História do Meridiano de Greenwich

O Que é Meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich é aquele que passa sobre a localidade de Greenwich na qual está o Observatório Real que fica no entorno de Londres, no Reino Unido. Esse meridiano é usado por convenção para dividir o globo terrestre em oriente e ocidente. Assim é possível medir a longitude.O estabelecimento do meridiano foi feito por Sir George Biddell Airy no ano de 1851.

A definição do meridiano se deu em 1884 através de um acordo internacional. O curioso é que para estabelecer Greenwich foi necessário vencer a resistência de outros países como a França que deseja que fosse o meridiano adotado fosse o Meridiano de Paris, Espanha preferia Meridiano de Cádis e Portugal desejava que fosse Meridiano de Coimbra. Como a Inglaterra era uma grande potência nessa época conseguiu fazer prevalecer o nome de Greenwich.

Para Que Serve o Meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich foi criado para servir de referência para que fosse possível calcular as distâncias em longitudes. Isso permite que se possam estabelecer os fusos horários. Cada faixa de 15 graus de longitude de largura corresponde a um fuso horário. A hora de Greenwich passou a ser chamada de Greenwich Mean Time (GMT).

Esse meridiano atravessa sete países em dois continentes. Os países são na Europa Reino Unido, Espanha e França e na África Mali, Burkina Faso, Argélia e Gana. O antimeridiano de Greenwich é o Meridiano 180 que é quase coincidente com a Linha Internacional de Data que passa por parte da Rússia no estreito de Bering e por uma das ilhas do arquipélago de Fiji que está localizada no Oceano Pacífico.

A História do Meridiano de Greenwich

Tudo começou a fundação do Observatório Astronômico de Greenwich no dia 11 de agosto de 1675, nessa época ninguém imaginava que esse seria o ponto de um dos meridianos mais importantes do mundo. Esse observatório passou a se destacar por seu trabalho essencial em busca da consolidação de um método realmente rigoroso para estabelecer a longitude terrestre.

A função da longitude é ajudar a estabelecer se um local, esteja em terra ou no mar, está a Este ou Oeste de um ponto ou linha que é usado como referência. Trata-se de um questionamento bastante antigo uma vez que Eratóstenes e depois Hiparco (algo em torno de 150 anos antes da nossa era) já propunham o uso de duas coordenadas como forma de definir os lugares na superfície do planeta.

A Longitude

A Terra é um globo e por isso mesmo é muito mais fácil determinar a sua latitude através da elevação da estrela Polar, porém, quando o assunto é medir a longitude era mais difícil. Para medir a longitude era necessário imaginar um conjunto de linhas que são os meridianos que vão de um pólo a outro e também escolher um desses meridianos para que pudesse ser usado como a referência.

Era preciso ainda estabelecer um método para num local a Este ou a Oeste dessa referência se tornasse possível conhecer o seu deslocamento em relação ao meridiano de referência. Como já citamos acima demorou um certo tempo para que o Meridiano de Greenwich fosse aceito como referência oficial já que outros países entraram na disputa.

O Método

Além de chegar a um acordo entre os países a respeito do meridiano de referência era necessário estabelecer um método de contagem da longitude. O método precisava ser rigoroso para que se pudesse ter respostas mais assertivas. Para que os especialistas se esforçassem para chegar a bons resultados foram criados prêmios.

Galileu se candidatou para o trabalho depois que Felipe III da Espanha ofereceu uma quantia generosa pelo trabalho, porém, passados 100 anos desse episódio foi o governo da Inglaterra que conseguiu criar o primeiro Cronômetro de Marinha. O instrumento tem a capacidade de manter a hora de forma rigorosa mesmo quando está passando pelo balando dos navios, por diferentes temperaturas ou mesmo por elevados graus de umidade.

Ficou então definido que se a pessoa estivesse em alto mar e soubesse qual a hora de referência através da determinação do meio-dia solar poderia estabelecer a diferença de horas entre o local de referência e o local de observação. Dessa forma a correspondência entre uma hora e 15 graus resultaria na diferença de longitude entre dois locais.

Oficialização do Meridiano de Greenwich

Foi no ano de 1884 que o Meridiano de Greenwich foi consolidado como o meridiano de referência. Isso aconteceu na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington. Apesar da oficialização durante algum tempo França e Portugal continuaram a usar os seus próprios meridianos como referência, ou seja, Paris e Lisboa.

No ano de 1911 ficou estabelecido em Portugal que o meridiano de referência seria mesmo o de Greenwich. Atualmente todos usam esse meridiano de referência, se tornou uma convenção, provavelmente você aprendeu sobre Greenwich na escola. Quando estiver indo fazer uma viagem é legal começar a pensar em qual a longitude desse local em relação ao meridiano de Greenwich.

O Mês de Agosto

Um dos momentos mais especiais para observar o céu nesse meridiano é agosto, pois se trata do mês de férias para grande parte da população. Assim a poluição dos grandes centros diminui o que permite observar mais estrelas. As estrelas cadentes que parecem estar caindo e fazem parte da constelação de Perseu (por isso são chamadas de Perseidas) são um clássico.

Porém, abaixo da Cassiopeia é possível observar a partir da meia-noite do mês de agosto a visão interessante da interação de planetas como Marte, Saturno e Vênus. Vênus se desloca com mais rapidez e ultrapassa Marte e Saturo. O planeta Saturno se desloca muito lentamente e por isso permanece meses na constelação de Leão.

Em áreas de pouca iluminação é possível observar a Via Láctea durante a noite toda. Quando o luar começa a se tornar mais intenso se torna mais difícil observar essa mancha no céu. Com certeza o universo é um dos maiores mistérios que o homem precisa desvendar. No decorrer dos anos o homem tem trabalhado cada vez mais para chegar a respostas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *