Granizo

Precipitação de granizo, popularmente conhecido como chuva de pedras, é um fenômeno metereológico comum em muitas partes do mundo e consiste numa precipitação de pedras de gelo que medem de 5 milímetros até 5 centímetros, podendo provocar grande prejuízos materiais e econômicos.

Granizo

A Formação das Chuvas de Granizos

Em linguagem técnica podemos dizer que os granizos são gotículas ou partículas de água que se formam nas nuvens e sendo lançadas de grandes altitudes se transformam do estado líquido para o estado sólido ao entrar em contato com temperaturas muito baixas, inferiores a 0 graus. Os granizos ou pedras de gelo tem tamanho inicial de 5 milímetros mas aumentam gradativamente, apresentando aparência translúcida ou transparente. Em casos raros já foram registradas pedras de granizo muito maiores, como as pedras com 750 gramas que caíram na década de 70 nos Estados Unidos. As pedras de granizo só se formam no interior das nuvens denominadas cumulonimbus, que também é responsável pela formação de relâmpagos e dos trovões. Esse tipo de nuvem atinge uma altitude de cerca de 1.600 metros, e com as diferentes correntes de ar que se lhe perpassam em virtude da altitude, as partículas de água acabam congelando e quando tem peso suficiente caem ao solo. Se elas forem muito pequenas podem cair ao solo já em forma liquida novamente, pois a formação das pedras de granizo dependem da velocidade, das condições de umidade e da intensidade dos movimentos que acontecem no interior dos núcleos das nuvens. Como as nuvens cumulonimbus se formam graças aos elevados índices de umidade relativa no ar e das altas temperaturas as chuvas de granizo nunca acontecem nas regiões polares, ao contrário, são mais freqüentes nos países tropicais, e nas regiões mais quentes.

Grandes

Prejuízos Causados pelas Chuvas de Granizo

As chuvas de granizo ou chuva de pedra causam grandes prejuízos matérias e econômicos, principalmente na agricultura, uma vez que as plantações são totalmente vulneráveis as intempéries, sendo muito difícil a sua proteção. As precipitações de granizo são mais comuns no Sul do Brasil e no Meio-Oeste de Santa Catarina, causando prejuízos especialmente na produção de frutas como maças, pêssegos, uvas, tomates, e também nas plantações de fumo. Muitos agricultores, no entanto utilizam o iodeto de prata que provoca a precipitação de chuva e evita a formação das pedras de gelo. No entanto os prejuízos também acontecem com a destruição de telhados, redes elétricas, veículos, queda de arvores e outras formas. Essas precipitações também podem ser particularmente perigosas para a aviação, podendo ocasionar graves acidentes. Aos transeuntes que são pegos de surpresa com uma chuva de granizo aconselha-se a não ficar sob o abrigo de arvores ou estruturas consideradas frágeis. Geralmente as chuvas de granizo são de rápida duração, e terminam tão repentinamente como iniciam, porém é importante se proteger, porque mesmo rápidas elas podem ser perigosas.

Prejuizo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *