Alguns países no mundo possuem muito mais desastres naturais do que outros. Temos uma grande sorte no Brasil por exemplo, onde terremotos, tsunamis, furacões e outros desastres não ocorrem, ou se ocorrem é baixa escala. Isso traz uma certa segurança para todos nós que moramos por aqui.
Por esse fato, podemos ver que muitos desses países que já estão acostumados, acabam tendo uma organização melhor para sobreviver a todo esse tipo de problemas. Os aparelhos de medição são mais precisos e eficazes para avisar as pessoas. As construções são feitas com materiais diferentes, de maneira diferente e com certeza o que mais prevalece é a organização que faz com que todos sobrevivam.
Podemos observar que em meio a grandes desastres, certos países conseguem se sair ilesos e outros totalmente destruídos e é bem fácil ver que essa diferenciação vem do níveis de desenvolvimento do país. Países como Japão, Estado Unidos e Austrália sofrem menos com esses desastres, já Chile, Haiti, Indonésia, sofrem muito com toda a falta de suporte.
Falando um pouco mais de um do países que mais possui desastre no mundo, a Austrália merece destaque e por isso vamos conhecer um pouco mais:
Austrália
Um país do hemisfério Sul do continente Oceânico, e tem como nome oficial Comunidade da Austrália, sendo que o seu continente é o menor em área do mundo, e com isso podemos ver que a Austrália é o maior país nele, pois o restante é formado por pequenas ilhas e pequenos países. Possui fronteiras com o mar de Coral e o mar da Tasmânia pelo leste, com o Oceano Índico pelo sul, pelo oeste tem o mar de Timor e o mar de Arafura,e pelo norte temos o Estreito de Torres.
Após os mares, a Austrália possui fronteira com alguns países da Ásia e outros poucos do próprio continente, sendo Indonésia, Papua-Nova Guiné e Timor-Leste mais ao norte, um território francês chamado de Nova Caledónia a leste e a Nova Zelândia a sudeste.
Foi um dos continentes que teve sua exploração mais tardia em relação aos outros. Antes disso acontecer, existia muitos outros povos que habitavam o local como os aborígenes. Eles tinham uma cultura bem organizada, com traços bem parecidos com os indígenas brasileiros. A colonização em si se deu somente no século XVIII pelos povos europeus.
Primeiramente a holanda fez algumas explorações no final do século XVII, porém acabou perdendo cerca da metade do território para os britânicos lá pelos anos 1770, com isso a colonização começou quando foi trago alguns presos para a Austrália e então formou-se a primeira colônia oficialmente britânica chamada de Nova Gales Do Sul, essa fundação ficou marcada em 26 de janeiro de 1788 e depois disso o número de gente vindo para o continente só aumentou.
Com o tempo, novas formas de organização política precisaram ser tomadas para que o governo britânico não perdesse o poder sob o continente. Até que no século XIX foram divididos cinco grandes territórios que passavam ser governados por gente do próprio lugar e assim com o tempo esses territórios se tornaram federações entre elas estava a Austrália, tendo um sistema político democrático liberal desde sua formação.
Atualmente constitui de cerca de 25 milhões de habitantes, a grande maioria ocupa as regiões das cidades que são capitais estaduais. Sendo que a capital apesar de muita gente achar que é Sydney, por ser a cidade mais conhecida é a cidade de Camberra.
Apesar de ter sido uma colônia tardia, foi uma colônia de povoação, a qual os moradores tinham necessidade de se estabilizar e se desenvolver, por isso o país hoje em dia é extremamente avançado em pesquisa e indústria em si. Além disso tem um desenvolvimento de saúde, educação e economia bem alto. As cidades são extremamente hospitaleiras com grande qualidade de vida.
Desastres Naturais na Austrália
Infelizmente é um país que não está livre dos desastres, porém podem ocorrer alguns bem diferentes dependendo do local, já que o território australiano é bem extenso. É muito conhecido pelas grandes ondas no mar que os surfistas amam, mas que podem trazer alguns desastres.
Grande parte do solo australiano é seco e podemos ver que isso parte de um dado histórico em que toda a austrália se mantinha debaixo dos oceanos e por isso muito do seu solo é totalmente deserto e salgado. Com isso vem o problema da agricultura não ser firme na região, além de que a falta de água doce traz a dificuldade de manter o crescimento populacional.
Outro desastre comum é os ciclones, mais presentes na época de Dezembro a Maio, mas felizmente eles ocorrem em áreas que possuem uma densidade demográfica bem baixa. Podem ser grandes ciclones, com ventos extremamente violentos, sendo a ocorrência maior no norte.
Existem alguns poucos vulcões ativos, mas eles quase não trazem mais tanto perigo para a população, além de que são totalmente monitorados. Em relação a terremotos e maremotos, a austrália sofre porém com menor incidência por não estar bem perto das aberturas das placas tectônicas.