Maiores Hidrelétricas do Mundo

Você sabe o que é uma usina hidrelétrica? Através desse tipo de construção se gera energia elétrica,  usando o fluxo de águas fluviais. O que faz com que se torne necessário que a construção seja feita nas proximidades de um rio para que suas águas sejam represadas. Normalmente, para tal, é necessário uma grande extensão de terra. Depois de pronta, a água que fica acumulada pela construção, que é a hidrelétrica, faz uma determinada pressão quando passa pelas turbinas (que fazem parte da obra). Graças a essa força da água nesse mecanismo, o gerador é movimentado e a energia mecânica se transforma em energia elétrica. 

As usinas hidrelétricas, no mundo, são a segunda maior fonte de geração de energia. E por isso, estão espalhadas em vários países e algumas delas se destacam pela grandiosidade. Veja a seguir as 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo!

1- No Canadá você encontra a Usina La Grande 2 que gera em média  5.328 MW. Ela foi construída em 1992, na região chamada Quebec. O projeto foi chamado de “James Bay” e para concluí-lo foram levantadas várias barragens ao longo do rio La Grande. Seguida dessa usina, o projeto prevê ainda a construção de mais outra barragem sempre ao longo do mesmo rio que se chamará “James Bay II”. A produção das duas usinas juntas chegaria a 27.000 MW o que faria com que o Canadá tivesse a maior usina hidrelétrica do mundo. 

2- No Canadá você encontra outra grande usina hidrelétrica, que está entre as maiores do mundo, a Churchill Falls, a construção data de 1970 e o nome se dá porque a barragem foi construída próximo ao rio que tem esse nome. A localização exata é entre a região de Labrador e Terra Nova. Ela está entre as maiores do mundo, mas é a maior quando falamos de hidrelétrica subterrânea.

3- Outro usina hidrelétrica que está entre as maiores do mundo é a da Rússia, de Krasnoyarsk. Na verdade, a Rússia é considerado o país que tem o potencial hidrelétrico maior do planeta. A Krasnoyarsk não é a maior de todas do país, e sim, a segunda maior. Um dos detalhes que vale destacar sobre essa construção é o tempo que levou para ficar pronta. Iniciada em 1956, as obras só foram concluídas em 1972. Essa usina hidrelétrica basicamente serve para o abastecimento das produtoras de alumínio da Rússia. 

4- Na Rússia, mas uma usina hidrelétrica se destaca entre as maiores do mundo. Essa sim, é a maior do país, estamos falando da Sayano Shushenskaya, que foi construída entre 1963 e 1985 foi o ano da conclusão. Ela fica localizada na região sudeste, Cacássia, chamada região Yenisei. Se falarmos em rendimento, geração de energia, é uma das principais usinas hidrelétricas do mundo, porque consegue gerar 6.400 MW usando somente 10 turbinas.

5- Nos Estados Unidos destaque para usina hidrelétrica Grand Coulee, que gera 6.494 MW. Graças as suas formas, envergadura e o tamanho, ela é uma das mais conhecidas do mundo. A barragem dessa usina tem de largura 1,6 km e altura é o dobro daquela das Cataratas do Niagara. A obra dessa construção terminou em 1974. E desde então, ela sempre ficou entre as maiores do mundo. 

6- O Brasil também tem uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, estamos falando da Tucuruí I e II, que geram 8.370 MW. As usinas estão localizadas próximo ao Rio Tocantis, bem ao sul de Belém do Pará, na cidade chamada Tucuruí. Essa usina hidrelétrica é 100% brasileira e falando em termos mundiais, tem o segundo maior vertedouro. Ela foi construída entre os anos de 1974 e 1984. No período de conclusão da obra a sua capacidade era menor, que veio dobrar depois de obras que foram realizadas no ano de 2008. Atualmente, se estuda uma nova obra para ampliar ainda mais a sua capacidade de geração de energia. Se concluído esse projeto ela pode chegar a produzir 10.500MW e será a quarta maior usina hidrelétrica do mundo.

7- Na Venezuela também está uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Guri, gerando 10.200 MW de energia. Também conhecida como Central Hidrelétrica Simón Bolívar ela fica próximo ao rio Caroni e foi construída no ano de 1986. Só essa construção é capaz de abastecer todo o país e ainda, uma parte do que é produzido é vendido para o Brasil, energia que vai para o estado de Roraima. 

8- O Brasil ainda tem outra usina hidrelétrica entre as maiores do mundo, a de Belo Monte, que vai gerar 11.233 MW, porque ela ainda está na fase de construção. Ela também será uma usina 100% brasileira e ficará no ranking da América Latina, como a segunda maior. Espera-se que a obra dessa usina seja concluída no ano de 2015. Enquanto a obra não é terminada, a construção vem sofrendo uma série de críticas e constantemente é motivo de protesto, principalmente por parte de ambientalistas e grupos ligados a eles.

9- A Usina de Itaipu é mais uma usina brasileira entre as maiores e até 2012 estava em primeiro lugar no ranking. Ela não é 100% brasileira como as demais, se trata de uma “divisão” entre Brasil e Paraguai porque está exatamente na fronteira entre os dois países. A barragem foi construída a beira do Rio Paraná e sua construção aconteceu entre os anos de 1975 e 1982. Essa usina hidrelétrica gera 14.000 MW. 

10- A maior usina hidrelétrica do mundo atualmente fica na China e gera 18.200 MW. Ela foi construída em Rio Yang Tsé e se chama Usina de Três Gargantas. Além de gerar energia possui outras funções, porque graças a elas as enchentes podem ser controladas quando a causa é a dinâmica fluvial daquela região. Outra vantagem dessa usina é que ela auxilia para fazer que o transporte hidroviário feito ao longo do rio Yang Tsé seja mais fácil. As obras dessa usina da China, hoje, a maior do mundo, começou no ano de 1993 e ela só ficou pronta no ano de 2012. Foram gastos na construção cerca de 25 bilhões de dólares.

Agora para que o ranking se modifique é necessário que algumas obras, que estão em andamento, se concluam, entre elas, está uma das usinas brasileiras. 

Posts Relacionados

Conheça as hidrelétricas ecológicas e saiba como elas produzem energia sem prejudicar o meio ambiente. Veja como é o funcionamento de uma usina hidrelétrica e entenda como a força das águas gera a energia que chega até a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vamos preservar nossa natureza

    emeline 13 de março de 2014 11:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *