Hidrelétricas Ecológicas: Conceitos

Hidrelétricas Podem Ser Ecológicas?

Essa é uma pergunta a qual muitos responderiam um sonoro “não”, mas temos que aprender a observar as novidades que tem surgido nesse sentido. Uma proposta que parece estar revertendo esse conceito de que hidrelétricas tem apenas efeitos negativos sobre o meio ambiente é o de usina plataforma desenvolvido pelo engenheiro eletricista catarinense Márcio Zimmermann que se tornou Ministro das Minas e Energia no dia 31 de março de 2010.

O diferencial desse tipo de hidrelétrica é o fato de que preserva mais o meio ambiente. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa usina plataforma e também outras medidas que põem fazer de outras usinas mais ecológicas uma vez que se admite a importância desse tipo de empreendimento.

Hidrelétricas Ecológicas

Hidrelétricas Ecológicas

O Conceito de Usina Plataforma

O conceito de usina plataforma foi desenvolvido por Márcio Zimmermann em sua dissertação de mestrado. O primeiro ponto que o engenheiro defende é que não há como desenvolver o país sem o investimento em hidrelétricas principalmente na Amazônia que possui um grande potencial para tal.

O grande X da questão está em conseguir criar uma hidrelétrica que não precise provocar desmatamento e nem outros tipos de impactos negativos na região. Sobre a Amazônia especificamente o engenheiro aponta que não são necessários grandes reservatórios o que abre caminho para a construção de usinas mais de fluxo a fio d’água.

Basicamente quando pronta esse tipo de usina funciona como uma plataforma de petróleo. Atualmente, as usinas contam com a tecnologia de telecontrole o que permite que depois de implantadas seja necessário poucas pessoas para operá-las o que permitiria a troca de turno como se dá nas plataformas de petróleo. Zimmermann alerta para a importância de não deixar que se forme uma cidade no entorno, tudo deve ser transformado em reserva florestal.

O Conceito em Tapajós

O conceito de usina plataforma está sendo utilizado em Tapajós. De aproximadamente 2 mil km que serão inundados para a construção dessa usina cerca de 100 mil km2 ficarão protegidos. Na época de apresentação do projeto o então presidente Lula ficou muito empolgado com a ideia de explorar a Amazônia de uma forma mais ecológica.

Hidrelétricas Ecológicas – Evitando Vazamentos

Além de ter um projeto que vise tornar a hidrelétrica ecológica como um todo é muito importante que durante a construção do empreendimento se preze pelo meio ambiente. Um exemplo bastante positivo nesse sentido foi o da Usina Hidrelétrica do Rio das Antas que fica no município de Veranópolis, na Serra Gaúcha.

Um dos principais problemas que podem acontecer durante a construção de uma hidrelétrica é o vazamento de óleo. Esses vazamentos são bastante comuns quando se está trabalhando com estruturas muito grandes. A construção dessa usina incluiu a perfuração de túneis em rochas e a modificação do trecho do Rio das Antas.

Durante as obras um acidente típico desses de vazamento de óleo aconteceu com um operador de trator de lâmina chamado Denício Regazini. De um momento para o outro ele viu uma mangueira de óleo estourar. Um problema comum em máquinas de grande porte.

Contendo O Vazamento

Apenas 1 litro de óleo diesel pode ser o suficiente para acabar com até 1 milhão de litros d’água. Pensando nisso o operário sugeriu a construtora que cada um dos operadores de máquina contasse com uma lona plástica dentre os seus materiais para que fosse possível conter o óleo em casa de acidente.

Saiba Mais

Saiba Mais

A empresa observou que se tratava de uma excelente ideia e logo a acatou. Antes do uso da lona plástica o procedimento nesse tipo de acidente era cavar um buraco no solo e naquele espaço mesmo enterrar o óleo que foi derramado. Não se trata apenas de conter vazamentos de óleo, mas também de conscientizar os operários em relação a sua responsabilidade e como é importante preservar o meio ambiente no local que já está sendo afetado pela construção da hidrelétrica.

A partir do momento que a empresa construtora tem o cuidado de evitar que os vazamentos entrem em contato com o meio ambiente evita problemas como a contaminação do solo e das águas.

Outros Exemplos da Usina de Rio das Antas

Além do procedimento de cuidado em relação ao contato dos vazamentos de óleo com o meio ambiente a empresa construtora da usina de Rio das Antas também conta com uma usina compacta de tratamento de esgoto e uma máquina que faz a reciclagem do concreto.

Basicamente essa máquina faz a separação da água que contém resíduos de concreto que vem da lavagem do maquinário. O concreto que é separado é então reaproveitado e a água pode ser usada novamente para lavar o maquinário. Há ainda a solução criada para a oficina das máquinas.

Um tipo de caixa foi construída em concreto para fazer a separação do óleo de toda a água que resulta da lavagem das máquinas. Como tem a densidade mais leve o óleo fica na superfície e a água escoa através de uma passagem para o fundo da caixa. O óleo que é coletado através desse sistema é vendido para outras empresas que dão outro uso para o material.

Atitudes Que Mudam Conceitos

Algumas atitudes tomadas durante a construção da hidrelétrica ou mesmo um projeto pensado especificamente para o local em que será instalado pode ser a solução para o grande impasse que existe entre a necessidade desses empreendimentos e os seus danos ao meio ambiente.

Além de medidas como evitar que os vazamentos de óleo entrem em contato com o meio ambiente e a recicladora de concreto estão outras como estar atento ao desmatamento necessário para a construção da hidrelétrica, por exemplo. A empresa responsável pela construção deve estar atenta para ter todas as licenças em dia.

Dentre os principais problemas que as usinas hidrelétricas podem causar ao meio ambientes estão o desmatamento, a erosão do solo e o perigo que representam para as encostas. A partir do momento que essas questões passam a ser observadas junto com a preservação do local em que as construções estão sendo erguidas tudo se torna muito mais fácil e podemos por fim dizer que existe sim hidrelétrica ecológica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *