Erythrina Falcata Características

Conhecida por alguns nomes populares como bico-de-papagaio, corticeira-da-serra, corticeira-do-seco, mulungu, sapatinho-de-judeu entre outros, a Erythrina falcata, é uma árvore que se destaca pela beleza das suas flores. De tonalidade vermelho alaranjado as flores dessa árvore criam um maravilhoso contraste com o ambiente em que estão inseridas. A seguir falaremos mais sobre as características dessa árvore incrível que compõem belas paisagens.

Características da Erythrina Falcata

Tronco

Trata-se de uma árvore caducifólia que atinge alturas de 10 a 30 metros de altura e diâmetro de 30 a 90 centímetros. Possui tronco reto com sessão cilíndrica que em boa parte dos casos conta com acúleos e nódulos. A espessura da casca dessa árvore pode chegar a 20 milímetros e sua coloração é castanha com fundo amarelo. A descamação apresentada por essa árvore é do tipo pulverulenta.

Tronco de Erythrina Falcata

Tronco de Erythrina Falcata

Folhas

As folhas da Erythrina falcata são do tipo compostas e trifolioladas contando com 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura. O seu pecíolo possui entre 5 e 16 centímetros de comprimento.

Folhas de Erythrina Falcata

Folhas de Erythrina Falcata

Flores

O ponto de principal destaque dessa árvore são as suas flores com tonalidade vermelho alaranjado cujo comprimento fica entre 3 e 5 centímetros de comprimento. A disposição das flores se dá em cachos pendentes que ficam nas extremidades dos ramos das inflorescências dessas árvores. As flores dessa árvore nunca ficam totalmente abertas e se dispõem em trios durante a primavera.

Flores de Erythrina Falcata

Flores de Erythrina Falcata

Fruto

A árvore possui como fruto um legume indeiscente que é achatado e não septado internamente. Sua cor é de um tom pardo escuro e seu comprimento é de 10 a 20 centímetros com largura de 2 a 3 centímetros. Os frutos podem apresentar de 3 a 15 sementes cada. Essas sementes têm aparência de cor castanha escura e estrias rajadas.

Fruto de Erythrina Falcata

Fruto de Erythrina Falcata

Período de Floração e Frutificação

A Erythrina falcata tem como período de floração entre os meses de maio a novembro. Já a sua frutificação acontece no período entre setembro e dezembro.

Conhecendo o Habitat da Erythrina Falcata

Os principais habitats dessa árvore são o Cerrado, a Amazônia, a Mata Atlântica, a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Densa. Caracteriza-se por sua ocorrência como vegetação secundária sendo uma espécie do tipo decídua. Pode ser vista tanto na parte interna das florestas como nas áreas de formações abertas.

Distribuição Geográfica da Erythrina Falcata

Os locais em que essa árvore é encontrada em maior abundância são no estado do Maranhão no Nordeste; nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro no Sudeste; no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste e nos três estados da região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Propriedades Reconhecidas da Erythrina falcata

Propriedade Fitoquímica da Casca da Erythrina falcata

A casca da árvore conta com um alcaloide chamado hiporifina que faz parte do grupo chamado Curate que é empregada pelos índios como um entorpecedor dos peixes.

Propriedade Fitoquímica das Flores da Erythrina falcata

Flores de Erythrina Falcata

Flores de Erythrina Falcata

As flores dessa árvore possuem grandes quantidades de minerais como manganês, cálcio, sódio, ferro, zinco, cobre, potássio, chumbo entre outros.

Uso Fitoterápico

Popularmente a Erythrina falcata é utilizada como calmante da tosse podendo também ser utilizado para fazer bochechos para o combate de infecções bucais. Outras aplicações são para a cicatrização de feridas, hemorroidas, primeiro banho dos bebês, doenças hepáticas, dores musculares, insônia entre outras complicações de saúde.

Aplicações Comerciais da Erythrina falcata

Essa bela árvore destaca-se como planta ornamental especialmente por seu período de floração. Do ponto de vista urbano pode ser utilizada para compor praças e canteiros. Outra possibilidade de aplicação comercial é o uso das rolhas que são extraídas da casca das árvores que possuem propriedades elétricas bem como caloríficas. Como sua madeira possui um lindo tom de laranja pode ser usada para o fabrico de laminados bem como de calçados.

Função Ecológica

A Erythrina falcata pode ser usada também como uma árvore com função ecológica em áreas degradadas uma vez que as suas belas flores atraem papagaios e outros pássaros revitalizando essas áreas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *