O continente em que vivemos é um dos continentes com maior diversidade do mundo. Sendo que se estende pelo hemisfério sul e norte, notando assim uma grande diferença entre as vegetações, climas, paisagens e até mesmo pessoas.
Por essas tantas diferenciações que o continente americano se subdividiu em três partes sendo denominada de acordo com sua localização no globo: Norte, Sul e Central. Vamos falar um pouco mais sobre a América do Sul, onde se encontra o nosso grandioso país: Brasil, responsável por grande parte do território.
Costa Americana
Como o próprio nome já diz a América do Sul se encontra no Hemisfério Sul, na parte ocidental da terra. É banhada pelos oceanos Pacífico (oeste) e Atlântico (leste), ao sul temos o encontro desses dois oceanos antes de chegar no oceano antártico, já ao norte temos o mar das Antilhas (Caribe).
A área costeira da América do Sul é extremamente importante pela quantidade de formações de estreitos e ilhas que ela possui. O maior estreito é o de Magalhães que divide o Oceano Atlântico e Pacífico. As ilhas são muito conhecidas, no nosso país temos Fernando de Noronha que possui mais de vinte ilhas formadas há milhões de anos por vulcões. Na costa da Argentina temos as ilhas Malvinas, considerado um dos maiores arquipélagos do mundo com mais de duzentas ilhas. E a mais importante por questões de biodiversidade as ilhas Galápagos, que já é considerada um Patrimônio Natural da Humanidade.
Hidrografia
É um dos lugares mais ricos em recursos hídricos do mundo, tendo diversas bacias hidrográficas extremamente vantajosas espalhadas por todo lugar, sendo que a maior do mundo se encontra bem no nosso país: bacia Amazonas.
Tudo isso se deve o clima muito favorável do subcontinente, pois grande parte do território apresenta climas úmidos como o tropical úmido e o equatorial, em que chove bastante em diversas épocas do ano.
As bacias mais importante são a Amazônica, que abrange não somente o Brasil como o Peru, o Equador, a Colômbia e outros países. Outra bacia muito importante é a Prata, formada por uma junções de sub-bacias no Paraguai, Uruguai e no estado do Paraná. Outra bacia no solo brasileiro de extrema importância é a São Francisco que é a sobrevivência de muita gente no nordeste do país.
Relevo
Possui um solo bem antigo, composto por planaltos na costa leste, desenvolvido ao longo dos anos devido a erosão, chegando a lugares considerados mais planos atualmente. Porém no interior grande parte também é planaltos e planícies.
Tem alguns lugares com altíssimas altitudes como a Cordilheira dos andes, formada partir de um dobramento alpino de duas placas tectônicas: Nazca e sul-americana. Por conta desse choque ainda acontece muitos abalos sísmicos que se estendem da Venezuela até o Chile.
Vegetação e Clima
São dois tópicos que andam juntos pois um influencia o outro e um explica a presença do outro. Por ser tão extenso a América do Sul apresenta diversos tipos de clima, sendo influenciada por zonas intertropicais e temperadas do sul. Por isso a presença de climas equatoriais, tropicais e temperados são muito fortes.
Na planície amazônica predomina um clima com muita umidade, chovendo sempre, e com isso a consequência de enormes vegetações, com muito biodiversidade e florestas densas que são referências mundialmente. A maioria dessas vegetações são do tipo latifoliadas e que se mantém o ano todo.
Existem climas menos presentes, que ocorrem em lugares bem específicos, como o frio de montanha na cordilheira, o semiárido que ocorre em regiões mais baixas próximas dos Andes, o desértico na Patagônia e no Atacama. Lugares como esse quase não existem vegetações, apenas as mais resistentes como cactos e arbustos xerófitos, comuns em climas secos.
No sul da patagônia é um deserto frio, por isso ainda consegue abranger uma vegetação um pouco diferente formada por líquens,musgos e gramíneas
No clima tropical central, é predominante vegetações chamadas de savanas, mas no Brasil denominada de cerrado, no Paraguai de chaco e de Ihano na Venezuela. Na parte mais úmida temos vegetações como a Mata Atlântica na costa brasileira.
Em climas mais ao sul, chamados de subtropicais as vegetações já se alteram para matas de araucárias, que suportam o frio além de estepes e pradarias que seriam vegetações bem baixas, excelentes para criação de animais.
A famosa floresta temperada muito presente no continente europeu só existe em uma região da América do sul, no chile, onde o clima predominante é o temperado.