Reuso das Águas

A necessidade do uso consciente da água e a possibilidade de num futuro próximo a água doce ser um recurso natural escasso tem gerado muitas discussões em todo o mundo e preocupa a população. Surgem muitas pesquisas, estudos e projetos em busca de promover um uso mais racional da água doce e o reuso da água, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Nascente

No que Consiste o Reuso da Água?

O uso das águas residuais ou o resíduo das águas, também chamado de reciclagem da água pode ser considerado um conceito antigo, havendo relatos de sua aplicação por povos da antiguidade, como os Gregos, no entanto a crescente demanda pela água doce vem resgatando esses conceitos. O reuso da água é simplesmente o reaproveitamento da água para os mesmos fins ou fins diferentes do uso original. O reuso pode se dar através de um processo planejado ou não, ainda pode acontecer com a água tratada ou não e para os mesmos fins ou para fins diferentes dos originais. Ou seja, o reuso da água trata do reaproveitamento da água em novo processo, independentemente da forma como se dá este.

Reutilização

Formas Potenciais de Reuso

A água é um recurso natural que se renova através dos ciclos hidrológicos, que utilizando-se dos sistemas naturais podemos dizer que realizam a reciclagem da água, de forma limpa e segura. No entanto, através da ação do homem esta água é deteriorada e sofre diferentes níveis de poluição, contudo, mesmo poluída essa água ainda pode ser recuperada usada novamente para fins diversos e benéficos. A qualidade da água e o objeto do reuso é que vão determinar o tratamento e os critérios de segurança necessários, verificando assim a possibilidade do seu reuso e sua recomendação. Existem ainda dois tipos básicos de reuso, o reuso direto e o reuso indireto.

Reciclagem

Reuso Indireto e Reuso Direto

O reuso indireto pode ser planejado ou não. O reuso indireto não planejado acontece quando a água depois de utilizada pelo homem volta ao meio ambiente, sendo novamente utilizada. Também existe o reuso indireto mas planejado, que é quando os efluentes são tratados e depois são despejados nos chamados corpos de água, de onde serão novamente captados para outros fins. E finalizando tem o reuso direto e planejado da água, que é a forma mais indicada de reusar a água. O reuso direto e planejado acontece quanto os efluentes, depois de tratados ou não, dependendo da situação em questão, é encaminhada diretamente para o local do reuso. O reuso direto ocasiona uma grande economia sendo muito utilizado pelas indústrias e também pela irrigação. A nível doméstico um bom exemplo de reuso direto é o reaproveitamento da água do chuveiro para a descarga do vaso sanitário. Esse reuso gera uma economia considerável do volume mensal de água potável gasto por uma família, através de um processo bastante simples e que só traz benefícios para a preservação dos recursos naturais. do nosso planeta, sem nenhum risco a nossa saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito Bom mim ajudo muito com meu trabalho !!!!!!!!

    Nathanael 27 de novembro de 2012 1:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *