Cavernas no Brasil

No Brasil já foram registradas pela SBE – Sociedade Brasileira de Espeleologia cerca de 2.700 cavernas, dentre elas, algumas das mais belas e maiores cavernas conhecidas no mundo.

Espeleologia

É denominada Espeleologia a ciência que tem por objetivo localizar, pesquisar, observar e explorar as cavernas brasileiras, analisando seus processos de formação, o meio e o ambiente em que estão inseridas. A palavra Espeleologia tem origem grega, “spelaion – cavernas e logos – estudo, e tem a finalidade de promover o uso sustentável desses ambientes através de mecanismos que possibilitem efetivamente a sua conservação. No Brasil é o IBAMA o órgão responsável pelas questões que envolvem a Espeleologia, e vem desempenhando seu papel buscando recursos humanos, financeiros e institucionais além da adoção de ações que permitam a pesquisa e o estudo das cavernas existentes no Brasil, minimizando o impacto ambiental nos sistemas onde as cavernas estão inseridas. Estes estudos buscam identificar e caracterizar o patrimônio espeleológico que existe no Brasil, promovendo também a formação dos recursos humanos necessários para o manejo adequado de cada realidade, resultando na proteção efetiva e uso socioeconômico adequado dessas riquezas naturais.

Riqueza Histórica

As cavernas são fontes inesgotáveis para os estudos da paleontologia. Nas suas cavidades subterrâneas estão guardadas e conservadas informações importantes que podem auxiliar os cientistas a compreender e desvendar a história da terra. Há nas cavernas, em virtude das suas condições naturais de umidade, temperatura e luminosidade que tendem a se manter constantes durante períodos longos, preservando as informações ali contidas da ação externa. Assim é possível encontrar nesses ambientes ossos de animais já extintos a milênios e resíduos de vegetais antigos, importantes fontes de estudos da paleontologia, que junto com a arqueologia podem identificar  as formas de vida pré-históricas.  As formações encontradas no interior das cavernas, como as estalagmites, estalactites, travertinos, cortinas e outras, além de despertar a admiração e o interesse dos visitantes pela sua beleza extraordinária, também são muito importantes para os estudos arqueológicos, possibilitando estabelecer datas, variações climáticas e muitas outras informações cientificas e históricas essenciais para se estabelecer uma conexão entre o presente e o passado.

Cavernas Brasileiras

Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão localizadas as mais importantes e impressionantes cavernas brasileiras, muitas delas abertas a visitação pública. Em Minas Gerais destacamos a Gruta do Maquine, que fica próxima a Belo Horizonte e a Gruta do Janelão por onde pode se ver o Rio Peruaçu, numa paisagem inesquecível. No Município de Mariana, fica a gruta Centenária, com cerca de 400 metros de profundidade. Em São Paulo destacamos o Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira – PETAR, onde se encontram cerca de 200 cavernas, com algumas das mais belas e misteriosas cavidades subterrâneas do mundo. Além dessas existem no Brasil muitas outras cavernas que podem ser visitadas em oportunidades únicas de apreciar o poder da natureza e a pequenez do homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • cavernas

    ANA PAULA 10 de novembro de 2011 22:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *