de tudo à sua volta, como animais e plantações, conforme o local em que se encontram.

    Erupções Vulcânicas

    Erupções Vulcânicas

No caso de maremotos (tsunamis), eles acontecem no interior dos mares, e causam deslocamentos imensos de água, capazes de acabar com cidades inteiras.

Exemplos de Desastres Naturais Pelo Mundo

  • Terremoto do Haiti: no dia 12 de janeiro, do ano de 2010, um grande terremoto, com magnitude 7, atingiu Porto Príncipe, que é a capital do Haiti. Duzentas mil pessoas morreram.

    Terremoto do Haiti

    Terremoto do Haiti

  • Furacão Katrina: no dia 29 de agosto, do ano de 2005, um grande furacão surgiu nos Estados Unidos, classificado como de categoria 5, e que destruiu uma parte da região litorânea daquele país. Duas mil pessoas morreram. Os ventos alcançavam uma velocidade de 280 km/h.

    Furacão Katrina

    Furacão Katrina

  • Tsunami na Indonésia e Sismo: no dia 26 de dezembro, do ano de 2004, em Sumatra, na Indonésia, um enorme terremoto devastou uma boa parte da costa oeste da cidade. Com uma magnitude 9, esse terremoto foi classificado como o 3° maior do mundo. Ele ainda conseguiu atingir em torno de 15 países da região, matando milhares de pessoas (230 mil).

    Tsunami na Indonésia e Sismo

    Tsunami na Indonésia e Sismo

  • Tsunami em Lisboa: no ano de 1755, um grande terremoto, que veio seguido de um tsunami, atingiu Lisboa, em Portugal. Morreram em torno de 100 mil pessoas. Anos depois, o marquês de Pombal ajudou a reconstruir a cidade.

    Tsunami em Lisboa

    Tsunami em Lisboa

  • Inundação na China: o maior desastre natural registrado até então aconteceu na China, no ano de 1931. Uma grande inundação do Rio Amarelo (Huang He), durou de junho a novembro, e matou mais de 4 milhões de pessoas.

    Inundação na China

    Inundação na China

Desastres Naturais Que Acontecem no Brasil

O planeta todo sofre com as mudanças climáticas, inclusive o Brasil. Inclusive, o país vem apresentando um aumento no número de desastres naturais por conta disso.

As regiões norte e nordeste do Brasil sofrem com muita seca. Enquanto que as regiões sul e sudeste sofrem com o excesso de chuva, causando desabamentos e alagamentos.

Em geral, a maior parte dos desastres naturais que acontecem no Brasil estão relacionados com a instabilidade atmosférica, levando a desastres, como tornados, deslizamento de terra, inundações granizos e vendavais, mas também podem ser potencializados pela ação do homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais · Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *