Qual É O Maior Vulcão Do Mundo Em Atividade?

Qual É O Maior Vulcão Do Mundo Ainda Em Atividade?

Os vulcões são imensas e impressionantes estruturas que podem surpreender no sentido positivo ou então no sentido negativo. O ponto é que essas estruturas geológicas chamam a atenção de quem que seja que estude sobre eles, em qualquer área e aspecto de estudo que seja, afinal eles possuem uma atuação que impressiona, desde as suas origens, passando pela sua história e contribuição com o mundo atual, tal como o conhecemos. Um exemplo disso que estamos falando e que muitas pessoas não sabem, é que a própria atmosfera da Terra, essa atmosfera que permite a ocorrência da vida no planeta, se dá em grande parte por causa dos vulcões, isso mesmo, se você não conhecia essa informação espere que abaixo vamos falar mais sobre ela.

Houve um período da humanidade em que as erupções vulcânicas eram constantes, e quando falamos constantes estamos realmente falando sobre erupções ininterruptas, noite e dia e nas mais diversas partes do planeta, isso pode até mesmo parecer irreal e muito distante da nossa realidade, mas a verdade é que se não fosse esse período único e especifico da história do nosso planeta, nossa atmosfera não seria propícia para o nosso desenvolvimento e respiração, uma vez que foram as erupções por anos a fio, expelindo gases e compostos tal como o nitrogênio, oxigênio, entre outros que fez com que ela chegasse na medida proporcional de combinações que possui e que é perfeita para as necessidades dos seres humanos.

No entanto, esse período já passou e a grande maioria dos vulcões sequer é ativa no nosso planeta hoje, muitos vulcões que uma vez já tiveram muita atividade nem ao menos existem mais, o ponto é que não foram todos que “adormeceram” e dessa forma alguns ainda continuam ativos e atuando. Existem ainda vulcões ativos em muitos lugares do mundo, eles estão presentes principalmente em áreas de encontro de placas tectônicas, mas não somente nesses lugares, sendo que em alguns casos mais específicos podem também ser vistos em regiões do meio das placas, apesar de serem bem incomuns nesses luares, um exemplo de regiões onde existem muitos vulcões é o famoso cinturão do Pacífico e as áreas das principais cordilheiras do mundo, que são as Cordilheira dos Andes que está perto de nós aqui na América do Sul e a Cordilheira do Himalaia que está presente no continente da Ásia e que é onde está a montanha considerada por muitas pessoas a mais alta do mundo.

Vulcão

Vulcão

Agora vamos ao ponto que interessa, vamos responder à pergunta feita no título do nosso texto, sobre qual seria o maior vulcão ainda em atividade no mundo nos dias de hoje, a resposta é o vulcão Mauna Loa, esse vulcão fica localizado no Havaí, em uma de suas ilhas que por sua vez fazem parte do território americano. O Mauna Loa é atualmente o maior vulcão do nosso planeta que ainda está em atividade, isso se deve a sua impressionante altura e altitude, a sua altitude é de impressionantes 4169 metros, mas a sua largura não fica atrás não, já que ela se trata de 90 quilômetros de extensão de vulcão, é muita coisa. Uma informação importante também sobre ele é que se trata de um vulcão do tipo escudo (há vários tipos de vulcões, que variam principalmente de acordo com o seu formato, um deles é o vulcão escudo que possui a característica de ter aquela ponta central mais elevada e com uma abertura no centro).

Mauna Loa: Havaí

Esse vulcão tem por característica ser um pouco inclinado, porém bem menos do que outros vulcões, o que contribui para o fato que ele tem uma área que é uma espécie de “lago de lava”, essa lava se mantém em constante estado de lava incandescente e fundida, onde permanece em seu estado original devido as suas altíssimas temperaturas. Esse vulcão não funciona apenas em sistema de explosões de lava e grandes escapamentos de lava, mas ele pode também ir pouco a pouco liberando a lava que contém em seu interior e quando isso acontece são formados muitos “rios de lava” nas regiões de entorno do vulcão.

Apesar dessas “pequenas” escapadas de lavas serem consideradas por cientistas e pesquisadores como “mínimas” de certa forma, principalmente quando se pensa em seu potencial total e seu potencial de alcance, ainda assim elas têm a capacidade de causar grandes estragos e por esse motivo é preciso que sejam constantemente avaliadas por equipamentos tecnológicos, além de medir a atividade vulcânica através também de aparelhos ligados ao solo, tal como medidores de movimentos sísmicos, entre outros. Dessa forma é possível lidar com esse gigante da natureza com mais cautela, atenção e com prevenção, para assim evitar que ele possa causar algum tipo de estrago fatal, ele está em monitoramento ao que se sabe, desde o ano de 1912.

Há alguns estudiosos do assunto que afirmam e defendem veementemente que esse vulcão existe a aproximadamente 700 mil anos, sendo que quando surgiu ele se tratava de um vulcão submarino e que estava no fundo do mar, mas que com o passar do tempo ele foi se elevando e assim emergindo para a superfície da Terra, alguns cientistas defendem que essa possível elevação se deu por volta de 400 mil anos atrás no passado da humanidade. O ponto que questiona um pouco essas teorias em relação as datas citadas, é que até os dias de hoje apenas foram testados fragmentos desse vulcão com data máxima de 200 mil anos atrás.

Uma nova informação recente sobre os maiores vulcões da Terra aponta que o Mauna Loa não é mais considerado o maior vulcão existente, pois foi descoberto mais um vulcão que também está localizado no Havaí, ele se chama Puhahonu e seu tamanho total é realmente impressionante, apesar de que apenas uma parte bem pequena de sua estrutura é visível acima da superfície do oceano, por volta de 30% de toda a sua extensão enquanto que o restante está no fundo do mar e encoberto. Pelas medidas e estudos realizados por pesquisadores, o seu volume total é de algo em torno de 150 mil quilômetros cúbicos de material, é coisa que demais, principalmente quando comparamos esse volume ao de outros vulcões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *